Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Renda Com Videos Golpe

Saiba se renda com vídeos é golpe

Existem plataformas legítimas que oferecem renda para assistir vídeos, mas ter cautela é essencial.

Publicado em: 29 de setembro de 2023

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher segurando e assistindo vídeo via celular na visão horizontal em casa.

Imagine ganhar dinheiro com algo que quase todo mundo gosta de fazer de graça: assistir vídeos. Parece um sonho, mas é preciso cautela antes de acreditar em ganhos altos para assistir filmes. Em meio a tantas ofertas e falsas promessas, fica a pergunta: fazer renda com vídeos é golpe?

As ofertas não são necessariamente golpe, mas é preciso entender como esses programas funcionam antes de se envolver. Confira neste artigo tudo sobre o assunto.

Leia também I Por que o monitoramento de CPF previne golpes e fraudes

Leia também I Previna-se de fraudes e golpes financeiros

Como avaliar se a oferta de renda com vídeo é golpe ou legítima

Existem plataformas legítimas que oferecem recompensas em dinheiro para assistir vídeos ou realizar outras tarefas simples, como preencher pesquisas ou completar ofertas. No entanto, é crucial estar atento para a propaganda enganosa: há ofertas de ganhos irreais ou solicitações de informações pessoais e financeiras sensíveis.

As ofertas costumam chegar aos consumidores por meio de vídeos no YouTube ou posts em mídias sociais com links para acessar online o site da plataforma ou da empresa pela qual supostamente haverá a recompensa financeira.

Antes de preencher qualquer cadastro do tipo, leia avaliações, comentários e opiniões para ter uma ideia sobre a experiência de outras pessoas e saber se o site tem boa reputação.

Compreenda como a empresa paga os usuários, qual o valor mínimo para saque, como esse pagamento será processado. Desconfie quando as plataformas cobrarem taxas de inscrição ou pagamento antecipado para começar a ganhar dinheiro. Às vezes, quando são softwares de games e jogos com dinheiro, o usuário precisa começar jogando com um valor. Esses são casos nos quais o usuário tem de estar ciente sobre ganhar ou perder dinheiro.

Em qualquer das situações, não forneça informações pessoais, como número de cartão de crédito, número de seguro social ou outras informações financeiras sensíveis. O CPF costuma ser suficiente para as plataformas pagarem por meio de Pix os usuários da plataforma. 

O mais certo é ligar o desconfiômetro e verificar a veracidade de promessas exageradas de ganhos rápidos e fáceis. Se algo parece bom demais para ser verdade, é preciso investigar mais a fundo.

Uma forma de estar bem-informado sobre a plataforma é acessar comunidade de usuários, como fóruns de discussão, ou até mesmo questionar, conhecidos, amigos e familiares com experiência nesse tipo de oportunidade. Também convém ler os termos de uso da plataforma com atenção para entender quais são as obrigações e direitos ao participar.

Leia também I Como ganhar dinheiro respondendo perguntas

Golpe da renda extra com vídeos

Apesar de existirem plataformas que oferecem oportunidades de ganho de renda extra para assistir filmes, jogar games ou responder questionários, há também ofertas criminosas. O golpe da renda extra com vídeos é uma tática fraudulenta que promete a oportunidade de ganhar dinheiro assistindo a vídeos online, mas na verdade busca enganá-las para obter informações pessoais ou dinheiro.

Os golpistas atraem as vítimas com a promessa de ganhos em dinheiro em quantia significativa “apenas” assistindo a vídeos online. As promessas são geralmente sedutoras. Ao conquistar candidatos, as vítimas são levadas a se cadastrar em um site ou plataforma. Ao preencher um cadastro de inscrição, a vítima fornece informações pessoais, como nome, endereço de e-mail e, em alguns casos, até mesmo informações financeiras.

Depois de se inscreverem, as vítimas são direcionadas a assistir a uma série de vídeos de qualidade duvidosa ou irrelevantes. Em alguns casos, os golpistas incentivam as vítimas a convidar outras pessoas para se juntar à plataforma, prometendo ganhos adicionais por meio de um sistema de indicações.

Algumas variantes desse golpe pedem uma taxa de inscrição inicial para começar a acessar os vídeos e supostamente ganhar dinheiro. Isso é um sinal de alerta, pois as oportunidades legítimas de ganhar dinheiro geralmente não exigem taxas antecipadas.

O golpe se concretiza quando as vítimas atingem o limite para receber a quinta em dinheiro e descobrem a impossibilidade de sacar o valor. As plataformas fraudulentas criam obstáculos digitais, de erro na ferramenta, solicitam novas etapas ou simplesmente desaparecerem.

Há ainda casos nos quais o desdobramento é pior. Os golpistas coletam informações pessoais das vítimas durante o processo de inscrição e usam para atividades ilegais, como roubo de identidade ou fraude financeira.

Leia também I Renda extra: dicas para ganhar dinheiro em casa

Monitore seu CPF com o Serasa Premium

Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante também acompanhar tudo que acontece com seus dados. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados