Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Conta Bancaria

Quais os tipos de conta bancária disponíveis?

Conheça os tipos de conta bancária e as principais diferenças entre eles.

Publicado em: 28 de agosto de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Gerenciando bancos on-line no café

No sistema financeiro brasileiro, são três os principais tipos de conta bancária: a conta depósito (conta corrente ou conta poupança), a conta salário (que só pode ser aberta por um empregador) e a conta de pagamentos (que só pode ser utilizada para pagamentos de contas, boleto ou transferências tipo Pix, DOC ou TED).

Além dessas, existem outros tipos de contas que na verdade são variações ou subtipos de contas focadas em determinados públicos, como conta corrente para estudantes universitários ou empreendedores, ou ainda conta de pagamento digital. 

Conheça os principais tipos de conta bancária disponíveis e saiba como escolher a ideal para administrar as finanças.

Assista | Conta conjunta: vale a pena?

Quais os tipos de conta bancária que existem no Brasil?

Confira a lista com os principais tipos de conta bancária que existem no país.

Conta de depósitos

A conta de depósito é uma das mais conhecidas. Ela se divide em dois subtipos: conta corrente e conta poupança.

Esse tipo de conta oferece as funções mais utilizadas: depósitos, pagamentos, operações de crédito, transferências e investimentos.

Leia também | Qual o melhor banco digital para guardar dinheiro?


Conta corrente

A conta corrente é um tipo de conta de depósito que permite diversos tipos de movimentações financeiras no dia a dia.

Pode ser usada para depositar e sacar dinheiro, usar cartão de crédito e débito, utilizar cheques, pagar contas, fazer aplicações e realizar transferências.

Todas as entradas e saídas de dinheiro da conta podem ser acompanhadas pelo extrato bancário.

Geralmente as instituições financeiras oferecem atendimento pelo internet banking ou aplicativo, para que algumas transações possam ser feitas de forma online.

A maior parte das contas correntes são oferecidas por bancos tradicionais, que têm agências físicas e atendimento presencial.

Diferentes pacotes de serviços com diferentes taxas também são ofertados. É importante saber que todo banco é obrigado a oferecer uma conta corrente com uma cesta básica de serviços, sem a cobrança de tarifas. Essa é uma determinação do Banco Central, descrita na Resolução nº 3.919.

Esse pacote gratuito inclui: 4 saques por mês (no caixa eletrônico ou na agência); 2 transferências entre contas do mesmo banco; 2 extratos no caixa eletrônico; 1 talão de cheque com 10 folhas por mês (se a conta oferecer); fornecimento da 1a via do cartão de débito.

Leia também | Como funciona e o que é conta corrente?


Conta poupança

A conta poupança é um tipo de conta de depósito que na verdade é uma aplicação financeira. Ao depositar dinheiro nessa conta (caderneta de poupança), o valor passa a render juros mensais.

Desde 2012, o rendimento da poupança se baseia na taxa de juros básica da economia brasileira, a Selic, seguindo as regras abaixo:

  • ●      Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial (TR).
  • Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + TR.
  • ●      A conta poupança só permite as funções de saque, depósito e transferência.


Leia também | Conta poupança: o que é e como funciona?

Conta de pagamentos

A conta de pagamento, diferentemente da conta de depósitos, permite apenas o pagamento de contas, faturas e boletos, além da realização de transferências via Pix, TED ou DOC.

Ela pode ser aberta em diversas instituições financeiras e não financeiras, como bancos, fintechs e carteiras digitais.

Leia também | Contas de pagamento: o que são para que servem?

Conta salário

Destinada a trabalhadores com carteira assinada, serve exclusivamente para o recebimento da remuneração mensal.

Geralmente é aberta pela empresa que está contratando.

Esse tipo de conta é mais limitada que uma conta corrente, já que seu objetivo é apenas ser um canal de pagamento. Até por isso, não são cobradas taxas na conta salário.

Leia também | Como transferir da conta salário para conta corrente?

Outros tipos de conta bancária


Conta universitária

A conta universitária é uma conta corrente oferecida exclusivamente para quem está cursando ensino superior.

