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Se o cartão por aproximação for roubado, o que fazer?

Saiba o que fazer se tiver cartão por aproximação roubado e como se prevenir de golpes e fraudes.

Atualizado em: 22 de julho de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Uma cena futurística com um cartão de crédito brilhante e sem contato em poder de um cliente, ativando um terminal de pagamento sem toque com telas holográficas

O risco financeiro em caso de roubo ou perda de cartão é uma das principais desvantagens do modo de pagamento por aproximação. Pela facilidade de pagamento, o prejuízo para o titular do cartão pode ser grande.

Nesta situação, é importante tomar medidas imediatas para prevenir maiores danos financeiros. Confira!

Assista | Saiba os principais golpes com maquininha de cartão

O que é cartão por aproximação

O cartão por aproximação, também conhecido como contactless ("sem contato", em tradução livre), é uma forma de realizar pagamentos no crédito ou débito sem a necessidade de inseri-lo na máquina e digitar a senha.

Atualmente, a maioria dos cartões tem um chip embutido que emite ondas eletromagnéticas quando se aproxima de uma máquina de pagamento compatível com a tecnologia Near Field Communication (NFC, "comunicação de campo próximo", em português). Assim, ao aproximar o cartão da maquininha, as informações de pagamento são trocadas de forma segura e criptografada.

Esta tecnologia também permite o pagamento por aproximação utilizando celulares e relógios digitais. Em compras até R$200, não há necessidade de digitar a senha para concluir a compra.

O pagamento por aproximação é seguro, no entanto, é sempre bom estar ciente dos riscos potenciais e tomar medidas de segurança adequadas para proteger as informações financeiras.

Quais são os riscos de roubo e fraude com cartões por aproximação

Apesar da praticidade e da segurança dos pagamentos com cartões por aproximação, alguns riscos devem ser considerados.

Golpe do cartão por aproximação

Golpistas podem utilizar dispositivos (como a máquina de cartão) que captam as ondas eletromagnéticas do cartão por aproximação, mesmo que ele esteja dentro de uma bolsa ou carteira. Assim, eles realizam pequenas transações sem o conhecimento da vítima.

Esse tipo de golpe costuma ocorrer em locais com grande volume de pessoas.

Pagamentos indevidos em caso de perda ou roubo do cartão

Caso o usuário perca ou tenha o seu cartão roubado, o objeto pode ser utilizado por outra pessoa para realizar compras, já que não é necessário digitar a senha para valores baixos.

Medidas de segurança e prevenção

  • Dicas para prevenir risco de fraude com cartões por aproximação:
  •  
  • ●     Limite o uso da função de aproximação. Realize o pagamento por aproximação com compras realizadas em locais confiáveis.
  • ●     Desative a função de aproximação quando não estiver usando ou for a lugares muito movimentados. Alguns bancos oferecem a opção de desativar a função por meio do aplicativo.
  • ●     Monitore os extratos do cartão. Verifique os extratos e notificações de compra com frequência para identificar transações desconhecidas.

 

  • De maneira geral, ao utilizar o cartão, em qualquer situação, tome as seguintes precauções:
  •  
  • ●     Confira o valor antes de pagar. Pergunte o preço da compra e confirme se ele aparece na máquina de pagamento sem adulteração.
  • ●     Não pague com cartão se a maquininha estiver danificada. Caso o visor esteja danificado, impedindo a visualização do valor, não realize o pagamento.
  • ●     Não entregue o cartão para terceiros. Isso ajuda a evitar troca de cartão e até aplicação de golpes.
  • ●     Ative as notificações de compras. Receber avisos no celular sobre as transações realizadas com o cartão ajuda a identificar com rapidez quando uma compra desconhecida foi realizada.

O que fazer em caso de roubo de cartão por aproximação

Assim que o titular perceber a falta do cartão, deve seguir estes procedimentos:

  1. Solicite bloqueio ou cancelamento do cartão

    Ao ligar para a instituição financeira, informe a perda do cartão e peça o cancelamento ou bloqueio. Se tiver identificado transações não autorizadas, comunique-as para o banco, conteste-as e solicite o estorno. 

     

  2. Registre boletim de ocorrência

    Registre a perda do cartão em uma delegacia online ou física. Forneça todos os detalhes relevantes e mantenha uma cópia do boletim.


  3. Atualize senhas e PINs

    Se tiver usado o mesmo cartão e PIN em outros serviços (como caixas eletrônicos), altere todas as senhas e PINs relacionados. Isso ajudará a garantir a segurança das outras contas.

     

  4. Solicite um novo cartão

    Peça à instituição financeira um novo cartão após bloquear o que foi perdido. Geralmente o cartão substituto é emitido com novo número.

    Certifique-se de atualizar as informações nos lugares em que está vinculado, como o pagamento de contas recorrentes.

    Cada instituição financeira pode ter procedimentos diferentes em caso de roubo de cartão. Portanto, é importante seguir as instruções fornecidas por elas.

    Caso o pedido de ressarcimento do valor estornado sem autorização seja negado pelo banco, abra contestação no Banco Central ou no Procon. Se a recusa persistir,vocÊ poderá recorrer aos Juizados Especiais Cíveis para recuperar o dinheiro.

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