Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Custo De Vida Em Sc

Saiba como é o custo de vida em Santa Catarina

Entenda como é viver nas principais cidades de Santa Catarina em relação ao custo de vida.

Publicado em: 25 de setembro de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

imagem aérea com drone na beira mar ao pôr do sol em Florianópolis Santa Catarina com a roda gigante

Santa Catarina vem despontando no cenário nacional não só em razão de suas belezas naturais. Os números que o estado ostenta também surpreendem quem se interessa em conhecer melhor a região. Santa Catarina é o segundo estado que mais cresceu no país nos últimos 12 anos, conforme o Censo Demográfico de 2022. Não por acaso, o custo de vida em Santa Catarina costuma acompanhar esse crescimento, o que pode ser um ponto negativo para quem pensa em se mudar para o estado catarinense.

O que é custo de vida?

O custo de vida é o valor necessário que uma pessoa precisa desembolsar todos os meses para viver em determinado lugar. Ele inclui gastos com aluguel, supermercado, farmácia, lazer e todas as despesas básicas de uma pessoa ou família. Por isso, antes de se mudar para uma cidade, é preciso estar atento ao custo de vida, pois tem impacto na vida financeira dos moradores daquele local.

Leia também | Inflação hoje: como ela afeta os brasileiros

Qual a vantagem de morar em Santa Catarina?

Santa Catarina é destaque em qualidade de vida, geração de empregos e preservação das belezas naturais. A economia é diversa, o ecossistema de inovação avança cada vez mais e os indicadores são diferenciados: o Estado tem a quinta maior arrecadação federal do país (R$107,3 bilhões), o sexto maior PIB (R$455,6 bilhões) e a menor taxa média de desemprego do país (3,9%), cinco pontos percentuais abaixo da média brasileira, segundo uma reportagem recente da Revista Valor Econômico.

Todos esses fatores positivos, porém, podem elevar o custo de vida, especialmente nas cidades maiores.

Florianópolis e Grande Florianópolis

A capital Florianópolis é uma das cidades mais cobiçadas do país. É famosa pelas praias, pelas reservas naturais e pela vida noturna badalada. Além disso, tem um fluxo turístico intenso na alta temporada, que vai de dezembro a março. Tudo isso faz com que ela tenha um alto custo de vida, que, no entanto, pode variar bastante entre os bairros e, principalmente, entre as cidades vizinhas, da região metropolitana.

Muita gente não sabe, mas Florianópolis não é só uma ilha. Também há uma parte continental espalhada antes da Ponte Hercílio Luz, principal cartão-postal da cidade. Trata-se do chamado Continente, que se divide em diversos bairros, como Coqueiros, Estreito e Capoeiras, por exemplo. Geralmente na parte continental de Florianópolis o custo com alimentação e aluguel, por exemplo, é menor do que na ilha.

O mesmo pode ser dito das cidades vizinhas, que fazem parte da Grande Florianópolis. A maior delas, São José, que chega a se misturar aos bairros continentais da capital, consegue ter um custo de vida ainda menor, especialmente no que diz respeito à moradia. Essa realidade se repete também com Palhoça e Biguaçu, outras cidades muito próximas de Florianópolis.

Balneário Camboriú e arredores

Balneário Camboriú (BC) é responsável pelo maior custo de vida em Santa Catarina. A cidade é também uma das mais caras do país, e o principal item que empurra esse índice para cima é a moradia. O ranking FipeZAP+, elaborado para acompanhar o mercado de imóveis no país, mostra que BC ocupa o topo do metro quadrado mais caro do Brasil num levantamento feito entre 50 cidades avaliadas. Todos os demais gastos fixos também estão em um patamar alto.

Assim como acontece com Florianópolis, a cidade vizinha – Camboriú – também pode apresentar um custo de vida menor. As demais cidades da região, no entanto, também têm custo de vida alto. Itapema e Itajaí, que são importantes polos econômicos no Estado, por exemplo, têm um custo de vida equivalente ao de BC. Isso pode ser explicado porque se trata de uma região cuja economia não depende só do turismo. Balneário Camboriú e arredores têm infraestrutura consistente, o que consolida a qualidade de vida da região.

Itajaí, por exemplo, tem um porto que é responsável por boa parte da economia da região. Segundo a Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), no mês agosto de 2023 o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 1.479.322 toneladas, das quais 801.139 toneladas foram destinadas à exportação e 678.183 toneladas à importação.

Custo de vida em Santa Catarina nas demais regiões

Embora as cidades litorâneas sejam as mais lembradas, Santa Catarina também tem outras regiões que acabam atraindo a atenção de muita gente. Cidades de todos os portes, com atrativos diferentes, e muitas delas geograficamente bem localizadas. Confira:

  • ● Sul do Estado: Criciúma e Tubarão, também próximas do mar;
  • ● Norte do Estado: Joinville, a mais populosa do Estado e sede de um grande polo industrial;
  • ● Vale do Itajaí: Blumenau e Jaraguá do Sul, conhecidas pela infraestrutura econômica e pela segunda maior Oktoberfest do mundo (no caso de Blumenau);
  • ● Serra Catarinense: São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra são cidades nacionalmente famosas em razão do inverno rigoroso, com neve esporádica;
  • ● Oeste: Chapecó e região formam um importante polo industrial, em especial do setor alimentício.

 

Esses são alguns exemplos em que o custo de vida em Santa Catarina pode ser mais acessível que no litoral e nas cidades turísticas mais procuradas do estado. No entanto, sempre vale a pena também pesquisar nos municípios vizinhos a essas cidades-polo. Se pesquisar bem, é possível encontrar locais mais baratos para morar.

Leia também | Impactos do endividamento no comportamento do brasileiro

Crédito para ajudar nas mudanças de vida

Quem está em busca de cidades com melhor custo de vida em Santa Catarina é porque tem o estado como radar para uma eventual mudança de vida. A Serasa pode ajudar nesse processo, por meio do Serasa Crédito, serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.

Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:

  • ● Acesse o Serasa Crédito via site ou app (Android e na iOS) e faça login ou cadastro.
  • ● Atualize seu perfil para melhores alternativas.
  • ● Confira o serviço desejado: cartão, empréstimo ou conta digital.
  • ● Compare as opções sugeridas.
  • ● Escolha e finalize a contratação em minutos após aprovação.

 

*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 1 de 5

Artigos relacionados