Valores a receber: como resgatar o dinheiro esquecido
Valores a receber: como resgatar o dinheiro esquecidoData de publicação 17 de setembro de 202410 minutos de leitura
Atualizado em: 30 de julho de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
A conta salário é diferente da conta corrente em muitos aspectos. Este artigo explica o que é, para que serve e se é possível abrir uma conta salário pela internet.
Conta salário é um tipo de conta em banco que surgiu especialmente para o recebimento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e outros benefícios.
Ou seja, ela é aberta exclusivamente a pedido do empregador, e não é possível receber pagamento de outras fontes que não sejam da empresa que abriu a conta originalmente.
Por ser uma conta exclusiva para o pagamento de salário, tem movimentação restrita e geralmente não oferece cheques.
Qualquer trabalhador pode abrir uma conta salário, desde que a empresa tenha um convênio com o banco (para pagamentos de salários) e tenha feito a solicitação de abertura.
Nesse ponto, vale ressaltar que as empresas não são obrigadas a oferecer esse tipo de conta para os funcionários.
Assim, se a empresa não oferecer essa opção, basta ter uma conta corrente normal para receber o salário corretamente.
Não é possível para um trabalhador abrir conta salário pela internet por conta própria.
Antes de tudo, é preciso que a empresa tenha convênio com o banco e sinalize que os funcionários farão a abertura da conta.
Algumas vezes, as empresas conseguem incluir o formulário de abertura de conta na documentação que o funcionário precisa preencher no momento da contratação e, assim, evitar a ida ao banco.
Não. Como é a empresa que faz o convênio com o banco, é ela que escolhe qual instituição financeira terá a conta salário dos seus funcionários.
No entanto, é possível usar a conta apenas para receber o pagamento e imediatamente transferir, sem custos, para uma conta corrente no banco que preferir.
Não! Inclusive essa é a principal vantagem da conta salário. O banco não pode cobrar nada para abrir e manter a conta salário, mesmo que não haja movimentação.
Também é possível fazer, sem qualquer cobrança, o pedido de transferência automática do salário para uma conta corrente normal, operação conhecida como portabilidade de salário.
O banco tem de 5 a 10 dias úteis a partir do pedido para fazer o cadastro da portabilidade.
Depois de finalizada, o salário cai na conta escolhida pelo trabalhador no mesmo dia em que o empregador faz o depósito na conta salário original (exceto se o pagamento for efetuado após as 17h ou em um fim de semana, nesses casos, cairá na conta no dia útil seguinte).
O banco só pode fazer algum desconto de empréstimos, financiamentos e outros créditos na conta salário se o trabalhador autorizar. A autorização precisa ser assinada, não serve só “de boca”.
É comum que as empresas ofereçam empréstimo consignado para os funcionários por meio da conta salário. Caso não haja a opção do consignado, os bancos podem propor empréstimos pessoais. Fique de olho nas taxas de juros antes de escolher qualquer alternativa de crédito.
As contas salário também geralmente não oferecem a opção de cheque especial. Ou seja, não é possível ficar no negativo, quando acaba o saldo, não dá mais para usar até cair mais um pagamento.
Além disso, mesmo quem tem alguma dívida no nome pode abrir uma conta salário. Isso porque o consumidor só vai usar a conta para receber o pagamento.
Assim como a abertura é feita a pedido da empresa em que se trabalha, o encerramento também.
Isso significa que a empresa precisa avisar o banco que um funcionário pediu demissão ou foi demitido para então encerrar a conta.
Em alguns bancos, o encerramento também acontece após 180 dias da última movimentação quando a conta apresentar saldo igual a zero.
Até mesmo pessoas negativadas podem abrir e movimentar contas salário caso a empresa contratante autorize a abertura, já que não é possível obter crédito por meio desse tipo de conta.
Confira outras dúvidas frequentes sobre conta salário.
Não é possível receber transferências e depósitos de terceiros na conta salário. Somente a empresa que contratou a pessoa e solicitou a abertura da conta salário pode fazer depósitos nessa conta. terá autonomia para fazê-lo, já que ela é exclusiva para o recebimento de rendimentos relacionados ao trabalho.
Além da conta salário, é preciso ter uma conta corrente principal para fazer outras transações no dia a dia.
Não é possível.
Sim, basta utilizar o cartão para fazer os saques.
Não! Por determinação do Banco Central, o Pix só pode ser usado nas contas tradicionais. Dessa forma, a conta salário não pode fazer Pix.
Não, a conta salário é de uso exclusivo da empresa em que se trabalha no momento. Ou seja, caso mude de empresa, outra conta salário precisará ser aberta (se a empresa optar por pagar por meio de conta salário e tiver convênio com algum banco).
Sim, a empresa não é obrigada a usar conta salário. Depende das regras internas da empresa e se possui ou não convênio com algum banco.
Quem já tem uma conta corrente ou poupança e não tem interesse em abrir uma conta salário pode verificar com a empresa se o depósito do salário pode ser feito diretamente em outra conta (em caso afirmativo, basta informar os dados da conta).
Não, a conta salário não pode ser conjunta.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 17 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 13 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 10 de setembro de 202410 minutos de leitura