Ela é válida somente durante o curso, e sua grande vantagem é a oferta de tarifas mais baratas, compatíveis com a renda dos universitários, além de dispensa de comprovação de renda para abertura da conta, cartão de crédito com limite, cheque especial e benefícios como meia-entrada em eventos, cinemas e teatros.

Leia também | Conta Universitária: como funciona e quais as vantagens

Conta digital

A conta digital também é um tipo de conta corrente, mas é operada exclusivamente pela internet, sem a possibilidade de atendimento presencial.

O usuário faz todas as transações por meio do aplicativo da instituição. Até mesmo a abertura da conta pode ocorrer pelo celular ou computador.

Até por isso, é uma conta barata (muitos bancos digitais oferecem contas do tipo 100% gratuitas).

Leia também | O que é conta digital? Vale a pena ter uma?

Conta para menores de idade

Contas correntes específicas para crianças e adolescentes têm se tornado cada vez mais comuns. Tanto bancos tradicionais quanto bancos digitais têm investido nessa ideia e criado propostas de conta focadas nesse público.

Elas são abertas e gerenciadas pelos pais, enquanto o menor de idade recebe um cartão de débito ou crédito para aprender a usar e cuidar do dinheiro.

Leia também | Como solicitar cartão de débito para menor de 18 anos

Conta empresarial ou PJ (pessoa jurídica)

A conta empresarial é destinada a pessoas jurídicas. É uma conta corrente que serve para ser utilizada exclusivamente na administração do negócio.

Para quem tem uma empresa, é fundamental ter uma conta para pessoa física e outra para pessoa jurídica, separadas. Assim fica mais fácil separar as despesas pessoais das despesas do negócio.

Geralmente nos bancos tradicionais as contas PJ cobram tarifas. Porém, já existem fintechs e bancos digitais que disponibilizam conta PJ 100% gratuita, até mesmo com emissão de boletos, por exemplo.

Ao ter uma conta PJ, quem tem o próprio negócio também consegue ter acesso a linhas de crédito destinadas exclusivamente para a empresa.

Leia também | Como abrir conta PJ pela internet

Conta conjunta

A conta conjunta também é um tipo de conta corrente ou conta poupança. A diferença é que ela tem mais de um titular. Geralmente é aberta por pessoas que dividem receitas e despesas, como casais e familiares.

Ao contrário da conta bancária tradicional, a conta conjunta admite diversos responsáveis pela sua movimentação, sem limite de CPFs que podem ser incluídos. A conta conjunta pode ser de dois tipos:

  • ●      Solidária: pode ser movimentada por qualquer um dos titulares sem a necessidade de autorização de outros membros.
  • ●      Simples (ou fracionária): qualquer movimentação deve ser aprovada por todos os titulares, por meio de assinatura física ou digital.

Como decidir qual tipo de conta de abrir

Com tantos tipos de conta bancária disponíveis, saiba como escolher qual abrir.

  • ●      Saiba bem o que busca em uma conta. Avalie quais tipos de serviço uma conta precisa oferecer para atender a suas demandas.
  • ●      Pesquise as tarifas e os custos para evitar gastar com taxas desnecessárias e por serviços que não utiliza.
  • ●      Verifique se a conta oferece opções de investimento e alternativas de crédito (cartão de crédito, cheque especial e empréstimo, por exemplo).
  • ●      Analise a reputação da instituição financeira e confira o que as pessoas dizem sobre a experiência como clientes daquele banco.
  • ●      Verifique se a instituição é autorizada pelo Banco Central.
  • ●      Reflita se ter cheques, boletos e outros serviços de pagamento é importante ou não.
  • ●      Avalie se ter gerente e agência física é essencial ou se um banco digital pode atender a suas expectativas.

Buscando cartão de crédito? Conte com a Serasa

O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.

Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:

  • ●     Acesse Serasa Crédito via site ou app (Android e na iOS) e faça login ou cadastro.
  • ●     Atualize seu perfil para melhores alternativas.
  • ●     Confira o serviço desejado: cartão, empréstimo ou conta digital.
  • ●      Compare opções sugeridas.
  • ●     Escolha e finalize a contratação em minutos após aprovação.


*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados