13º dos aposentados: como funciona a antecipação
13º dos aposentados: como funciona a antecipaçãoData de publicação 28 de abril de 20256 minutos de leitura
Publicado em: 10 de abril de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
A nova CIN - Carteira de Identidade Nacional é um documento que utiliza o mesmo número do CPF. Entenda como funciona a CIN, como emitir o novo documento, quais são suas diferenças em relação ao RG tradicional e como obter a versão física ou acessar de forma digital.
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento de identificação criado pelo Governo Federal, através do Decreto nº 10.977/2022.
A CIN conta com padrão nacional e número único para todas as unidades da federação, igual ao do CPF do cidadão. O objetivo de utilizar um número único é ampliar a segurança e reduzir os problemas de fraudes no Brasil, mantendo ainda o que exige a Lei Geral de Proteção de Dados.
A nova carteira de identidade está disponível em formato digital, em papel e cartão.
O documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender às necessidades dos cidadãos. Assim, a CIN vai ajudar a evitar a fragmentação de sistemas, que antes poderiam ter informações divergentes em cada localidade, além de dispensar o uso de documentos diferentes em uma mesma ocasião, como CPF e RG, entre outros.
Uma das principais inovações incorporadas pela CIN é o QR Code, que foi incluído no documento e se tornou uma opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados.
O documento também conta agora com uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ). Isso torna possível usar a CIN como um documento de viagem, desde que haja acordo entre países, como no caso dos países do bloco do Mercosul.
Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também tem a opção digital disponível no aplicativo gov.br.
Para fazer a emissão do documento, basta agendar o pedido nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Como exemplo, confira o passo a passo indicado no site do Ceará:
Acesse o sistema do seu estado.
Compareça ao local no dia do agendamento, na data e no horário agendado.
Apresente os documentos originais (versão física ou digital): o cidadão deve apresentar CPF regular junto à Receita Federal. Isso significa que primeiro é preciso saber se está com o ‘nome sujo’ e, se estiver, regularizar a situação primeiro. Também é preciso apresentar a certidão de nascimento, no caso de quem é solteiro, ou casamento atualizada, para casados, separados, divorciados e viúvos, ou Certificado de Naturalização.
Na data presencial, será coletada sua assinatura, digitais e fotografia.
Por fim, vá até o posto de atendimento na data e no horário informado no protocolo recebido no dia do atendimento presencial para receber sua CNI.
Para solicitar uma CIN, é necessário que as pessoas levem as suas certidões de nascimento, caso sejam solteiras, e de casamento atualizadas em outros casos.
O tempo médio de entrega nos diferentes estados pode variar. O Estado de São Paulo, por exemplo, não especifica quanto tempo pode demorar entre o pedido e a hora de receber a CIN.
Já no Estado do Paraná, o prazo para a expedição e entrega da CIN dependerá da validação das informações e da entrega, mas pode ocorrer entre 5 e 20 dias úteis após a solicitação.
A primeira emissão em papel da CIN é gratuita. Porém, alguns estados emitem a CIN em cartão policarbonato e, se quiser este modelo de cartão, o documento tem um custo para o cidadão.
Todos os modelos físicos (papel ou cartão) têm correspondente em formato digital disponível no aplicativo GOV.BR e gratuito.
Com o aplicativo oficial do gov.br, qualquer cidadão consegue ter uma carteira de documentos digitais no seu celular. Esse espaço inclui diversos documentos que servem para te identificar e estarão disponíveis ali, entre eles a CIN digital.
Se for seu primeiro acesso no portal, saiba como abrir uma conta no gov.br.
Além de negociar aproveitando ofertas de empresas parceiras, com a plataforma Serasa as pessoas também podem consultar sua situação financeira e analisar se há débitos ou oportunidades. Para isso, acesse a plataforma Serasa e verifique se possui pendências financeiras em seu CPF.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 28 de abril de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 28 de abril de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 28 de abril de 20255 minutos de leitura