Como economizar nos presentes de Natal: 5 dicas práticas
Como economizar nos presentes de Natal: 5 dicas práticasData de publicação 17 de dezembro de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 17 de dezembro de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
Na correria de fim de ano, é comum que muitas pessoas recorram às compras de última hora para decorar a casa, preparar a ceia e presentear familiares e amigos no Natal. O problema quando isso acontece são as consequências financeiras: preços mais altos, estoques reduzidos, compras por impulso e possível endividamento.
A boa notícia é que, mesmo quando não foi possível planejar com antecedência, ainda dá para economizar, priorizar o essencial e evitar que as celebrações pesem no bolso.
Neste conteúdo, você vai entender melhor sobre os riscos de deixar as comprar para a última hora e conferir dicas que ajudam a tomar decisões mais conscientes e econômicas mesmo com pouco tempo — aproveite para garantir organização financeira para o final de 2025 e começo de 2026.
Quando o mês de dezembro chega, a demanda por presentes, alimentos para a ceia e itens de decoração cresce rapidamente. Isso provoca alguns efeitos típicos da época:
Todos esses fatores podem levar a um gasto maior do que o planejado e até o acúmulo de dívidas logo no começo do ano, período em que as contas já tendem a ser mais pesadas.
Leia também | Como ter segurança nas compras de Natal pela internet
Mesmo trabalhando sob pressão, ainda é possível tomar decisões inteligentes e proteger o orçamento durante as celebrações de fim de ano. Para evitar descontroles durante as compras:
Estabeleça um limite total de gastos, incluindo presentes, ceia, amigo secreto e deslocamentos. Divida esse valor por categoria e tente não sair do planejado. Se possível, use um app de controle financeiro para manter os registros organizados e conseguir visualizar tudo rapidamente.
Antes de sair comprando, vale listar o que é realmente necessário, o que é dispensável e o que pode esperar. Priorize o que não pode faltar e ajuste o restante conforme o orçamento. Isso ajuda a evitar compras duplicadas, impulsivas ou desnecessárias.
Quando falta tempo para ir às compras dos presentes de Natal, para fugir das armadilhas das compras de última hora uma boa alternativa é presentear com experiências e serviços, como preparar um jantar, entregar um “vale-tarefa”, montar uma sessão de cinema em casa, oferecer uma aula de algo que você domina. Presentes assim têm um valor afetivo alto, dispensam o tempo de compra e não exigem um grande investimento.
Janeiro é tradicionalmente um mês de gastos mais altos: matrícula e material escolar, IPVA, IPTU e reajustes nos valores de serviços. Ao fazer compras em dezembro, considere essas despesas para evitar começar o ano com o orçamento muito apertado.
Leia também | 10 dicas práticas para fazer compras inteligentes
As comemorações podem ser especiais sem comprometer o orçamento. Algumas escolhas inteligentes garantem economia sem afetar o clima natalino.
O canal da Serasa no YouTube reúne conteúdos sobre organização financeira, controle de gastos, planejamento e decisões mais conscientes — especialmente úteis para quem quer aproveitar as festas sem comprometer o orçamento.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira por meio de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos te ajudam a cuidar do seu dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar seu Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais!
Data de publicação 17 de dezembro de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 17 de dezembro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 17 de dezembro de 20257 minutos de leitura