Pane elétrica no carro: como identificar e o que fazer
Pane elétrica no carro: como identificar e o que fazerData de publicação 9 de setembro de 20254 minutos de leitura
Publicado em: 9 de setembro de 2025
Categoria SegurosTempo de leitura: 4 minutosTexto de: Time Serasa
Afinal, é melhor comprar eletrodoméstico 110V ou 220V? A verdade é que poucas vezes isso se trata de uma escolha.
O indicado é usar o aparelho que se adapta à voltagem disponível na nossa residência. Existem os dois tipos de voltagem no Brasil, dependendo do estado ou da região. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a rede elétrica do país foi implantada de forma gradual, por diferentes empresas, e por isso não há um padrão único de tensão.
Vale lembrar que em alguns casos é possível encontrar os dois tipos de voltagem dentro do mesmo estado e até da mesma cidade.
A voltagem, medida em volts, significa a força que impulsiona a corrente elétrica através dos fios. Portanto, a tensão elétrica, essa “quantidade de impulso” que sai da tomada, será menor em uma instalação de 110V em comparação a outra de 220V. Entretanto, essa diferença não impacta no desempenho dos aparelhos.
Apesar de a voltagem mais baixa ainda ser popularmente conhecida como 110V, há anos ela foi padronizada para 127V – por isso, não estranhe ao ver esta etiqueta nos eletrodomésticos.
Confira as diferentes características das voltagens:
127V (antigo 110V) | 220V |
---|---|
Instalação usa fios mais grossos, como a corrente elétrica que passa pela tomada é mais baixa, é considerada mais segura, esta voltagem é mais predominante nos estados do Sudeste e do Norte e desde 1999 a antiga tensão de 110V foi padronizada para 127V no Brasil. | Permite a utilização com fios mais finos, por isso a instalação é considerada financeiramente mais eficiente, predominante nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil (exceto no Paraná) e é a voltagem mais comum no mundo, adotada pela maior parte da Europa, África e Ásia. |
Leia também | Sete dicas simples para economizar na conta de luz
O melhor é comprar o eletrodoméstico que esteja de acordo com a tensão elétrica da sua casa. Existem aparelhos 110V (127V) e 220V à venda justamente porque eles são projetados para receber diferentes quantidades de tensão.
Não há diferença no desempenho de um eletrodoméstico 110V (127V) para um de 220V – desde que estejam instalados na tensão adequadas. Porém, um aparelho 110V pode queimar ao ser plugado em uma tensão 220V, enquanto um eletrodoméstico 220V terá baixo desempenho em uma tomada 110V (127V).
Vale lembrar que muitos produtos eletrônicos hoje são bivolt, ou seja, podem ser usados nas duas voltagens, algumas vezes de forma automática. É o caso da maioria das televisões, notebooks e carregadores de celular.
Leia também | Truques para gastar pouco na reforma da casa
Existem formas de adaptar a tensão dos aparelhos ou da instalação das tomadas para usar adequadamente eletrodomésticos de outra voltagem. Essa adaptação é importante principalmente para quem se muda a outra região do país e leva consigo todos os aparelhos com uma voltagem diferente.
Confira as principais formas de ajuste:
O conversor de voltagem é um dispositivo elétrico instalado junto ao aparelho, que consegue adaptar a tensão ao padrão do eletrodoméstico. Muitos transformadores são bivolt, e se adequam tanto a 110V (127V) quanto a 220V.
É possível alterar a voltagem de uma ou mais tomadas dentro de uma residência, para usar eletrodomésticos de outra tensão de forma segura. Este processo pode exigir a troca da fiação e deve ser feito por um profissional.
Se você está em uma região diferente da sua ou desconhece a voltagem do imóvel, existem algumas formas de verificar a tensão:
Leia também | Conheça a tarifa social de energia elétrica
Se um produto foi projetado para receber tensão de 220V (e não é bivolt), ele terá o desempenho prejudicado ao ser instalado em uma tomada 110V (ou 127V). O equipamento não irá queimar, mas funcionará com potência mais baixa.
Neste caso, as melhores alternativas são usar um transformador elevador de tensão ou alterar a instalação elétrica da tomada.
Leia também | Moro de aluguel: preciso de seguro residencial?
Agora que você entendeu se é melhor comprar eletrodoméstico 110V ou 220V, proteger sua casa com um seguro ou assistência residencial também é uma forma de cuidar da parte elétrica.
O suporte 24 horas para emergências com eletricidade faz parte da cobertura da assistência residencial oferecida pela Serasa. O serviço garante auxílio em incidentes como tomadas queimadas, interruptores defeituosos, lâmpadas ou reatores queimados e disjuntores.
Data de publicação 9 de setembro de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20254 minutos de leitura