MEI tem direito a aposentadoria? Tire suas dúvidas
MEI tem direito a aposentadoria? Tire suas dúvidasData de publicação 18 de setembro de 20247 minutos de leitura
Publicado em: 29 de agosto de 2022
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
O Pix é um sistema de pagamento, transferência e recebimento de dinheiro de forma instantânea. Ele estará disponível a partir novembro de 2020 e conta com uma lista de benefícios. Aqui, apresentaremos o Pix e tudo o que você precisa saber sobre essa novidade.
O que será respondido aqui:
O Pix é o sistema de pagamento instantâneo do Brasil. Desenvolvido pelo Banco Central, ele permite pagar, transferir e receber dinheiro de forma prática e rápida. O Pix funcionará 24h por dia, 7 dias por semana e os 365 dias do ano. O que inclui todo e qualquer feriado. É uma revolução nos meios de pagamento gerais e, principalmente, nos pagamentos online.
As transações TED e DOC, antes as únicas opções online, levavam até dias para finalizar a transferência do dinheiro. O maior benefício do Pix, sem dúvidas, é concluir toda a transação em até 10 segundos. O dinheiro sai da conta do pagador e vai para o recebedor, de forma instantânea.
Ele funciona como mais uma opção de pagamento/transação no aplicativo do banco que você já utiliza. Também estará disponível em fintechs, como: PicPay, Nubank e Neon. E nas carteiras digitais, como: Marcado Pago, Iti e Google Pay. Não será necessário baixar um novo aplicativo. O Pix será acrescentado nas funções do app que você já utiliza.
O pagamento pode ser iniciado a partir das seguintes formas:
Conforme sua escolha, você deve inserir a chave, os dados manualmente ou direcionar a câmera do smartphone para o QR Code. Feito isso, confirme os dados do recebedor. Se estiverem corretos, prossiga e digite o valor da transferência. Pronto! Basta finalizar e o dinheiro estará em seu destino final, no máximo, em 10 segundos.
A diferença entre eles é muito simples. O QR Code estático é gerado uma única vez e pode ser reutilizado a cada compra. Já o QR Code dinâmico é o oposto. Após o uso, ele será descartado. Para uma nova compra, um novo QR Code será gerado.
Se você já fez alguma transferência de DOC ou TED, deve se lembrar dos dados que precisam ser preenchidos. Com o Pix, isso fica para trás. A partir das chaves de endereçamento, é necessário apenas UM dado para que a transação seja concluída. As possibilidades são:
Entre em contato com as instituições financeiras (banco, carteira digital ou fintech) que você já se relaciona. Em cada uma delas, até 5 chaves podem ser cadastradas. Ou seja, o número de CPF e múltiplos endereços de e-mail e números de celular. Mas lembre-se: as chaves cadastradas na instituição A, não serão aceitas na instituição B.
O Pix também disponibilizará chaves aleatórias. Elas possuem a mesma função da chave de endereçamento. Porém, aqui são utilizados caracteres aleatórios e nenhum dado pessoal. Dessa forma, você não precisa disponibilizar seu número de celular ou CPF para receber uma transferência Pix. O único detalhe é que: o código aleatório é válido, apenas, para UMA transação. Caso necessite de outras, um novo código será gerado.
Se é algo que vai facilitar sua vida financeira e, ainda, te ajuda a economizar – é claro que o Serasa Ensina indica. Entre em contato com as instituições financeiras que você já tem relação e saiba como usufruir do Pix.
Esse é aquele conteúdo que vale a pena compartilhar. Envie aos seus amigos e familiares, eles, também, precisam ter o Pix ativo para receber suas transferências. Acompanhe nosso portal, navegue pelo canal no YouTube e conheça o podcast do Serasa Ensina.
SEGUE QUE É SUCESSO!
Como consultar o Score na Serasa
Consultar CPF na Serasa online e grátis!
Como consultar o CPF pelo nome?
O que é a Consulta feita na Serasa?
4 passos simples para limpar o nome
Data de publicação 18 de setembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 18 de setembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 17 de setembro de 202410 minutos de leitura