Entrar

Meios de pagamento: conheça e escolha o seu

Aprenda as vantagens dos diferentes meios de pagamento e faça suas escolhas e negociações.

Carteira celular e notebook para ilustrar diversos tipos de pagamento e as melhores opções para se escolher

Atualizado em: 29 de maio de 2023

Autora: Vanessa Ferreira


As diversas formas de pagamento surgiram para facilitar o dia a dia e tornar as negociações e transações financeiras mais simples e seguras. Conhecer bem os meios de pagamento de contas ou novas formas de fazer compras possibilita até mesmo ganhar descontos e tornar os negócios mais atrativos.

Não há uma regra universal: há estabelecimentos que preferem dar descontos no bom e velho pagamento em dinheiro ou à vista e outros que preferem incentivar parcelamentos. Todos os meios de pagamento podem operar no digital, com exceção da moeda papel.

São exatamente essas formas de pagamento digitais que têm ganhado espaço no mercado nos últimos anos. É o que revela a pesquisa Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil, realizada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box, em 2022.

Segundo a pesquisa, 34% dos brasileiros com smartphone já fizeram pagamento por aproximação. Isso representa um aumento de 11 pontos percentuais em um ano, o que significa uma rápida aceitação no país.

Então é importante conhecer bem as formas de pagamento para aproveitar todos os benefícios e conseguir economizar, de forma simples e segura. Para saber sobre esses meios de pagamento, este texto apresenta 9 formas, online e offline, de concluir pagamentos. Continue por aqui e boa leitura!

Leia também I Cartão por aproximação: conheça a tecnologia que veio para ficar


9 formas de pagamento online e offline

As formas de pagamento online surgiram principalmente após a chegada das fintechs no país. Essas startups buscam utilizar a tecnologia para oferecer serviços financeiros simples, democráticos e acessíveis. Mas há quem prefira os métodos de pagamentos offline também.

A verdade é que não importa o meio de pagamento, é importante buscar aquele que tem mais a ver com o seu perfil ou que proporcione a melhor oferta, possibilitando descontos, segurança ou até facilidade de pagamento.

Confira então, a seguir, 9 formas de pagamento online e offline para definir qual se encaixa no seu dia a dia.

  1. Dinheiro

    O dinheiro ainda segue sendo uma forma de pagamento usual no dia a dia dos brasileiros. Mas será que é a melhor? Para utilizá-lo, é necessário andar com as notas-papel na carteira, bolsa ou bolso, o que acaba acarretando uma série de perigos, como perder, ser roubado ou até gastar sem perceber.

    Porém, alguns estabelecimentos preferem esse meio de pagamento e oferecem até descontos por isso.


  2.  Boleto bancário

    O boleto bancário é também uma das formas de pagamento mais usadas entre os brasileiros. Ele é bem democrático e costuma ter descontos oferecidos principalmente em loja virtual.

    É uma forma usual também para pagar contas recorrentes, como luz, telefone, água, entre outros. Para pagar o boleto, é só ter uma conta bancária ou então ir a uma agência bancária ou correspondente bancário em que é permitido pagar.

    Leia também I Conheça o validador de código de boleto


  3. Carnês

    O carnê tem ficado menos usual no mercado. Ainda é muito utilizado por quem não tem cartão de crédito ou têm limite baixo de crédito e precisa parcelar uma conta alta.

    É bem comum também em contas recorrentes ou até mesmo para quem financia carro, por exemplo. Ele nada mais é que um grupo de vários boletos emitidos de uma única vez para facilitar o pagamento.


  4. Pix

    Essa forma de pagamento caiu no gosto dos brasileiros. Sem taxa para quem paga ou transfere na maior parte das operações, o Pix tem tido adesão massiva no país. Com esse meio de pagamento, a transferência pode acontecer 24 horas, incluindo final de semana e feriados.

    Leia também I O que é Pix? Como funciona o novo meio de pagamento | Educação Financeira


  5. Cartão de crédito

    O cartão de crédito é um meio de pagamento pós-pago, ou seja, funciona como um empréstimo no qual você compra e paga em até 40 dias – isso varia de acordo com cada instituição financeira e data de vencimento.

    Após o ciclo de faturamento do cartão de crédito, uma fatura é gerada e, então, na data de vencimento estabelecida, o usuário efetua o pagamento. É preciso muito planejamento nesse meio de pagamento, pois, caso não seja feito em dia, as taxas de juros que correm sobre a fatura dos cartões de crédito são as mais altas do mercado.


