IPVA: é melhor pagar à vista ou parcelado?
Descubra qual a melhor forma de ficar em dia com o IPVA, imposto anual que incide sobre os automóveis.
Atualizado em 19 de janeiro de 2023
O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é um tributo estadual cobrado anualmente de quem tem veículo – como carro, moto, ônibus etc. Ele não incide sobre transportes que não circulam em terra, como barcos e lanchas, por exemplo.
Uma curiosidade é que, ao contrário do que muita gente pensa, o IPVA não tem relação direta com a situação das ruas e estradas. O valor arrecadado não é necessariamente usado na melhoria do asfalto ou da sinalização. Ele é dividido entre estado e município e é encaminhado para investimentos também em outras áreas, como saúde e educação.
Leia também | Quais os débitos de veículo obrigatórios por lei?
Qual é o valor do imposto?
O valor a ser cobrado no IPVA varia dependendo do estado brasileiro no qual o veículo está registrado. Cada um aplica uma alíquota, normalmente entre 1% e 4%, que é multiplicada pelo valor do automóvel. Ou seja, quanto mais caro for o veículo, mais alta é a conta do IPVA.
O desconto aplicado ao quitar o pagamento em cota única também varia em cada estado. Alguns governos estaduais chegam a dar descontos de até 15% no pagamento do IPVA à vista, como é o caso do Espírito Santo. Assim, para o motorista que tem dinheiro disponível, é uma boa oportunidade para pagar menos imposto, especialmente se o IPVA for dos mais caros.
Porém, alguns estados, como Santa Catarina, não costumam oferecer desconto para o pagamento à vista.
Confira, por exemplo, o desconto concedido pelos estados do Sudeste para quem paga o imposto em cota única:
IPVA 2023 São Paulo: se o governo mantiver o acordo de 2022, dará 9% de desconto para quem paga em cota única e no primeiro mês do ano
IPVA 2023 RJ: se o governo mantiver o acordo de 2022, dará 3% de desconto
IPVA 2023 MG: se o governo mantiver o acordo de 2022, dará 3% de desconto
IPVA 2023 ES: 15% de desconto
Todo mundo precisa pagar IPVA?
Nem todos os contribuintes precisam pagar o imposto, pelo menos não integralmente. No caso do IPVA PcD, aplicado para pessoas com deficiência, muitos estados isentam a taxa para veículos até uma faixa limite de valor.
Há ainda isenção para motoristas que usam o veículo como instrumento de trabalho e para carros mais antigos. Cada estado tem leis específicas para essas aplicações, sempre vai depender de onde foi feito o emplacamento do automóvel.
Parcelamento do IPVA vale a pena?
A decisão de pagar o IPVA à vista ou parcelado vai depender de vários fatores. Para escolher o que é melhor para você, verifique o desconto oferecido no seu estado e pondere de acordo com a sua atual situação financeira.
Fique de olho no desconto
Se você tiver o dinheiro na mão e não for pesar no orçamento do mês, é uma boa ideia aproveitar o desconto. Isso porque em geral ele é maior que o rendimento das aplicações financeiras. Aqui cabe fazer um cálculo para ver se compensa. Outra vantagem de pagar à vista é não correr o risco de esquecer as datas dos pagamentos futuros e ter de pagar multa pelo atraso.
Consulte as condições
Se você optar pelo parcelamento, verifique as condições de pagamento. A quantidade de parcelas pode mudar de um estado para outro. Anote ou inclua na sua planilha financeira as datas dos próximos vencimentos para não atrasar.
Cuide do orçamento
Independentemente de escolher pagar o IPVA à vista ou parcelado, tenha certeza de que o valor não vai atrapalhar o seu orçamento. Procure não entrar no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito para quitar o imposto. Isso porque os juros dessas opções são muito maiores.
Como pagar o IPVA?
Uma maneira de pagar é acessar a página do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado, informar o Renavam do veículo e emitir uma guia de recolhimento. O boleto pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas, terminais de autoatendimento ou pelo aplicativo do seu banco.
Em alguns estados, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, é possível também se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam e fazer o pagamento no caixa ou nos canais de atendimento do banco.
Como consultar o número do Renavam?
O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores. O número está indicado no documento do automóvel, o CRLV, que é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. É um código que registra os dados e o status do automóvel, do momento em que é vendido pela primeira vez até a sua “morte”, quando sai de circulação.
Assista | Como pagar os débitos do veículo em um só lugar
Pague o IPVA por meio de uma carteira digital
Outro modo de pagar o IPVA 2023 é por meio da Carteira Digital Serasa. Com a parceria entre a Serasa e a empresa Zapay, o boleto pode ser pago à vista via Pix (com o acréscimo de uma pequena taxa) ou de forma parcelada pelo cartão de crédito.
Além do IPVA, é possível também negociar e pagar outros débitos veiculares, como o seguro DPVAT, licenciamento ou multas. O serviço é gratuito é fácil de usar, veja o passo a passo:
• Baixe o app da Serasa (iOS ou Android) ou acesse o site.
• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
• Faça o login.
• Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.