Entrar

12 dicas para economizar dinheiro no seu dia a dia

Aprenda a economizar dinheiro de uma vez por todas no seu dia a dia com as 12 dicas realistas e práticas deste artigo!

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 31 de março de 2022.

Para quem precisa economizar dinheiro, a tarefa está cada vez mais difícil. Para ajudar, preparei 12 dicas práticas de como economizar no dia a dia.

Não se trata de parar de viver ou se privar de tudo que é prazeroso, e sim de fazer escolhas melhores.

Como economizar dinheiro: 12 dicas práticas

Saber como lidar com o seu dinheiro é essencial para ter uma boa saúde financeira. Por isso, é importante entender quanto você ganha, quanto gasta e quanto pode economizar mudando pequenos hábitos no cotidiano.

Se até hoje você não conseguiu economizar, calma: você não está só! Infelizmente, somos um país muito carente de educação financeira. A maioria das pessoas não entende como lidar bem com o salário e acaba se endividando.

Mas, nunca é tarde demais para começar a economizar dinheiro e aprender a incluir esse hábito no dia a dia. Acredite, após colocar as dicas abaixo em prática e ver os resultados, você ficará se perguntando por que demorou tanto tempo para dar o primeiro passo.

1. Anote tudo que você gasta no seu dia

Sim, tudo, não deixe passar nada! Tenha sempre com você uma agenda, aplicativo de organização ou o próprio bloco de notas do celular.

Separe todos os seus gastos, informe qual cartão você usou, se foi pago em dinheiro vivo, débito ou crédito, se foi parcelado, bem detalhado mesmo.

No primeiro momento, você vai se chocar com a quantidade de dinheiro que gasta “sem pensar”! Em um único dia, a gente consegue gastar muito com almoço, imprevistos, um docinho no final do dia, uma coisa para casa que você acreditava precisar, etc.

Se preferir, aprenda a fazer sua própria planilha financeira.

2. Adie grandes compras

Está precisando economizar? Então, não é o momento de realizar compras grandes. É muito comum as pessoas fazerem compras por impulso, mesmo que sejam de valor alto. E nem é algo planejado, apenas acham que é uma “necessidade’ e acabam contraindo uma dívida por isso.

Confira também: Será que vale a pena ter um carro?

3. Dia “Zero”

Já ouviu falar do “segunda sem carne”? É um desafio para que você não consuma nenhum tipo de carne no primeiro dia da semana.

E, por que não adaptar isso para as suas finanças? Escolha um dia da semana para ser seu dia zero gastos e se organize para isso: leve comida de casa, por exemplo.

Planejamento financeiro é ponto para você

4. Pagamento caiu? Pague!

Coloque todas as suas contas fixas para o dia seguinte do seu pagamento. Dessa forma, além de evitar atrasos, você consegue observar o que sobra para as demais despesas.

Caso não seja possível alterar a data de vencimento, não tem problema. Pague com antecedência! Fica mais simples se organizar dessa forma.

Assista também ao vídeo: Como organizar seu orçamento familiar

5. Em casa mesmo

Chame seus amigos para ir à sua casa como alternativa para aquele barzinho. Você mesmo cozinha, todo mundo colabora com o supermercado do evento e sai muito mais barato do que ir em um restaurante ou bar. Vamos confessar que, muitas vezes, é mais gostoso, né?

6. A famosa marmita

Por que não levar comida de casa para o trabalho? Comer fora todos os dias sai muito caro e nem todo mundo recebe vale-refeição, que é um dinheiro próprio para isso. Levar comida de casa pode ser uma alternativa saudável para o seu corpo e para o seu bolso.

7. Foco nos descontos

Existem sites que oferecem cupons de desconto para refeições. Quando você faz pagamentos à vista, muitas vezes é oferecido até 10% a menos na compra. Não é vergonha nenhuma perguntar sobre.

8. Lista de compras

Quando for ao supermercado, faça sempre uma lista com tudo que precisa e não fuja disso. Pesquise também se a rede de supermercados possui descontos ou clube de fidelidade.

Além do supermercado, essa lista de compras serve para comprar roupas, acessórios e outros itens de desejo. Dê uma olhada no guarda-roupa antes de sair e compre apenas aquilo que precisa.

9. Emprestado não sai caro

Foi chamado para uma festa e já quer sair para comprar algo novo, né? Já que é apenas para um dia, que tal pedir emprestado? Sempre temos um amigo ou parente que consegue emprestar.

10. Lazer de graça

Busque pelos eventos gratuitos na sua cidade: peças de teatro, exposições, sessões de cinema, programas ao ar livre, etc. É só pesquisar bem e encontrar o lazer ideal para você.

11. Economizar energia

Para garantir que você economize na energia, o ideal é entender como equilibrar o uso da energia natural e da elétrica. Além de ajudar o seu bolso, faz bem para o planeta, já que a energia solar é muito mais sustentável.

Uma sugestão simples que você pode adotar é: use a iluminação natural. Abra a janela e deixe o sol entrar. Assim, você reduz a necessidade de ligar luzes artificiais.

Outra ação muito efetiva é trocar as lâmpadas de alto consumo por outras que apresentam melhor performance. Por isso, o ideal é que você faça uma limpa nas lâmpadas incandescentes e substitua todas por lâmpadas de LED, que têm melhor custo-benefício.

12. Economizar combustível

Com o aumento da gasolina recentemente, está cada vez mais difícil economizar nesse ponto, não é?

Para conseguir ter um alívio no orçamento é importante colocar na ponta do lápis todas as alternativas:

• combinar caronas com os amigos e dividir o custo
• usar o transporte público
• usar o transporte por aplicativo

Essas são dicas simples e tranquilas de serem seguidas para economizar dinheiro, mas que se aplicadas com constância farão total diferença no seu bolso e saúde financeira.

Para garantir que você esteja sempre por dentro dos melhores conteúdos de finanças, não deixe de seguir o canal Serasa Ensina no YouTube.