Doces para vender: ideias e dicas
Doces para vender: ideias e dicasData de publicação 6 de dezembro de 202413 minutos de leitura
Publicado em: 27 de agosto de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Ao começar a investir, uma das decisões mais importantes é escolher a instituição adequada para aplicar o dinheiro. Para saber qual o melhor banco para fazer investimento, é importante avaliar itens como a reputação da instituição, os serviços que oferece e se combina com seu perfil de investidor.
Conheça algumas formas de avaliar qual o melhor banco.
Antes de entender como encontrar o melhor banco para fazer investimento, é importante definir que tipo de aplicação será feito, de acordo com o perfil do investidor. Isso porque nem todas as instituições têm o mesmo leque de investimentos.
Conheça algumas das principais formas de investir no mercado financeiro:
São títulos que representam uma parcela do capital social de uma empresa. As negociações são feitas na bolsa de valores e precisam ser intermediadas por uma corretora. É um investimento de renda variável, por isso não é recomendo para investidores conservadores.
São títulos públicos, considerados uma aplicação de baixo risco, que funcionam como se o investidor emprestasse dinheiro ao governo federal. A rentabilidade é fixa e a liquidez é garantida pelo Tesouro Nacional.
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) funciona de forma parecida ao Tesouro Direto, mas nesse caso o investidor está “emprestando” dinheiro aos bancos. É considerado um dos investimentos de renda fixa mais rentáveis.
Os fundos são aplicações formadas por vários investidores, e a administração é feita por uma empresa gestora. Existem diversos tipos de fundos, podem ser de ações, imobiliários ou de títulos públicos, entre outros.
Como em praticamente todas as situações de prestação de serviços, não há uma resposta única para definir qual o melhor banco para fazer investimento. Cada tipo de cliente pode necessitar de diferentes soluções, por isso há bancos para vários perfis de investidor.
Entretanto, há alguns itens que sempre devem ser avaliados ao escolher uma instituição para investir ou até mesmo para abrir uma conta corrente.
O ideal é encontrar um equilíbrio entre estes pontos: um banco menor pode oferecer mais retorno de rentabilidade, mas não apresenta a mesma segurança que um banco tradicional, por exemplo.
Verifique se a instituição é certificada para operar o tipo de investimento desejado. As corretoras com permissão para negociar na bolsa de valores, por exemplo, estão citadas no portal da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os bancos habilitados para comercializar títulos públicos podem ser conferidos no site do Tesouro Direto.
Todas as instituições autorizadas a oferecer produtos financeiros, em vários segmentos, estão listadas no site do Banco Central.
Confira se a instituição é participante do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Esse fundo funciona como uma garantia de que o patrimônio do investidor será preservado se o banco sofrer uma intervenção ou quebrar. Entretanto, nem todo investimento é garantido pelo FGC.
Procure entender como é o atendimento ao cliente e quais ferramentas estão disponíveis na infraestrutura digital da instituição. Vale procurar qual a experiência dos clientes em plataformas como o Reclame Aqui, por exemplo.
Quando o tipo de investimento já está definido, é imprescindível comparar os custos administrativos e o rendimento oferecido. Os bancos não aplicam as mesmas taxas e uma instituição em que é vantajoso abrir uma conta corrente pode não ser a melhor para investir em previdência privada, por exemplo.
Um diferencial dos bancos digitais é que eles têm oferecido rendimentos automáticos para os valores depositados na conta digital. São menos vantajosos que um investimento de fato, mas rendem mais que a poupança.
Esse rendimento é baseado no Certificado de Depósito Interbancário (CDI), um índice que acompanha a taxa Selic e é usado como referência no mercado financeiro. Hoje, render 100% do CDI significa uma valorização de 10,40% ao ano (considerando o acumulado dos últimos 12 meses).
Compare o rendimento das contas digitais de alguns dos principais bancos e instituições financeiras:
Banco | Rendimento da conta digital |
---|---|
Nubank | 100% do CDI |
Banco Pan | 100% do CDI |
Will Bank | 100% do CDI |
PagBank | 100% do CDI |
Banco do Brasil | 100% do CDI |
PicPay | 102% do CDI |
Mercado Pago | Até 105% do CDI |
Leia também | Qual o melhor banco digital para guardar dinheiro
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 6 de dezembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 6 de dezembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 5 de dezembro de 202413 minutos de leitura