Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpe
Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpeData de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 21 de agosto de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 5 minutosTexto de: Time Serasa
O Pix é um dos meios de pagamentos mais utilizados no cotidiano dos brasileiros. Segundo dados do Banco Central, desde seu lançamento, em 2020, o número de chaves cadastradas continua em crescimento.
Entre as opções de chaves Pix, a chave aleatória ainda levanta dúvidas entre os usuários do sistema de pagamento. Confira o artigo para saber se ela pode expirar.
A chave aleatória do Pix é um código único e aleatório de 32 dígitos. Ela é composta por letras e números escolhidos automaticamente pelo sistema do banco.
Como toda chave Pix, a chave aleatória é uma informação que carrega os dados da conta bancária do usuário. Assim, em vez de compartilhar o número da conta, agência e banco, o usuário apenas informa a chave aleatória para receber o pagamento via Pix.
A chave aleatória tem a função de identificar a conta do usuário no sistema de pagamentos Pix.
Por não ser cadastrada com base em nenhum dado pessoal do usuário — como número de telefone ou CPF/CNPJ —, ela é chamada também de "Pix anônimo". Porém, no comprovante do pagamento é possível ter acesso ao nome e alguns dados bancários de quem recebeu ou pagou utilizando-a.
A chave aleatória não tem prazo de validade. Ela só será extinta se for excluída ou a conta bancária for encerrada.
Não é necessário criar uma nova chave aleatória ao realizar uma transferência, a não ser que se queira.
Para criar uma chave aleatória:
Acesse o aplicativo do banco ou instituição financeira. Realize o login na conta.
Vá para a aba "Pix" ou "Área Pix".
Selecione "Minhas chaves" e depois "Cadastrar nova chave Pix".
Escolha a opção "Chave aleatória" e confirme.
Pronto! Você tem uma chave Pix aleatória.
Para excluir uma chave aleatória, siga os seguintes passos:
Acesse o aplicativo do banco ou instituição financeira. Realize o login na conta.
Vá para a aba "Pix" ou "Área Pix".
Selecione "Minhas chaves" ou "Chaves cadastradas".
Selecione a chave aleatória e clique na opção "Excluir chave".
Pronto! A chave Pix aleatória foi excluída.
Importante: cada instituição bancária apresenta uma configuração diferente em seus aplicativos. Algumas áreas descritas no aplicativo podem ter nomes diferentes, mas similares aos apresentados nos tutoriais acima. Informe-se com o banco caso haja dúvidas de como criar ou excluir uma chave Pix aleatória.
Uma dica extra de segurança é excluir a chave aleatória após a conclusão de uma transação e gerar uma nova sempre que precisar. Isso garante mais segurança aos dados bancários e pessoais.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 6 de setembro de 20245 minutos de leitura