CPF irregular: identifique e resolva a situação com dicas prát...
CPF irregular: identifique e resolva a situação com dicas práticasData de publicação 30 de setembro de 20243 minutos de leitura
Publicado em: 5 de setembro de 2023
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
A portabilidade de salário é um direito garantido desde 2018 e que permite ao trabalhador escolher em que banco gostaria de receber o pagamento do mês.
Saiba como solicitar a portabilidade e as vantagens desse recurso.
Leia também | Conheça os principais direitos trabalhistas
A portabilidade de salário é um direito que o trabalhador tem de receber o pagamento mensal no banco que desejar – inclusive um banco 100% digital.
Normalmente, o pagamento é depositado em uma conta-salário em um banco escolhido pelo empregador. Entretanto, o trabalhador pode escolher transferir o salário diretamente para outra instituição que lhe traga mais benefícios, sem pagar nada por isso.
A conta salário não deixa de existir e o empregador vai continuar depositando o pagamento no mesmo banco, mas a transferência para uma nova conta será automática todo mês.
Leia também | Qual a melhor conta bancária para o seu bolso
Ao considerar a portabilidade, é importante entender melhor o que é uma conta-salário. Essa modalidade de conta tem algumas regras especiais:
Para poder movimentar melhor o dinheiro, é possível conectar a conta salário a outro tipo de conta no mesmo banco (como conta corrente ou poupança) ou então solicitar a portabilidade salarial.
Leia também | 9 dúvidas sobre o décimo terceiro salário
Depois de uma alteração na regra feita pelo Banco Central em 2018, ficou mais fácil pedir para receber o salário em outro banco. Antes era necessário começar a solicitar a mudança no banco de origem. Hoje basta preencher o pedido na instituição em que se deseja receber o salário.
Confira o passo a passo:
Sim. Depois que a portabilidade é solicitada e finalizada, o salário cai na nova conta no mesmo dia em que o empregador faz o depósito na conta salário original. Entretanto, se o pagamento for efetuado após as 17h ou em um fim de semana, ele cairá na conta no dia útil seguinte.
A portabilidade é interessante para os usuários e para os bancos – é a garantia de ganhar um cliente cujo dinheiro circulará mensalmente pela instituição. Por isso, alguns bancos oferecem vantagens a quem faz a portabilidade.
Aos clientes, é uma boa oportunidade de pagar menos taxas e aproveitar os serviços que as instituições oferecem pela transferência do salário, mas é importante prestar atenção às condições e comparar as propostas de cada banco.
Confira o que alguns dos maiores bancos do país oferecem para receber a portabilidade:
A portabilidade de salário por si só não aumenta nem diminui o Serasa Score – a pontuação de crédito que indica ao mercado a probabilidade de um consumidor pagar as contas em dia.
Entretanto, a mudança pode representar mais oportunidade de crédito para o trabalhador. Isso ocorre por questões de política interna do banco, que considera vários fatores para liberar crédito a um correntista. Para a instituição financeira, um cliente que recebe seu salário pelo banco representa mais segurança de pagamento.
Alguns bancos, como o Nubank, oferecem a oportunidade de empréstimo pessoal a juros menores aos clientes que fizerem a portabilidade salarial.
Leia também | Posso fazer portabilidade de salário mesmo devendo ao banco?
Outra forma de ter acesso a boas oportunidades de crédito, com juros e condições mais vantajosos, é ter um bom Serasa Score. Quanto melhor o histórico e o momento financeiro de um consumidor, maior será a pontuação.
É importante conhecer e acompanhar o Serasa Score para entender como está a sua vida financeira. O próprio site ou aplicativo da Serasa aponta quais fatores estão afetando a pontuação positiva ou negativamente.
Para consultar o Serasa Score, siga o passo a passo:
Data de publicação 30 de setembro de 20243 minutos de leitura
Data de publicação 6 de setembro de 20243 minutos de leitura
Data de publicação 21 de agosto de 20243 minutos de leitura