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Auxílio Reconstrução: tire suas dúvidas

Famílias atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul têm direito a apoio financeiro de R$5.100.

Publicado em: 7 de junho de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Carteira de Trabalho e Previdência Social com cédulas de dinheiro brasileiras e bandeira brasileira em segundo plano

As famílias diretamente atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul já começaram a receber o Auxílio Reconstrução, apoio financeiro de R$5.100 pago pelo Governo Federal. A proposta é que a quantia ajude na retomada da vida de famílias que perderam móveis, eletrodomésticos ou até mesmo a casa nas cheias.

O Governo Federal estima que cerca de 138 mil famílias estão habilitadas a receber o benefício. Dois lotes de pagamento único já foram liberados a 99,8 mil dessas famílias. Entenda quem ainda pode solicitar o auxílio e quais as etapas para fazer o cadastramento.

Assista | Como se inscrever no Cadastro Único

O que é o Auxílio Reconstrução?

O Auxílio Reconstrução é um apoio financeiro destinado às famílias que ficaram desabrigadas ou desalojadas, residentes de áreas diretamente atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul e que perderam bens. O benefício foi criado por meio de uma medida provisória publicada dia 21 de maio.

O auxílio destina uma parcela única de R$5.100 para a recuperação de bens perdidos pelas famílias habilitadas. Serão contempladas famílias de 369 municípios gaúchos. Para receber a quantia, os cidadãos precisam fazer um cadastramento junto à prefeitura municipal de seu município.

O pagamento depende do envio correto das informações pelos municípios e da confirmação dos dados pelo responsável familiar. Quando antes esse processo ocorre, mais rápido o beneficiário tem acesso ao dinheiro.

Leia também | Onde existe auxílio cesta básica no Brasil?

Quem tem direito ao Auxílio Reconstrução?

Famílias desalojadas ou desabrigadas durante as enchentes do Rio Grande do Sul, que ocorreram entre abril e maio de 2024. Para ter direito ao auxílio, a família precisa ser residente de uma área diretamente afetada de um dos municípios que tiveram situação de emergência ou de calamidade decretada.

O pagamento de R$5.100 é por família, e não por cidadão.

Documentos necessários para solicitar o Auxílio Reconstrução

  • As prefeituras exigem as seguintes informações para completar o cadastro:

  • ●     nome completo e CPF do responsável familiar (de preferência uma mulher);
  • ●     nome completo e CPF dos demais integrantes da família;
  • ●     endereço completo;
  • ●     telefone para contato.


A maior parte das prefeituras disponibiliza um cadastro online e aceita também o cadastramento presencial. Este processo será diferente em cada cidade, algumas prefeituras abriram cadastros dentro do site do município, outras criaram um formulário do Google para preenchimento, por exemplo.

Em alguns casos, é exigida a apresentação da documentação impressa ou digital – ou do boletim de ocorrência caso os documentos tenham sido perdidos nas inundações. É importante verificar qual o procedimento adotado na sua cidade para o cadastramento.

Como fazer o Auxílio Reconstrução em cada cidade

  • Não há um cadastro único para todas as cidades do Rio Grande do Sul – cada município criou a sua forma de cadastramento para esta primeira etapa. Confira como fazer o cadastro nas maiores cidades do estado atingidas pelas enchentes:

  • ●     Porto Alegre – as famílias devem se cadastrar no Registro Unificado ou procurar um dos 12 pontos de cadastramento na cidade.
  • ●     Caxias do Sul – quem ainda não se cadastrou deve entrar em contato pelo WhatsApp (54) 98418-8476.
  • ●     Canoas – a prefeitura disponibiliza um cadastro online e aceita pedidos presenciais.
  • ●     Pelotas – a prefeitura encerrou o cadastramento online.
  • ●     Santa Maria - a prefeitura encerrou os mutirões de cadastramento.
  • ●     Novo Hamburgo – é preciso preencher um cadastro online.
  • ●     São Leopoldo – é preciso preencher o cadastro Ajuda Tchê.
  • ●     Passo Fundo – o cadastro é feito presencialmente na Escola das Profissões (Avenida Brasil Leste, 839)

Como solicitar o Auxílio Reconstrução

  1. Faça o cadastro

    O cadastramento para o auxílio precisa ser feito junto à prefeitura municipal, online ou presencialmente (informe-se sobre o processo na sua cidade).

     

  2. Aguarde o processamento

    As prefeituras são responsáveis por analisar os dados cadastrados e encaminhar o pedido ao Governo Federal, que fará o cruzamento de informações.

     

  3. Confirme seus dados

    O responsável familiar precisa confirmar os dados no sistema do Auxílio Reconstrução, acessado com uma conta gov.br.

     

  4. Monitore o pagamento

    Após a confirmação do cidadão, os dados serão enviados à Caixa Econômica Federal, que fará o pagamento. Para verificar se o dinheiro já foi liberado, a orientação é acessar periodicamente o Auxílio Reconstrução.

     

  5. Receba o auxílio

    Se o beneficiário já for correntista da Caixa, o pagamento único será depositado diretamente na conta. Se o cidadão não tiver conta, a Caixa abrirá automaticamente uma conta-poupança para depositar o auxílio, que pode ser movimentado pelo app Caixa Tem (Android e iOS). Não é preciso ir pessoalmente a uma agência.

Perguntas frequentes sobre o Auxílio Reconstrução


Em quantas vezes o benefício será depositado?

O depósito de R$5.100 é único. O governo faz o repasse em lotes, mas cada responsável familiar já recebe o benefício completo quando o dinheiro cai na conta.

É preciso prestar contas do uso do dinheiro?

Não. Cada família decide qual a melhor forma de utilizar o recurso, que pode ser usado para comprar móveis ou eletrodomésticos, por exemplo.

Quando receberei o auxílio na conta?

Quanto antes os dados forem enviados pela prefeitura e confirmados no sistema, mais rápido será depositado o valor.

Quem recebeu o Saque Calamidade tem direito ao Auxílio Reconstrução?

Sim, esses benefícios são independentes. O Saque Calamidade foi liberado para trabalhadores atingidos pela enchente que tinham saldo no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O Auxílio Reconstrução não depende do Fundo de Garantia.

Quem mora de aluguel tem direito ao auxílio?

O pagamento é para os moradores do imóvel, sejam inquilinos ou proprietários.

Quem mora de aluguel tem direito ao auxílio?

O pagamento é para os moradores do imóvel, sejam inquilinos ou proprietários.

Qual o conceito de família para receber o auxílio?

Para os benefícios, considera-se família a unidade composta por um ou mais indivíduos que tenham suas despesas vinculadas ao grupo familiar e que morem no mesmo domicílio.

Preciso fazer parte do Cadastro Único para receber o Auxílio Reconstrução?

Não é preciso estar inscrito no Cadastro Único. Basta fazer o cadastro conforme as orientações da prefeitura do seu município.

Quem é beneficiário do Bolsa Família poderá receber o auxílio?

Sim, pois os benefícios são independentes. Quem recebe o Bolsa Família e perdeu bens na enchente pode receber o auxílio também. Entretanto, se o beneficiário não passou por essa situação, não tem direito ao Auxílio Reconstrução.

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