  6. Cartão de débito

    Esse também é um meio de pagamento que ocorre via cartão, mas debita automática e instantaneamente o dinheiro da conta corrente, poupança ou salário.

    Um cuidado importante a se ter aqui é: caso não haja dinheiro suficiente em conta, mas ela tenha limite de cheque especial, o valor será debitado igualmente. Isso levará a cobranças de taxas como juros e IOF, por exemplo, pois o cheque especial é uma forma de empréstimo.


  7. Pagamento por aproximação

    Tendo um cartão de crédito ou débito, é possível solicitar a função de pagamento por aproximação. Caso o cartão seja físico, é possível efetuar o pagamento ao encostá-lo na máquina de cartões. Se for online, basta cadastrar no celular smartphone ou no relógio smartwatch que autoriza essa função.

    Leia também I Cartão por aproximação: conheça a tecnologia que veio para ficar



  8. Transferência bancária

    Há também a possibilidade de se fazer um pagamento simplesmente transferindo o dinheiro para a conta de destino. São duas opções:

    a)    DOC: sigla para Documento de Crédito, é uma forma de transferência limitada a R$4.999,99 e que só pode ser feita por instituições autorizadas pelo Banco Central.

    b)    TED: a Transferência Eletrônica Disponível permite, desde janeiro de 2016, que seja enviado qualquer valor e costuma ser mais rápido que o DOC.

    Antes de optar por elas, vale conferir se o banco cobra taxas para essas transações.

    Leia também I TED ou DOC: conheça as diferenças e vantagens


  9. Carteira digital

    Essa modalidade também tem crescido muito. A carteira digital é uma opção para quem não quer sair com carteira física de casa, levar dinheiro e cartão, e prefere fazer tudo pelo celular.

    Com a carteira digital, é possível unir algumas formas de pagamento num único lugar para facilitar a vida. Com ela é possível cadastrar um cartão de crédito, fazer uma chave Pix, integrar com a conta corrente e até pagar boleto.

    Com a Carteira Digital Serasa, é possível também recarregar celular e até mesmo parcelar boletos, tudo de forma simples, prática, rápida e segura.

Assista I Como funciona a Carteira Digital

Como escolher o melhor meio de pagamento

Para escolher a melhor forma de pagamento, é preciso, antes de tudo, analisar bem os hábitos de consumo. A dica é, primeiro, observar se há ou não desconto para o pagamento com determinada modalidade. Sempre busque aquela que ofereça a melhor condição e a mais segura também. Considere os critérios abaixo e faça sua escolha:

  • ●      Segurança: certifique-se de que o meio de pagamento que você escolher seja seguro e confiável. Caso a compra seja online verifique se o site tem certificados de segurança e se o meio de pagamento é reconhecido pelas medidas de segurança. Se receber o código de boleto ou Pix use o validador dos meios de pagamento da Serasa.
  • ●      Taxas: muitos meios de pagamento cobram taxas, por isso verifique qual a taxa cobrada pelo meio de pagamento e avalie se vale a pena. Se o valor for baixo e a taxa alta, opte por um meio sem taxas como o Pix.
  • ●      Velocidade de transação: dependendo do meio de pagamento, a transação pode ser processada em tempo real ou pode levar algum tempo. Certifique-se de que o meio de pagamento escolhido atenda às suas necessidades de velocidade de transação.
  • ●      Disponibilidade: verifique se o meio de pagamento escolhido está disponível para uso na loja ou site da compra. Algumas lojas online só aceitam determinados meios de pagamento.
  • ●      Reputação: verifique a reputação do meio de pagamento. Se houver muitas reclamações de clientes sobre problemas com uma bandeira de cartão ou fintech, não hesite em buscar outra forma.
  • ●      Recursos adicionais: alguns meios de pagamento, em especial cartões de crédito, oferecem recursos adicionais, como programas de recompensa ou proteção ao comprador. Considere se esses recursos adicionais como uma vantagem.

Como fazer pagamentos pela Carteira Digital Serasa

A Carteira Digital Serasa permite pagar contas online em um só lugar de forma fácil, rápida e segura. Conheça as funcionalidades:

  • ●      recarga de celular;
  • ●      pagamentos de boletos diversos;
  • ●      pagamento e negociação de dívidas;
  • ●      pagamento de débitos veiculares;
  • ●      recebimento de valores em conta.


Para acessar:

  • ●      Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●      Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●      Faça o login.
  • ●      Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.