Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Dia Dos Professores

Dia dos Professores: dicas para comemorar a data

Conheça a história da data, os desafios educacionais e financeiros, além de dicas para homenagear os professore

Publicado em: 21 de setembro de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Educação, cinco anos e professor com crianças em sala de aula para aprendizagem, apoio e motivação. Estudo, avaliação e desenvolvimento com aluno e mulher na escola para celebração, exame e resultado

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor (ou Dia dos Professores). Esse é o tipo de comemoração que pode trazer muitas lembranças por parte dos alunos e muita reflexão por parte dos educadores e da sociedade toda. Por isso, é uma data que merece o devido respeito.

Dados do Censo Escolar 2022, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que existem 2,3 milhões de professores na educação básica brasileira.

Neste conteúdo, entenda como surgiu a data comemorativa, como homenagear os professores e dicas para que os próprios educadores enfrentem os desafios da profissão.

Assista | Como um professor pode aprender Educação Financeira com seus alunos - Serasa Ensina

Como surgiu o Dia dos Professores?

No Brasil, o Dia dos Professores é comemorado todos os anos no dia 15 de outubro, sendo considerado um feriado escolar – apenas as escolas não realizam suas atividades nesse dia.

A origem do Dia do Professor remete a 1827, quando no dia 15 de outubro daquele ano o imperador D. Pedro I emitiu uma lei a respeito do então chamado Ensino Elementar.

Essa lei estipulou o salário dos professores, as diretrizes de estudos dos alunos e definiu que todas as cidades deveriam ter Escolas de Primeiras Letras – o equivalente ao Ensino Fundamental.

Em outras palavras, o dia 15 de outubro de 1827 foi um marco no desenvolvimento da educação em nosso país por conta dessa lei.

Mais de 100 anos depois, o professor Salomão Becker, do estado de São Paulo, fez uma proposta para que o dia 15 de outubro fosse um dia de folga para os professores, o que acabou sendo bem recebido.

O Dia dos Professores foi oficializado em todo o país em 1963 por meio do Decreto Federal nº 52.682.

Como homenagear os professores no dia 15 de outubro?

O Dia dos Professores deve ser uma data de reflexão sobre o impacto que um educador tem no desenvolvimento de uma pessoa. Assim, deve ser uma data de ações que indiquem respeito e reconhecimento desses profissionais.

Confira algumas dicas e sugestões de homenagens:

Envie mensagens de agradecimento

Uma maneira simples, mas especial, de celebrar o Dia dos Professores é enviar mensagens de agradecimento aos educadores que tiveram um impacto positivo em sua vida ou na vida de seus filhos. 

Pode ser uma mensagem escrita, um e-mail, uma carta ou até mesmo uma mensagem nas redes sociais.

Dê presentes simbólicos

Outra dica é presentear um professor querido com algo simbólico, como flores, uma caneca personalizada, um livro relacionado à área de ensino dele ou qualquer outra lembrança que demonstre gratidão.

Entregue cartões feitos à mão

Um cartão feito à mão é uma maneira especial de expressar seu apreço. Por isso, crie um cartão personalizado com palavras de gratidão e incentivo.

Participe ativamente das aulas

Caso seja estudante, uma maneira maravilhosa de celebrar o Dia dos Professores é sempre participar ativamente da aula, fazer perguntas, demonstrar interesse e respeito pelo professor ou professora.

Organize uma festa ou almoço

Caso faça parte de uma instituição de ensino, uma dica é organizar uma festa, um almoço ou um café especial para os professores. Isso proporciona um momento de confraternização e homenagem.

Participe de programas de reconhecimento

Algumas instituições de ensino ou organizações oferecem programas de reconhecimento para os professores. Os alunos podem indicar um professor excepcional para receber um prêmio ou reconhecimento especial.

Leia também | Cursos online para melhorar o currículo

Professores: dicas de enfrentamento dos desafios educacionais e financeiros

Sabemos que o nosso país enfrenta grandes desafios na educação – e os professores, na linha de frente, acabam enfrentando também. Além disso, a área financeira é outro ponto de atenção para os educadores.

Por isso, confira algumas dicas para enfrentar esses desafios, tanto na área educacional quanto na área financeira:

Desafios educacionais

  • ●     Desenvolvimento profissional: mantenha-se atualizado com as últimas tendências educacionais, participe de cursos de desenvolvimento profissional e esteja disposto a adaptar suas práticas pedagógicas.
  • ●     Relacionamento com os alunos: crie um ambiente de sala de aula positivo e inclusivo, estabelecendo relacionamentos construtivos com os alunos. O apoio emocional pode ter impacto duradouro.
  • ●     Recursos educacionais: busque recursos educacionais gratuitos e online para enriquecer suas aulas, reduzindo a dependência de materiais caros.
  • ●     Colaboração: trabalhe em equipe com outros professores para compartilhar ideias, estratégias e recursos. A colaboração pode tornar o ensino mais eficaz e menos isolado.

Desafios financeiros

  • ●     Orçamento: crie um orçamento detalhado para controlar as finanças. Priorize despesas essenciais e reduza gastos supérfluos.
  • ●     Reserva de emergência: reserve parte de sua renda mensal para uma reserva de emergência. Isso ajuda a cobrir despesas inesperadas sem recorrer a empréstimos.
  • ●     Benefícios e descontos: pesquise por benefícios e descontos disponíveis para educadores – como programas de assistência financeira e descontos em lojas.
  • ●     Geração de renda extra: considere oportunidades de geração de renda extra, como tutoria, cursos particulares ou atividades freelancer relacionadas à sua área de especialização.
  • ●     Planejamento financeiro a longo prazo: planeje-se para o futuro, investindo em aposentadoria complementar ou previdência privada, se possível. Quanto mais cedo começar, melhor.
  • ●     Apoio profissional: se estiver enfrentando dificuldades financeiras, considere procurar aconselhamento financeiro de um profissional.

 

Leia também | A importância da educação financeira nas escolas

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4 de 5

Artigos relacionados