Entrar

10 dicas para organizar um casamento simples e barato

É possível planejar o casamento dos sonhos sem estourar o orçamento. Confira no atigo como organizar um casamento simples e barato.

noivo e noiva


Autor: Fabiana Ramos

Publicado em 21 de dezembro de 2022

O custo médio de um casamento no Brasil, para cerca de 100 pessoas, é de R$ 30.000. Esse valor pode ser assustador para a maioria das pessoas, mas é possível pensar em um casamento simples e barato, sem sacrificar o estilo e ainda ficar dentro do orçamento.  

Usar o dinheiro com sabedoria faz muita diferença na preparação do grande dia. Fazer pesquisas com antecedência sobre o custo das coisas e o detalhamento do orçamento médio faz com que os noivos economizem ao contratar fornecedores. 

Muitos casais subestimam o quanto gastarão no casamento dos sonhos. E isso porque não fazem o dever de casa. Descobrir como planejar um casamento dentro do orçamento pode parecer uma missão impossível, mas é muito mais fácil que se imagina. Confira 10 dicas para um casamento simples e barato! 

  1. Definam seu orçamento primeiro A parte mais importante de manter um orçamento é na verdade definir um. Com muita frequência, os casais evitam ter “conversa sobre dinheiro” porque pode parecer estranho e desconfortável discutir o assunto.  Não falar sobre isso, porém, pode trazer mais problemas que soluções. Portanto, conversem sobre os gastos que cada um está disposto a fazer em prol do casamento.  Usem listas que se encotram na internet para descobrir quanto custam os casamentos na sua região e decidam quem contribuirá financeiramente com o quê.  

  2. Definam prioridades (negociáveis ​​e não negociáveis) É mais fácil ficar dentro do orçamento quando se sabe exatamente o que precisa ser incluído e o que não é tão importante. Façam uma lista de coisas em ordem de prioridade e gastem de acordo. Alinhem as expectativas. Entendam o que é importante para cada um, o que é imprescindível e o que pode ser deixado de lado

  3. Contratem um cerimonialista Muitos casais pensam em não contratar um cerimonialista para economizar algum dinheiro, mas acreditem: se desejam simplificar o processo de planejamento do casamento, contratar um cerimonialista é a melhor aposta.  O cerimonialista é um “coordenador de projeto”. E um coordenador experiente cuidará de todos os detalhes, garantindo que tudo corra bem no dia.  Além do mais, ele ajuda a tornar o processo de planejamento muito fácil. Talvez o papel mais importante do cerimonialista seja garantir que o casal se mantenha dentro do orçamento. Isso porque ele tem uma rede de fornecedores e, certamente, poderá indicar aqueles que estão dentro da faixa de preço desejada

  4. Sejam francos com os fornecedores Alguns casais ficam nervosos ao falar sobre seu orçamento com fornecedores de casamento, mas é melhor ser direto com um fornecedor sobre quanto se tem para gastar. Pode haver maneiras de um fornecedor ajustar seus pacotes para melhor caber no orçamento, mas não haverá como saber se não perguntar

  5. Atenção à lista de convidados Nem é preciso dizer que uma lista de convidados mais curta é mais barata e fácil de gerenciar. Mesmo que não seja realista reduzir a lista para 20, cortá-la de 300 para 150 melhorará bastante as coisas. Na maioria das vezes, um casamento íntimo realmente exige menos trabalho – e vem com um bônus inestimável: mais tempo de qualidade com aquele grupo mais próximo de convidados escolhidos! Em termos de tecnologia, como tudo ficou mais simples após a pandemia de covid-19, os noivos podem escolher fazer uma transmissão ao vivo. Várias empresas hoje oferecem esse serviço, e basta enviar um link para os convidados que não estarão presentes

  6. Considerem um restaurante como local de casamento  Os restaurantes são frequentemente associados a celebrações e eventos, mas não a casamentos, o que é compreensível. Afinal, casamentos costumam exigir mais mesas, pista de dança, cabine de DJ, espaço para bar, entre outros requisitos! Mas nem sempre precisa ser assim, não é? Existem restaurantes incríveis com ótimos layouts que permitem a realização de um casamento. É a oportunidade de conectar boa comida, som, bar, excelente equipe, decoração bonita e várias outras coisas. É só uma questão de encontrar o restaurante certo! Encontrar um local em que a cerimônia possa ser realizada juntamente com a recepção também pode render alguma economia. Leia também | Como economizar no casamento? 8 dicas para aproveitar o grande dia sem ficar no vermelho 

  7. Considerem um brunch ou um casamento durante a semana  Para quem não gosta da ideia do restaurante, que tal considerar um brunch? Brunch é uma refeição reforçada entre o café da manhã e o almoço. Nele se consomem itens como café e pães e pratos de almoço, como carne e massas. Isso não apenas economizará o custo da alimentação, mas também o aluguel do local para um evento diurno. Para continuar economizando, se não quiserem se casar durante a hora do almoço, considerem um casamento durante a semana, como sexta-feira. É certo que um casamento num sábado à noite é mais caro. Mesmo optando pelo sábado, saibam que um serviço estilo coquetel ainda sai mais em conta que um jantar.

  8. Aluguel e devolução Considerem alugar vestido de noiva, das daminhas, das madrinhas, padrinhos e noivo em um mesmo local. É possível conseguir um belo desconto, ainda que se decida pelo primeiro aluguel.  O “primeiro aluguel” é um vestido feito sob medida para a noiva, mas que será de propriedade da loja após o casamento. É mais caro que um simples aluguel, mas bem mais barato que a compra de um vestido.

  9. Peçam um bolo de corte  Sim, os bolos de casamento podem ser muito caros – e quanto maior e mais elaborado, mais caro será. Para economizar dinheiro, os noivos podem pedir um "bolo de corte" menor e lindamente decorado para apresentar durante o corte tradicional do bolo de casamento e, em seguida, ter um bolo mais barato para servir aos convidados como sobremesa. 

  10. Lembrem-se de que não é uma competição Se a prioridade é manter um casamento simples e barato, não joguem o jogo da comparação – é a maneira mais fácil de gastar demais. Lembrem-se do que é mais importante: a felicidade dos noivos. E nada pior do que começar uma vida de casal já cheia de dívidas, não é? Então, mantenham o foco, organizem um casamento estiloso, sem que para isso tenham de acabar com todas as economias. 

Assista também | Golpe com empresa de casamento: como se proteger