Dia Nacional do Surdo destaca a acessibilidade como um dos c...
Dia Nacional do Surdo destaca a acessibilidade como um dos caminhos para inclusão social e financeiraData de publicação 13 de setembro de 202410 minutos de leitura
Atualizado em: 30 de agosto de 2023
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Saber como economizar dinheiro no dia a dia não significa parar de viver ou se privar de tudo que é prazeroso, e sim de fazer escolhas melhores.
Da mesma maneira que ter uma boa saúde física requer hábitos saudáveis, como alimentar-se bem e praticar atividade física, a boa saúde financeira também exige uma série de hábitos simples, mas igualmente eficientes no médio e longo prazo.
Confira 12 dicas de como economizar no dia a dia.
Nunca é tarde para aprender a economizar dinheiro e incluir esse hábito no dia a dia.
Acredite: após colocar essas dicas em prática e ver os resultados, muitos ficarão se perguntando por que demoraram tanto para dar o primeiro passo.
Não deixe passar nada. Tenha sempre uma agenda, aplicativo de organização ou o próprio bloco de notas do celular.
Separe todos os seus gastos, informe qual cartão usou, se foi pago em dinheiro vivo, débito ou crédito, se foi parcelado – tudo bem detalhado.
É nesse momento que muitas pessoas se chocam com a quantidade de dinheiro que gastam “sem pensar”! Em um único dia, conseguimos gastar muito com almoço, imprevistos, um docinho no final do dia, um item para casa que acreditava precisar etc.
Leia também | Planilha financeira: como criá-la e se organizar em 5 passos!
Está precisando economizar? Então, não é o momento de realizar compras grandes.
É muito comum as pessoas fazerem compras por impulso, mesmo que sejam de valor alto. E nem sempre é algo planejado; apenas acham que é uma “necessidade" e acabam contraindo uma dívida por isso.
Leia também | Será que vale a pena ter um carro?
Já ouviu falar do movimento “segunda sem carne”? É um desafio para que as pessoas não consumam nenhum tipo de carne no primeiro dia da semana.
Nesse sentido, vale a pena adaptar esse desafio para as finanças. Escolha um dia da semana para ser seu "dia zero gasto" e se organize para isso: leve comida de casa ao trabalho, por exemplo.
Leia também | Desafio 52 semanas: o desafio de economia
Coloque todas as contas fixas para o dia seguinte ao pagamento. Dessa forma, além de evitar atrasos, é possível observar o que sobra para as demais despesas.
Caso não seja possível alterar a data de vencimento, não tem problema. Pague com antecedência. Fica mais simples se organizar dessa forma.
Chame os amigos para ir à sua casa como alternativa para aquele barzinho. Todo mundo colabora com os gastos e até mesmo ajuda a cozinhar – sai muito mais barato do que ir a um restaurante ou bar. Além disso, muitas vezes é mais divertido promover esses encontros.
Leia também | 11 dicas para gastar menos e poupar mais!
Por que não levar comida de casa para o trabalho? Comer fora todos os dias sai muito caro e nem todo mundo recebe vale-refeição, que é próprio para isso.
Portanto, uma das melhores dicas para economizar é levar comida de casa. Além disso, pode ser uma alternativa saudável para o corpo e o bolso.
Existem sites que oferecem cupons de desconto para refeições. Quando o consumidor faz pagamentos à vista, muitas vezes é oferecido desconto de até 10% na compra. Não é vergonha nenhuma perguntar sobre essa possibilidade.
Quando for ao supermercado, faça sempre uma lista de compras com tudo que precisa e não fuja disso. Pesquise também se a rede de supermercados oferece descontos ou clube de fidelidade.
Além do supermercado, essa lista de compras serve para adquirir roupas, acessórios e outros itens de desejo. Dê uma olhada no guarda-roupa antes de sair e compre apenas aquilo que precisa.
Leia também | Moda consciente: 5 dicas baratas para renovar o armário
Muitas pessoas acabam comprando roupa nova para uma festa específica. Já que é apenas para um dia, que tal pedir emprestado? Sempre pode haver um amigo ou parente que consegue emprestar.
Busque eventos gratuitos na sua cidade: peças de teatro, exposições, sessões de cinema, programas ao ar livre. Pesquisando bem é possível encontrar a opção ideal e que não pesa no bolso.
Para garantir a economia de energia, o ideal é entender como equilibrar o uso da energia natural e da elétrica.
Uma sugestão simples é usar a iluminação natural. Abra a janela e deixe o sol entrar. Assim, é possível reduzir a necessidade de ligar luzes artificiais.
Outra ação muito efetiva é trocar as lâmpadas de alto consumo por outras que apresentam melhor performance. Por isso, o ideal é evitar lâmpadas incandescentes e substituir todas elas por lâmpadas de LED, que têm melhor custo-benefício.
Leia também | Como economizar energia com 7 dicas simples
Com o aumento da gasolina de tempos em tempos, tem sido um desafio economizar no combustível.
Para conseguir ter alívio no orçamento, é importante pensar em todas as
alternativas:
● combinar caronas com os amigos e dividir o custo;
● usar o transporte público;
● usar o transporte por aplicativo.
Todas essas 12 dicas são simples, mas se aplicadas com constância farão total diferença no bolso e na saúde financeira.
Para saber como está o momento de sua vida financeira, o Serasa Score é um ótimo parâmetro. Trata-se da pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito.
Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:
Data de publicação 13 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 10 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 11 de setembro de 202410 minutos de leitura