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Como atualizar o Cadastro Único

Saiba como atualizar o Cadastro Único para não perder benefícios sociais

Atualizado em: 5 de julho de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Ministério da Fazenda – Governo Federal. O Desenrola Brasil é uma iniciativa que visa renegociar dívidas de pessoas físicas cadastradas no Cadastro Único do Ministério da Fazenda.

O CadÚnico é a porta de entrada para acessar diversos benefícios sociais do governo, tanto federais como estaduais ou municipais. Para usufruir dos benefícios, é preciso manter os dados sempre em dia. Assim, é imprescindível saber como atualizar o Cadastro Único, já que é pré-requisito para se manter ativo nos programas.

Entenda aqui o que é o CadÚnico, por que é necessário fazer a atualização e como fazer isso de forma online.

Assista | Como se inscrever no Cadastro Único

O que é o Cadastro Único

O Cadastro Único (ou simplesmente CadÚnico) é uma plataforma que reúne e identifica quem são e onde estão as famílias de baixa renda e extrema pobreza no Brasil. Isso facilita a seleção dos beneficiários aos programas e políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal.

  • Ele é pré-requisito para a participação nesses programas e serviços sociais disponibilizados, como:
  •  
  • ●    Bolsa Família;
  • ●    Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • ●    Auxílio-Inclusão;
  • ●    Minha Casa, Minha Vida;
  • ●    Auxílio-Gás;
  • ●    tarifa social de energia elétrica e água;
  • ●    contribuição facultativa de baixa renda ao INSS;
  • ●    ID Jovem, documento a jovens de baixa renda que permite meia-entrada para eventos culturais e esportivos;
  • ●    isenção na taxa de inscrição em concursos públicos;
  • inscrição gratuita no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem);
  • ●    reserva de vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

Para se inscrever no CadÚnico, é preciso comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa, levando um documento de identidade com foto, CPF de todos os integrantes da família e comprovante de residência. No entanto, mais do que se inscrever, também é fundamental manter os dados e informações sempre atualizados.

Leia também | Como saber se fui aprovada no Cadastro Único?

Por que a atualização do CadÚnico é necessária

A atualização dos dados é fundamental para manter o benefício ao longo do tempo. Isso porque o risco da desatualização pode levar à suspensão, ao bloqueio ou até à perda do benefício. Afinal, a própria plataforma faz um acompanhamento automático de quem ainda se enquadra em cada programa, excluindo quem está fora.

Além disso, a atualização cadastral assegura que o governo tenha informações precisas sobre as condições de vida das famílias, possibilitando a implementação de políticas públicas mais eficazes.

A atualização do CadÚnico é necessária a cada dois anos, no máximo. Porém, sempre que houver alguma alteração nos dados, como mudança de endereço, de emprego e renda ou do número de pessoas na família e na mesma residência (com nascimentos ou mortes), é necessário providenciar a atualização o quanto antes.

Como conferir se as informações estão atualizadas no Cadastro Único

Quem está inscrito no Cadastro Único tem o dever de conferir se os dados e informações que constam na plataforma estão atualizadas ou desatualizadas.

Para checar isso, basta seguir o passo a passo:

Pelo portal do Cadastro Único 

  • ●        Acesse o portal do Cadastro Único.
  • ●        Clique em iniciar.
  • ●        Preencha os dados da conta gov.br.
  • ●        Clique em “consultar”.
  • ●        Espere aparecer uma janela com informações ou atualização.

Pelo aplicativo

  • ●        Baixe gratuitamente o aplicativo do Cadastro Único nas lojas Google Play (para aparelhos Android) ou App Store (para aparelhos Apple).
  • ●        Abra o app do CadÚnico.
  • ●        Clique em “entrar”.
  • ●        Preencha os dados da conta gov.br.
  • ●        Clique em “consultar”.

Por telefone 

  • ●        Ligue gratuitamente para o canal de atendimento do Ministério da Cidadania (0800 707 2003), das 7h às 19h (de segunda a sexta-feira) e das 10h às 16h (nos finais de semana e feriados).
  • ●        Selecione a opção 5.

Como atualizar o Cadastro Único pela internet

  • Para saber como atualizar o Cadastro Único pela internet, o caminho também é simples. Basta seguir o passo a passo: 
  •  
  • ●        Acesse o app ou site do CadÚnico.
  • ●        Insira os dados de login e senha cadastrada no gov.br.
  • ●        Selecione a opção “atualização cadastral”.
  • ●        Atualize todas as informações necessárias.
  • ●        Insira as novas informações ou confirme as existentes.
  • ●        Anexe os documentos necessários para comprovar as novas informações.
  • ●        Clique em “enviar cadastro”.

 

Em alguns casos, será necessário comparecer diretamente no CRAS para finalizar a atualização por meio de entrevistas ou confirmação de dados. Mas isso costuma ser informado pela própria prefeitura ao beneficiário.

Dicas para evitar erros durante o processo

Não basta apenas saber como atualizar o Cadastro Único sem redobrar os cuidados na hora de preencher as novas informações. Afinal, tão importante quanto manter os dados em dia, é também evitar erros durante o processo.

  • Confira algumas dicas de como fazer isso:
  •  
  • ●        Certifique-se de que a conexão de internet está estável para evitar interrupções ou retrabalho durante o processo, pois isso pode levar a informações incorretas.
  • ●        Revise todas as informações inseridas antes de confirmar o envio para garantir que estão corretas.
  • ●        Tenha todos os documentos necessários, já digitalizados e prontos para anexar.
  • ●        Garanta também que seu número de telefone e e-mail estejam corretos para receber notificações sobre a atualização.

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