Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Trava Zap O Que E

Trava Zap: o que é e por que essa prática pode ser considerada crime

Descubra como se manter protegido do Trava Zap e o que fazer para não ser vítima

Publicado em: 20 de abril de 2022

Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Mexendo em seu celular e entrando no aplicativo do whatsapp após ler o artigo sobre o trava zap e ver como evita-lo

O Trava Zap é um dos diversos golpes realizados por meio do WhatsApp. O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagem instantânea mais usados pelos brasileiros e tem sido empregado, inclusive, para uso comercial. Até mesmo transações comerciais podem ser feitas pelo aplicativo.

Como a utilização do WhatApp para outras funções além da troca de mensagens, torna-se cada vez mais importante ter cuidado com golpes, fraudes e vazamento de dados pelo celular.

Neste artigo, saiba o que é o Trava Zap e como se prevenir para não ser a próxima vítima desse golpe.

Como funciona o Trava Zap

Em meio a tantos usuários trocando mensagens diariamente pelo app, aumentam também as tentativas de fraude.

Conhecida como Trava Zap, a fraude ocorre por meio de mensagens com códigos enviados pelo WhatsApp que bloqueiam o aplicativo e podem travar o aparelho celular.

São enviados caracteres aleatórios que podem não fazer sentido para o usuário, mas causam uma pane generalizada do WhatsApp, fazendo com que o aplicativo apresente falhas repetidas e incessantes.

O principal objetivo do Trava Zap é impedir o usuário de acessar e utilizar os serviços do WhatsApp, que pode até mesmo travar o telefone da vítima.

Essa falha afeta normalmente usuários de Android e iOS, mas pode ser mais grave em celulares mais antigos, porque pode travar todo o sistema. Nesses casos, pode ser necessário ter de "resetar" o aparelho, algo que nem todo mundo sabe fazer sem assistência técnica.

O que fazer caso seja vítima do golpe?

Quem recebeu esses códigos maliciosos e foram vítimas do Trava Zap pode abrir um boletim de ocorrência (BO) na delegacia mais próxima ou pela internet. Acionar o Poder Judiciário pode ser uma opção também, mas é importante um acompanhamento profissional de um advogado para saber o que pode ser feito.

Confira algumas dicas práticas para fugir de golpes pelo WhatsApp.

Assista | GOLPES DE WHATSAPP: COMO FUGIR? Serasa Ensina

Como fugir do Trava Zap?

Uma grande dica para evitar ser vítima é conseguir reconhecer o envio dos códigos maliciosos diretamente na notificação da mensagem.

Caso consiga essa identificação, o conselho é não abrir o app diretamente no celular. Uma opção é abrir o WhatsApp no computador, pela versão web, excluir a mensagem e bloquear o remetente, mesmo se for um amigo ou conhecido que esteja fazendo algum tipo de brincadeira.

Evitar ser adicionado a grupos de pessoas desconhecidas também é uma boa forma de aumentar a segurança. Nesse caso, é possível seguir o passo a passo:

  1. Acesse as configurações do app e procure pela opção “Conta”.

  2. Toque em “Privacidade” e role a tela para encontrar a opção “Grupos”.

  3. Marque o círculo ao lado de “Meus Contatos”.

Pronto! Dessa forma, apenas amigos conseguirão adicioná-lo em grupos, evitando que seja adicionado por desconhecidos que intencionalmente adicionam seu número para travar seu app.


Assista | Como o Serasa Premium protege os seus dados? - Serasa Ensina

Monitore seus dados pessoais com o Serasa Premium

O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas em seu CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

Fique no controle da sua vida financeira e tenha mais tranquilidade sobre os seus dados. A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:

  • ●     seu CPF e CNPJ for consultado.
  • ●     seu Serasa Score variar.
  • ●     uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores).
  • ●     seus dados vazarem na Dark Web. 
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Bônus: como proteger seus dados na internet

Como dito acima, o Trava Zap não costuma causar problemas graves além de bloquear seu aparelho. No entanto, sabemos que há muitos casos de WhatsApp clonado.

Então, acesse o conteúdo Como saber se meu WhatsApp foi clonado e fique por dentro de todas as dicas que a Serasa preparou para manter seu telefone seguro e longe de golpes.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados