Entrar

Pagamentos pelo WhatsApp: descubra como funciona esse serviço

Enviar e receber dinheiro ficou ainda mais fácil com a opção de pagamento pelo WhatsApp que permite transferências gratuitas e instantâneas.

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 20 de abril de 2022.

Desde maio de 2021, o WhatsApp passou a permitir o envio e recebimento de dinheiro entre pessoas. Entenda melhor como isso funciona!

É de conhecimento geral que o WhatsApp é o meio de comunicação predileto no Brasil. E agora também é possível utilizar os pagamentos pelo aplicativo!

Essa é uma ótima novidade para os brasileiros, já que segundo dados do Site Statista, 96% dos usuários daqui preferem usar esse app para mandar e receber mensagens.

Comparando com o resto do mundo, o Brasil fica apenas atrás da Índia em relação ao número de usuários. São 118,5 milhões de pessoas se comunicando em português todos os dias.

Esses dados só comprovam que essa ferramenta veio para ficar e faz parte do dia a dia de todo mundo. Podemos dizer também que o aplicativo facilita muitas atividades na vida das pessoas, encurtando distâncias e possibilitando a solução de problemas com rapidez.

É nesse ponto que o lançamento dos pagamentos pelo WhatsApp, em maio de 2021, deve colaborar. Com o recurso, é possível fazer transações financeiras sem precisar acessar o aplicativo de um banco ou se deslocar até uma agência.

Se você quer saber mais sobre essa nova possibilidade e como manter a segurança ao utilizar esse recurso, continue lendo!

O que é o pagamento pelo WhatsApp?

O WhatsApp Pay ou Pagamento pelo WhatsApp é um serviço de pagamentos oferecido pelo aplicativo de mensagens que possibilita que você receba e envie dinheiro diretamente pela ferramenta.

Então, assim como é possível enviar mensagens de texto, fotos e vídeos pelo app, agora você também pode utilizá-lo para enviar dinheiro para amigos e familiares!

A funcionalidade está disponível apenas para pessoas físicas no Brasil e na Índia. Por enquanto, pessoas jurídicas não podem fazer uso do serviço, mas a empresa já estuda uma maneira de viabilizar esse tipo de pagamento.

Como funciona o pagamento pelo WhatsApp?

A transferência de dinheiro pelo WhatsApp funciona de forma rápida e simples. É possível enviar e receber os valores gratuitamente a qualquer momento. Sim, esse serviço fica disponível 24 horas do dia!

Para utilizá-lo, é preciso que o banco que você utiliza disponibilize essa opção, mas o processo é bem simples e boa parte das instituições financeiras permite o seu uso. Basta cadastrar um cartão de débito e começar a usá-lo.

O que é o Facebook Pay?

O envio do dinheiro é feito por meio do Facebook Pay, que é um método de pagamento dos aplicativos da empresa Meta (antigo Facebook).

O Facebook Pay é autorizado pelo Banco Central e, no Brasil, as transferências são processadas pela Cielo.

Leia também | Formas de pagamento: conheça as opções e como escolher a melhor

Como enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp

Os pagamentos pelo WhatsApp podem deixar o dia a dia de quem faz muitas transferências bem mais fácil. Afinal, o processo de envio e recebimento de dinheiro pelo app é muito simples.

Para entender melhor como funciona e como se cadastrar para também utilizar esse serviço, acompanhe o passo a passo abaixo.

Atualize o aplicativo

O primeiro passo é verificar se você está usando a última versão do WhatsApp. Para isso, basta acessar os seus aplicativos na Loja de Apps do seu celular.

Configure os pagamentos pelo WhatsApp

Para isso você deve seguir os passos abaixo:

1) Abra o WhatsApp em seu celular e vá em Configurações
2) Escolha a opção Pagamentos, depois selecione Facebook Pay e continue
3) Leia os Termos e Políticas de Privacidade do serviço e clique em Continuar
4) Nesse momento será necessário criar um “PIN”, ou seja, um código de acesso, com seis dígitos.
5) Então, basta inserir novamente esse código e Avançar
6) Configure as opções de segurança:
a) em celulares com sistema operacional Android: você pode escolher utilizar a impressão digital no lugar do PIN. Se preferir digitar o código, clique em Pular
b) em aparelhos com sistema operacional IOS: é possível escolher o Touch ID ou Face ID para acessar o WhatsApp Pay. Você também pode pular essa configuração se preferir inserir o código.
7) Agora será necessário preencher os seus dados:
a) primeiro informe Nome, Sobrenome e CPF
b) depois siga para os dados do cartão: Número do cartão de débito, Data de Validade e o CVV (Código de Verificação do Cartão).
8) Então basta Salvar as informações e Verificar o cartão.

Como utilizar o WhatsApp Pay para transferências

Agora que você já entendeu como configurar os pagamentos pelo WhatsApp no seu aplicativo, é só começar a usar. Esse processo é tão simples quanto enviar uma foto ou vídeo, mas vamos te contar cada passo.

1) Entre na conversa com a pessoa para quem deseja enviar dinheiro
2) Clique no ícone “+” na parte inferior direita da conversa ou em “Anexar”.
3) Escolha a opção Pagamento
4) Agora é só inserir o valor que deseja transferir. Se quiser, é possível adicionar uma mensagem
5) Depois é só clicar em Pagar. Caso seu Facebook Pay não esteja configurado será necessário seguir os passos que citamos acima para verificar o cartão.
6) Com o pagamento configurado, basta inserir o PIN do Facebook Pay ou utilizar a impressão digital ou Face ID para autorizar a transação.

Em poucos passos é possível fazer transferência de dinheiro, sem precisar acessar o aplicativo do banco e inserir todas as informações de quem deve receber o dinheiro.

Fazer um pagamento pelo WhatsApp é seguro?

Quando falamos de transações financeiras online uma das dúvidas principais é sobre a segurança. De fato, tomar todos os cuidados para não sofrer um golpe financeiro é fundamental.

É importante saber que os pagamentos pelo WhatsApp são seguros. Isso porque a ferramenta trabalha com medidas para evitar problemas, como:

• tecnologia para identificar fraudes e transações não autorizadas
• proteção da conta por senha ou biometria do celular
• verificação do cartão adicionado na conta

Essas providências são capazes de evitar que você sofra algum tipo de fraude em relação às transferências de dinheiro.

No entanto, é sempre importante adotar hábitos de segurança, como a verificação de duas etapas para acessar aplicativos no celular. Entender como funcionam esses golpes também pode ajudar a evitar maiores dados.

Veja algumas dicas para fugir de golpes pelo WhatsApp no vídeo a seguir:

Assista | GOLPES DE WHATSAPP: COMO FUGIR? Serasa Ensina

Caso você esteja se perguntando: como saber se meu whatsapp foi clonado, é importante verificar essa informação e alertar amigos e familiares para não caírem em armadilhas.