Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Ipva A Vista Ou Parcelado

É melhor pagar IPVA à vista ou parcelado?

Confira os prós e contras, além dos critérios a serem avaliados antes de pagar o IPVA à vista ou parcelado.

Atualizado em: 22 de janeiro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

O boleto IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). É um imposto brasileiro que se aplica à propriedade de veículos.

Depois de se informar sobre os valores e prazos de vencimento do imposto do veículo, muitos contribuintes se perguntam: é melhor pagar o IPVA à vista ou parcelado?

A maioria dos estados oferece descontos no pagamento à vista e também a opção de parcelamento. Em 2024, por exemplo, apenas o Distrito Federal não concedeu descontos no pagamento à vista do imposto. O estado de Santa Catarina não divulgou se haverá descontos.

Portanto, este artigo ajuda a avaliar os prós e contras para ajudar na decisão entre pagar IPVA à vista ou parcelado.

Assista | Como pagar débitos veiculares online? - Serasa Ensina

Qual é o valor do IPVA?

O valor a ser cobrado no IPVA varia dependendo do estado brasileiro no qual o veículo está registrado.

Cada um aplica uma alíquota, normalmente entre 1% e 4%, que é multiplicada pelo valor venal do veículo. Ou seja, quanto mais caro ele for, maior o valor do IPVA. 

O desconto aplicado ao quitar o pagamento em cota única também varia em cada estado. Alguns governos estaduais chegam a dar descontos de até 28% no pagamento do IPVA 2024 à vista, como é o caso do Rio Grande do Sul. Assim, para o motorista que tem dinheiro disponível, é uma boa oportunidade para pagar menos imposto, especialmente se o IPVA for dos mais caros. 

Porém, alguns estados, incluindo o Distrito Federal, não costumam oferecer desconto para o pagamento à vista.

Confira o calendário e o desconto à vista em todos os estados.

Leia também | Saiba tudo sobre o IPVA 2024

Pagar IPVA à vista ou parcelado: prós e contras

Antes de tomar a decisão entre pagar o IPVA à vista ou parcelado, confira vantagens e desvantagens dessas duas opções:

Pagamento do IPVA à vista: vantagens

  • ●     Desconto: em geral, alguns estados oferecem desconto para pagamento à vista do IPVA (chamado de cota única). Esse desconto pode variar de 5% a 28%, dependendo do estado.
  • ●     Liberdade: o proprietário do veículo fica livre de se preocupar com as datas de vencimento das parcelas.
  • ●     Equilíbrio financeiro: o pagamento à vista pode ajudar o proprietário do veículo a manter o equilíbrio financeiro, pois o valor do imposto é debitado uma única vez.

Pagamento do IPVA à vista: desvantagens

  • ●     Necessidade de recursos disponíveis: o proprietário do veículo precisa ter o valor total do imposto disponível para pagá-lo à vista sem comprometer o pagamento das despesas mensais.
  • ●     Afeta a reserva de emergência: caso o valor seja retirado da reserva de emergência, ela naturalmente sofre uma redução. Nesse caso, será preciso encontrar meios de abastecer a reserva antes de outra emergência surgir.

Pagamento parcelado do IPVA: vantagens

  • ●     Flexibilidade: o proprietário do veículo pode escolher o número de parcelas que deseja pagar, de acordo com sua capacidade financeira.
  • ●     Divulgação do valor: o valor das parcelas do IPVA é divulgado com antecedência, o que permite ao proprietário do veículo se planejar financeiramente.
  • ●     Não afeta a reserva de emergência: caso haja orçamento mensal disponível para pagar as parcelas, o valor do IPVA não compromete a reserva de emergência – dinheiro que deve ser utilizado somente em caso de emergência.

Pagamento parcelado do IPVA: desvantagens

  • ●     Sem desconto: o pagamento parcelado do IPVA geralmente não oferece desconto.
  • ●     Possibilidade de atraso: o proprietário do veículo precisa ficar atento às datas de vencimento das parcelas para evitar multas e juros por atraso.
  • ●     Dívida em andamento: pagar IPVA parcelado significa uma dívida aberta por alguns meses. Então, é preciso planejar bem para não cair na inadimplência.

 

Leia também | Dívida ativa IPVA: o que é e como regularizar

Como tomar a decisão entre pagar IPVA à vista ou parcelado

Para tomar a decisão entre pagar o IPVA à vista ou parcelado, leve em consideração os seguintes critérios:

Desconto à vista

Verifique se há desconto para pagamento à vista em seu estado. Se a condição financeira permitir, essa opção pode ser mais econômica a longo prazo.

Planejamento financeiro

Avalie a sua situação financeira. Se o pagamento à vista comprometer muito o orçamento mensal, pode ser mais sensato optar pelo parcelamento, evitando apertos financeiros.

Possibilidade de antecipação

Verifique na secretaria da Fazenda de seu estado se é possível antecipar o pagamento das parcelas sem a incidência de juros. Algumas instituições permitem que o contribuinte antecipe as próximas parcelas. Isso pode ser vantajoso para quem eventualmente receber uma quantia extra.

Situação econômica do país

Considere a situação econômica do país. Em momentos de instabilidade econômica, pagar à vista pode ser mais seguro, já que evita compromissos financeiros futuros em um cenário incerto.

Tabela Financeira Serasa

Salve uma cópia da nossa planilha e organize suas finanças


Quer guardar dinheiro para realizar um sonho, trocar de carro ou ainda quitar aquela dívida que tira seu sono?

Não importa o motivo, a Serasa está com você! Clique no botão abaixo e salve uma cópia da nossa planilha financeira e mantenha a organização das finanças sempre em dia.

Como pagar o IPVA

Escolhendo o IPVA à vista ou parcelado, uma maneira de pagar é acessar a página do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Nesse caso, informe o Renavam do veículo e emita uma guia de recolhimento. O boleto pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas, terminais de autoatendimento ou pelo aplicativo do seu banco.  

Em alguns estados, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, é possível também se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam e fazer o pagamento no caixa ou nos canais de atendimento do banco.

Outra maneira simples e que permite o parcelamento em até 12 vezes é por meio da Carteira Digital Serasa.

Parcele ou pague à vista o IPVA na Carteira Digital Serasa

e segura, incluindo débitos veiculares, como o IPVA, licenciamento e multas, com opções de parcelamento.

Por meio dela, é possível fazer recargas de celular, efetuar pagamentos de diversos boletos, organizar as contas, pagar acordos no Serasa Limpa Nome.

Para acessar:

  • ●      Baixe o app da Serasa (iOS ou Android).
  • ●      Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●      Faça o login.
  • ●      Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.
serasa score

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados