Entrar
Navegação do blog
  1. Carteira Digital
  2. Blog
  3. Compras Inteligentes

10 dicas práticas para fazer compras inteligentes

Saiba como economizar fazendo compras com inteligência e estratégia.

Publicado em: 29 de abril de 2024

Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Vista lateral da seção intermediária de uma mulher irreconhecível pagando por relógio inteligente via NFC seu pedido em uma loja ou café

É possível fazer compras inteligentes. Ou seja, adquirir o que se deseja, economizando, ou até mesmo ganhando outros benefícios a partir da aquisição. 

Neste artigo, confira 10 dicas práticas para fazer compras com inteligência e manter o orçamento saudável. 

Assista | O que são gastos invisíveis?

Como fazer compras inteligentes?

Compras inteligentes são aquelas que, quando feitas, não acarretam prejuízos ao orçamento da pessoa ou da família. Ou seja, foram planejadas, pesquisadas, comparadas e, então, adquiridas com segurança. 

E mais, compras inteligentes podem trazer ainda outros benefícios para além do próprio produto ou serviço originalmente adquirido. É o caso de compras feitas com cartão de crédito que acumulam pontos ou milhas, por exemplo, ou em lojas que pagam cashback.

Outro fator importante para comprar com inteligência é avaliar as formas de pagamento das compras, se é possível conseguir descontos em caso de pagamentos à vista, ou se parcelar sem juros é uma possibilidade. 

Além de verificar a política de troca, devolução e entrega, sobretudo para compras em lojas online. 

Leia também | Como conseguir desconto: dicas para economizar

Mas como fazer compras inteligentes na prática? Confira 10 dicas

Confira as dicas abaixo para fazer compras inteligentes e manter o orçamento em dia. 

  1. Avalie a necessidade e planeje a compra

    É muito importante, antes de fazer qualquer compra, refletir sobre a real necessidade daquela aquisição e organizar as contas para fazer a compra da melhor maneira possível. 

    Pode, por exemplo, ser mais vantajoso aproveitar uma promoção e parcelar sem juros no cartão. Ou, valer mais a pena juntar o dinheiro por um tempo (investindo, por exemplo), para conseguir comprar à vista e negociar descontos maiores.

    Leia também | Compra à vista ou a prazo? O que é melhor para o seu bolso?


  2. Evite comprar por impulso

    Comprar por impulso nunca é indicado. Esse tipo de aquisição acontece sem pesquisas e sem planejamento, motivada, na maioria das vezes, por desejos momentâneos e sem necessidade, sem considerar as consequências futuras dessas compras. 

    É preciso lembrar que a conta literalmente chega e a satisfação momentânea de um desejo tem um custo (que pode ser alto, caso a pessoa se endivide para manter este hábito). 

    Leia também | Compras por impulso: como evitar esse hábito?


  3. Faça pesquisa sobre a qualidade do produto/marca, serviço ou loja

    Para fazer compras inteligentes é muito importante verificar a qualidade/durabilidade dos produtos e a confiabilidade das lojas e das marcas. 

    Para isso, vale a pena pesquisar a reputação das empresas em sites e fóruns especializados na experiência do consumidor. Além de ver o que dizem da marca/produto nas redes sociais. 

    No caso de eletrodomésticos, por exemplo, é interessante também conhecer os produtos em lojas físicas antes de adquiri-los pela internet. 


  4. Utilize comparadores de preços e ative alertas para receber notificações quando o valor diminuir

    Comparador de preço é uma ferramenta que pode auxiliar o consumidor a economizar na hora de fazer suas compras. Ou seja, uma excelente forma de fazer compras inteligentes. 

    Na internet, existem várias opções. Além de comparar preços, alguns sites fazem análises e comparam até mesmo os recursos disponíveis em produtos similares.

    É possível também registrar alertas de preços, que notificam os consumidores quando o item desejado tiver uma baixa no preço.  

    Leia também | Saiba como um comparador de preços pode ajudar você a economizar


  5. Aproveite promoções e datas sazonais (Dia das Mães, Pais, Crianças, Black Friday, Dia do Consumidor, etc) ou compre “fora de época”

    Promoções são excelentes maneiras de fazer compras inteligentes. Mas é fundamental, antes, ter monitorado o preço dos produtos que deseja adquirir para saber se realmente o desconto é real e vantajoso. 

    Outra estratégia para economizar é comprar produtos fora de época. Por exemplo, roupas de frio durante o verão ou presentes de Natal na Black Friday. 


  6. Verifique a existência de cupons de descontos para lojas online

    Muitas lojas online disponibilizam cupons de desconto para seus consumidores. Antes de fechar um carrinho, verifique se este é o caso. 

    No próprio site pode aparecer o cupom ou é possível pesquisar em sites específicos de desconto a existência de um vale para aquela loja. 


  7. Leia os termos e condições de troca, devolução, garantia, além de verificar os preços do frete

    Não faz uma compra inteligente quem não lê as condições de troca, devolução, garantia ou política de frete. Principalmente para compras online, ter conhecimento destes pontos é fundamental para evitar problemas futuros. 


  8. Negocie valores e descontos de acordo com a forma de pagamento

    Sempre que possível, procure negociar os valores e pedir descontos. Dependendo do tipo de produto, pode haver grandes margens para abatimentos (móveis planejados, por exemplo). 

    Se for o caso, ofereça também entradas em dinheiro para obter descontos mais elevados. 


  9. Inscreva-se em programas de fidelidade para conseguir descontos

    Muitas empresas contam com programas de fidelidade. No longo prazo, pode valer a pena e significar descontos importantes. 

    Produtos utilizados com recorrência e até mesmo laboratórios que fabricam remédios costumam oferecer programas do tipo, sem cobrar qualquer taxa pela utilização. 


  10. Verifique se a loja oferece cashback

    Cashback é uma forma de devolver ao consumidor parte do dinheiro gasto com a compra efetuada. Ou seja, além de levar o produto, ganha-se um “presente” que pode, muitas vezes, ser revertido em dinheiro ou descontos para novas compras.

    Leia também | Comprar online: vantagens e desvantagens dessa tendência

Por que planejar os gastos ajuda a fazer compras inteligentes?

Planejar os gastos é o primeiro passo para quem quer fazer compras inteligentes. Afinal, é este planejamento que revela se determinada aquisição cabe ou não no orçamento da pessoa ou da família com tranquilidade. 

Quando o assunto é consumo, planejamento é o oposto de impulso. Quem compra por impulso dificilmente reflete sobre a necessidade daquela aquisição, tem o hábito de parcelar muitas compras e, por isso, já tem boa parte da renda comprometida com a fatura do cartão de crédito. 

Além disso, não tem “tempo” para pesquisar os melhores preços ou refletir em estratégias para economizar e fazer compras inteligentes. 

Por isso, além de ajudar a fazer compras com mais inteligência, planejar os gastos também auxilia a manter as finanças saudáveis e incentiva as pessoas a controlarem o orçamento de maneira mais ativa. 

Leia também |  Planeje-se com a Tabela Financeira da Serasa

Conheça a Carteira Digital Serasa

Além de compras inteligentes, é possível pagar contas com inteligência, utilizando a tecnologia a seu favor.

A Carteira Digital Serasa permite pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura, além de fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos no Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento. 

Para acessar: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS ou Android).
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados