Assistência auto cobre acidente? Saiba o que esperar do serviço
Assistência auto cobre acidente? Saiba o que esperar do serviçoData de publicação 20 de junho de 202511 minutos de leitura
Publicado em: 20 de junho de 2025
Categoria SegurosTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
Os planos de assistência para veículos garantem auxílio para emergências a que todo motorista está sujeito. Eles oferecem suporte para imprevistos como troca de pneu, pane seca ou até vidros trincados.
A assistência veicular pode representar economia e praticidade quando uma situação dessas precisar de uma resolução rápida, seja para moto, carro ou até caminhão. Confira como funcionam os planos.
Os dois modelos de serviço oferecem proteção financeira para os gastos com automóveis, mas têm diferentes abrangências. O seguro auto é feito com seguradoras, formalizado com uma apólice, e tem coberturas mais complexas, como acidentes, furtos, indenizações e danos a terceiros.
Um plano de assistência é formalizado por um contrato e oferece auxílio para imprevistos do dia a dia – por isso costuma ter valores mais acessíveis em relação ao seguro. Pode ser oferecida por empresas, associações e também seguradoras. Alguns seguros incluem a assistência no pacote de coberturas.
Ambos os serviços são regulamentados e fiscalizados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Leia também | Como funciona o seguro DPVAT
As empresas costumam oferecer mais de um tipo de pacote, com planos básicos a premium. Além de oferecer diferentes benefícios, normalmente o valor do plano é proporcional ao número de acionamentos contratados.
Não. Diferentemente do acionamento do seguro em casos de sinistro, de forma geral a assistência veicular não tem franquia. Ou seja, não é preciso pagar um valor extra ao solicitar um serviço emergencial.
O que pode ocorrer é um limite máximo para o acionamento de cada assistência durante um ano, de acordo com o contrato.
Leia também | Saiba como funciona o seguro patrimonial
De forma geral, as seguintes assistências estão disponíveis 24 horas em todo o território nacional nos planos de proteção:
Disponível para casos em que o motorista esquece a chave dentro do veículo, perde ou quebra dentro da ignição.
É possível chamar o reboque em casos como pane seca (por falta de combustível) ou pane elétrica.
A assistência envia um profissional para socorrer o motorista em situações como bateria descarregada ou pneu furado.
Algumas proteções incluem o reparo e a substituição dos vidros danificados.
Qualquer que seja a empresa de assistência contratada, de forma geral o acionamento segue o mesmo processo:
Certifique-se de que a emergência em questão é coberta pela sua assistência veicular.
Ligue para a central de atendimento. Normalmente a assistência disponibiliza números gratuitos.
Forneça os seus dados, a localização exata do automóvel e aguarde a chegada do socorro.
A Maxpar, em parceria com a Serasa, oferece um plano de assistência veicular 24 horas. Confira como contratar:
Vá até o menu Serviços.
Procure pela seção Seguros e Assistências.
Clique em Assistências para seu carro.
Confira os detalhes e clique em Contratar.
Confirme seus dados cadastrais e os dados do seu veículo.
Finalize a contratação com pagamento no cartão de crédito.
Aguarde a confirmação do serviço e o início da vigência após 5 dias.
Além da assistência veicular, a plataforma da Serasa oferece outros planos de proteção financeira.
Proteger-se de perdas financeiras caso algo inesperado aconteça garante menos problemas no futuro, e a Serasa pode te ajudar a se prevenir.
Data de publicação 20 de junho de 202511 minutos de leitura
Data de publicação 20 de junho de 202512 minutos de leitura
Data de publicação 17 de junho de 20259 minutos de leitura