Guia essencial para criação de sites: tudo o que precisa saber
Guia essencial para criação de sites: tudo o que precisa saberData de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Publicado em: 16 de abril de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Uma boa alimentação é a base para ter qualidade de vida. É por isso que esse é um direito de todo cidadão brasileiro. Uma das formas de garantir esse direito são programas como o Cartão Prato Cheio, benefício criado pelo Governo do Distrito Federal para transferir um valor mensal a famílias em insegurança alimentar e nutricional. As informações do cartão podem ser acessadas de diferentes formas, uma delas é através do número do seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Descubra neste artigo como consultar o Prato Cheio pelo CPF.
O Cartão Prato Cheio existe para auxiliar famílias na compra de alimentos e garantir, com isso, o direito humano à alimentação adequada. O benefício é pago pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes).
O valor mensal é de R$250,00 para cada família e é pago em nove parcelas iniciais. Depois desse período o cidadão precisa passar por novo atendimento socioassistencial no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região ou na unidade em que estiver sendo acompanhado. O cartão é pessoal e não pode ser transferido para outros membros da família ou terceiros.
Antes de tudo, o cidadão precisa saber se tem direito ao benefício. Para isso, é possível consultar essa informação utilizando apenas o número do CPF. Confira o passo a passo:
Acesse o site GDF Social.
No canto esquerdo da tela, procure a opção Consulta Prato Cheio.
Clique no botão Consulta dessa opção.
Insira o número do seu CPF e data de nascimento, e clique em na caixa Não sou um robô para autenticar seu acesso e evitar fraudes no sistema.
Pressione Avançar.
O sistema vai informar se você é beneficiário do Programa Cartão Prato Cheio.
Se constar que a pessoa tem direito ao benefício, as informações sobre os locais de retirada do cartão aparecerão nessa mesma página.
Se preferir, o cidadão pode ter mais informações também pelo telefone da Central de programas sociais operacionalizados pelo BRB no telefone (61) 3029-8440.
Por telefone ou pelo site citados acima, o beneficiário do programa vai descobrir onde retirar o cartão. É importante que essa retirada seja feita exclusivamente pelo titular do auxílio, já que ele precisa apresentar documento original com foto e o CPF cadastrado no programa.
Segundo o governo do DF, ao receber o cartão a pessoa beneficiada pode desbloqueá-lo de três formas:
Pelo aplicativo BRB Social.
Em contato com a central de programas sociais operacionalizados pelo BRB no telefone (61)3029-8440.
Presencialmente na própria agência do BRB.
Para saber sobre o saldo ou extrato do cartão, o cidadão pode consultar essas informações no aplicativo BRB Social. O prazo máximo para o desbloqueio do cartão é de dois meses a partir da disponibilização do benefício pela Sedes. Passado esse período, os valores pagos serão estornados à Secretaria.
Assim que tiver o cartão, a pessoa já pode fazer o desbloqueio do benefício. Com o cartão desbloqueado, o primeiro pagamento já estará disponível para uso. Com a parcela de R$250,00 mensais, é possível fazer compras na função débito em estabelecimentos alimentícios.
Em caso de perda do cartão, o próprio usuário será o responsável pelo custo de emissão de uma segunda via, por isso é importante guardar e cuidar bem o cartão. Se for necessário adquirir a segunda via do cartão, é preciso entrar em contato com uma agência do BRB, em que será cobrada a taxa de R$10,00 para o novo cartão. O prazo máximo de entrega será de 15 dias úteis e o cartão ficará disponível para retirada na agência próxima ao endereço residencial que o usuário informou no momento do cadastro.
Leia mais | Cadastro Único: como receber os benefícios sociais?
O governo do Distrito Federal disponibiliza canais de atendimento para os beneficiários do Programa Cartão Prato Cheio que ainda tiverem dúvidas sobre o benefício. São eles:
Dúvidas e solicitações sobre operações bancárias e cartões (perda, roubo, bloqueio, desbloqueio), devem ser feitas em contato com o Banco de Brasília.
Data de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
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