Serasa Score: saiba como bloquear a consulta pelo CPF
A funcionalidade de bloqueio de consulta ao Score é útil para proteger o CPF, mas deve ser destravada quando a pessoa busca uma avaliação de crédito. Entenda.
Autor: Marlise Brenol
Publicado em 30 de novembro de 2022
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que vai de 0 a 1000 e indica ao mercado as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Ele é vinculado ao CPF do consumidor e utilizado pelas empresas para análise de crédito e oferta de serviços financeiros. Quanto menor o Score, maior o risco de oferecer crédito à pessoa. A vantagem para quem é assinante do Serasa Premium é bloquear o CPF para consultas pela funcionalidade Lock&Unlock.
Com essa funcionalidade é possível bloquear o CPF para que nenhuma empresa possa consultar a pontuação. Nesse caso, somente o titular da conta poderá desbloquear o CPF para consulta. Caso o consumidor esteja em busca de um empréstimo, por exemplo, é importante desbloquear a consulta ao Score.
Bloquear ou desbloquear o CPF é bastante simples: basta acessar a página do Serasa Score e fazer login com CPF e senha. A partir daí, é só seguir as instruções para bloquear ou desbloquear o CPF para consultas. É importante fazer esse bloqueio somente quando não houver a intenção de solicitar crédito.
Serasa Score: chegou a versão 3.0
Assista I O que é Lock&Unlock
Como o Serasa Score funciona
A proposta do Serasa Score é beneficiar quem paga as contas em dia e auxiliar as empresas na decisão de conceder ou não crédito. Com acesso a mais informações sobre o consumidor, as instituições financeiras e empresas de varejo podem adequar as ofertas de crédito ao perfil, com base no risco de inadimplência.
Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de obter crédito. Por isso a importância de pagar em dia os compromissos financeiros.
Confira o que representa cada faixa de pontuação:
• até 300 pontos: o risco de inadimplência é alto;
• entre 300 e 700: o risco é médio, mas existe;
• acima de 700: o risco é muito baixo e existe maior probabilidade de propostas com juros mais baixos.
Além dos bancos, quando o Score estiver debloqueado, poderá ser consultado por construtoras e imobiliárias, lojas de departamento, seguradoras de automóveis, empresas de internet e telefonia. Além da pontuação, o titular do CPF tem informações sobre as variações da nota e dicas do que pode fazer para aumentar o Score e quais comportamentos devem ser evitados.
Como manter o monitoramento dos dados da sua empresa
Para bloquear a consulta ao Score pelo CPF é preciso ser assinante do Serasa Premium. A qualquer momento o titular poderá desbloquear e permitir a consulta por terceiros. Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com os seus dados.
Mesmo com todos os cuidados e atenção para a conduta no ambiente digital, incidentes podem acontecer, como o vazamento dos dados da empresa e a utilização deles sem autorização. A segurança digital é outra vantagem do assinante Premium. A atitude preventiva ganha reforço com o monitoramento sistemático do CNPJ, caso o consumidor tenha uma empresa. Muitos dos golpes digitais são aplicados a partir do uso indevido dos dados de identificação.
O Serasa Premium, serviço de assinatura da Serasa, faz o rastreamento de tudo que acontece com seu CPF e CNPJ, como consultas, Score, negativações e muito mais. Esse serviço é automatizado e ativo 24 horas por dia. Com a conta Premium, além de ser alertado sobre movimentações suspeitas, você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium também avisa sempre que:
• seu CPF e CNPJ for consultado;
• seu Serasa Score variar;
• seus dados vazarem na Dark Web.