Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Serasa Score Saiba Como Bloquear A Consulta Pelo Cpf

Serasa Score: como bloquear a consulta pelo CPF

A funcionalidade de bloqueio de consulta ao Score é útil para proteger o CPF. Entenda como ela funciona.

Atualizado em: 22 de abril de 2024

Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

mexendo no celular

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que vai de 0 a 1000 e indica ao mercado as chances de o consumidor pagar as contas em dia.

Ele é vinculado ao CPF do consumidor e utilizado pelas empresas para análise de crédito e oferta de serviços financeiros, como cartões, empréstimos, crediário e financiamentos.

No entanto, saiba que é possível - e até recomendado em alguns momentos - bloquear as consultas ao CPF. Mas como fazer isso?

Confira os detalhes neste post. 

Assista | Como é calculado o Score da Serasa

Como o Serasa Score funciona

O Serasa Score, que está em sua versão 3.0, é um sistema de pontuação de crédito que é atualizado constantemente de acordo com a saúde financeira dos consumidores.

Com o acesso a mais informações financeiras do consumidor, as instituições financeiras e empresas de varejo podem adequar as ofertas de crédito ao perfil, com base no risco de inadimplência. 

Em outras palavras, quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de obter crédito. Por isso a importância de pagar em dia os compromissos financeiros. 

  • Essa pontuação é dividida em quatro faixas de classificação. São elas:
  • ●     0 a 300 pontos: indica um score muito baixo, com grande probabilidade de inadimplência. Portanto, a chance de conseguir crédito é considerada muito baixa.
  • ●     301 a 500 pontos: indica um score baixo, com uma considerável probabilidade de inadimplência. Portanto, a chance de conseguir crédito é baixa.
  • ●     501 a 700 pontos: indica um score bom, com baixa probabilidade de inadimplência e, portanto, boa chance de conseguir crédito.
  • ●     701 a 1000 pontos: indica um score excelente, indicando uma probabilidade muito baixa de inadimplência e, portanto, uma chance muito alta de conseguir crédito.

 

Além dos bancos, quando o Score estiver desbloqueado, a pontuação poderá ser consultada por construtoras e imobiliárias, lojas de departamento, seguradoras de automóveis, empresas de internet e telefonia.

Além da pontuação, o titular do CPF tem informações sobre as variações da nota e dicas do que pode fazer para aumentar o Score e quais comportamentos devem ser evitados.

Por que bloquear as consultas ao Serasa Score pelo CPF?

Quando o consumidor acessa o site ou o aplicativo do Serasa Score (Android e iOS), logo abaixo da pontuação, ele pode escolher entre bloquear ou desbloquear as consultas.

Mas por que bloquear? Eis alguns motivos:

Proteção contra fraudes

Ao bloquear as consultas, os consumidores podem impedir que terceiros obtenham acesso não autorizado às suas informações pessoais, reduzindo assim o risco de fraude e roubo de identidade.

Controle sobre o uso das informações

Impedir que empresas consultem o Serasa Score pelo CPF dá aos consumidores maior controle sobre quem pode acessar suas informações pessoais. Isso é importante para evitar a divulgação não autorizada de dados a empresas ou indivíduos desconhecidos.

Privacidade

Muitos consumidores valorizam sua privacidade e desejam limitar a quantidade de informações pessoais disponíveis publicamente. Por isso, bloquear as consultas ao CPF pode ajudar a proteger a privacidade e reduzir a exposição a empresas que coletam e comercializam dados pessoais.

Leia também | Simulador de financiamento: como utilizar

Quando manter a consulta ao Serasa Score desbloqueada?

É preciso utilizar a ferramenta de bloqueio do Serasa Score de forma estratégica, pois em alguns casos, é importante manter a pontuação desbloqueada e visível para as empresas.

Caso esteja buscando obter crédito (como um empréstimo, cartão de crédito ou financiamento), é essencial permitir que as empresas e instituições financeiras acessem seu Serasa Score para avaliar sua capacidade de pagamento e oferecer condições adequadas.

Além disso, caso tenha interesse em produtos financeiros que oferecem benefícios com base no seu score, como aumento de limite no cartão ou taxas de juros mais baixas em empréstimos, é necessário ter o acesso desbloqueado.

Leia também | Qual Score é bom para financiamento?

Como ativar o bloqueio do Serasa Score?

Para bloquear a consulta ao Score pelo CPF ou também pelo CNPJ da sua empresa, é preciso ser assinante do Serasa Premium.

O Serasa Premium faz o rastreamento de tudo que acontece com seu CPF e CNPJ, como consultas, Score, negativações e muito mais. Esse serviço é automatizado e ativo 24 horas por dia.

Com a conta Premium, além de ser alertado sobre movimentações suspeitas, você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Score pode ou não ser consultado pelo mercado.

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que varia de 0 a 1.000 e reflete o histórico do comportamento financeiro e a probabilidade de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos meses. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir crédito. 

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • ●     Faça o login com CPF e senha.  
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela. 
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados