Entrar

Conheça os tipos de ações disponíveis na bolsa de valores

Entenda quais são os principais tipos de ações negociadas na bolsa de valores e o impacto de cada uma na sua carteira de investimentos!

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 27 de março de 2022.

Quer começar a investir na bolsa de valores, mas ainda não entende ou conhece quais são os tipos de ações que existem?

É normal se sentir confuso sobre como começar e quais são as melhores e mais rentáveis ações. Hoje, você vai entender as principais características desses ativos e como eles se encaixam na sua carteira de investimentos.

Entenda mais sobre fundos de investimento.

Quais são os tipos de ações que existem?

Para garantir que você receba exatamente o que espera, é importante ser estratégico ao escolher a ação que fará parte da sua carteira de investimentos. Para isso, é essencial que você entenda as características específicas de cada tipo de ação.

O mercado de investimentos é composto principalmente por duas ações muito comuns: ON e PN, sendo a primeira ação ordinária e a segunda ação preferencial. A principal diferença entre elas é a forma como se distribui os proventos obtidos a partir dos lucros desse ativo.

Ações ON

Ao garantir uma ação ordinária, você compra uma pequena fração da empresa que permite ter voto de investidor, ou seja, em qualquer medida e ação que essa empresa passar, você fará parte do grupo que dará o aval para isso, logo, você participa das decisões da companhia.

Por outro lado, caso essa empresa seja liquidada ou entre em falência, você só recebe o seu dinheiro de volta depois que os acionistas preferenciais e os credores forem quitados. Estas são as ações de final “3”. Exemplos: VALE3 e WEGE3.

PN

Esse tipo de ação, como o próprio nome diz, oferece mais vantagens e benefícios para quem a garante.
Essas ações dão acesso antecipado e preferencial à liquidação das ações de uma companhia, sendo você e os outros acionistas preferenciais os primeiros a receberem os dividendos. Estas são as ações com final “4”. Exemplos: ITUB4 e PETR4.

As ações preferenciais são tão necessárias que em casos mais sérios, quando não existem lucros suficientes a serem distribuídos a todos os acionistas, os preferenciais são os primeiros a receber a liquidez, ou seja, apresenta muito mais segurança do que as ações ordinárias, geralmente compradas no mercado.

Além destas, há mais alguns tipos de ações no mercado:

Units

Se você não quer abrir mão de nenhuma das vantagens que as ações preferenciais e ordinárias oferecem, as Units podem ser a sua melhor escolha, já que são um combo que une ambas as ações ordinárias e preferenciais de uma empresa.

Assim, você garante uma variedade mais inteligente para a sua carteira de investimentos podendo crescer seu patrimônio de forma segura sem renunciar a nenhuma vantagem.

Para identificar as Units, basta conferir se a nomenclatura da ação acompanha o número 11. Exemplos: BIDI11 e BRBI11.

Ações Large Caps ou Blue Chips

Aqui você começa a entrar em um mercado com empresa de alto porte, com valor de mercado acima de bilhões.

Também conhecidas como blue chips, são as ações de empresas que possuem alto volume de negociação, tendo maior facilidade de compra e venda. Além disso, elas contam com precificação mais estável e maior visibilidade no mercado. São exemplos: Petrobras e Ambev.

Se estiver começando agora, esse é o tipo de ação mais indicado.

Ações Small Caps

Se você prefere empresas menos conhecidas e com um valor de mercado um pouco menor, ainda é possível contar com as ações da Small Caps que possuem um valor estimado de no mínimo 300 milhões.

Essas são empresas com ações de menor capitalização, mas geralmente são líderes de nicho de mercado. Possuem uma liquidez menor e geralmente contam com alto potencial de crescimento e retorno para o seu bolso.

Para quem busca uma valorização mais rápida do seu ativo e está disposto a correr o risco, essa pode ser a melhor opção.

Ações Mid Caps

Aqui não tem segredo, se as Small são de menor capitalização e as de Large de maior, as Mid ficam no meio termo entre esses tipos de ações.

Assim como as de Small Cap, elas podem apresentar uma forma melhor de investimento, pelo crescimento constante das empresas, já que tendem a valorizar cada vez mais com o tempo e crescimento dessas organizações.

Se você procura formas alternativas de renda, veja como ganhar dinheiro respondendo pesquisas.

O que é uma ação?

Em primeiro lugar, para que o seu dinheiro realmente seja bem aplicado dentro do seu objetivo, é importante que você entenda como funciona a renda variável.

“Ação” é parte de uma empresa com capital aberto na Bolsa de Valores. Ao investir em ações, você compra uma parte de Petrobrás ou da Vale, por exemplo. Consequentemente, participa da possível divisão de lucros, valorização e desvalorização da empresa.

Ativos de alta volatilidade, como os de renda variável, apresentam ganhos muito maiores que os investimentos conservadores. Porém, pela sua alta volatilidade e falta de previsibilidade, as chances de perder o dinheiro no investimento são altas, principalmente se não tiver tempo de analisar e acompanhar diariamente.

Por isso, os ativos desse formato não são indicados para quem procura opções seguras para aumentar o patrimônio. Na renda variável, o investidor se coloca em risco por ter uma participação na empresa, ao invés de ser apenas um credor como acontece na renda fixa.

Ao comprar uma ação, você está adquirindo um “ativo financeiro” — algo que pode te trazer lucros ao longo do tempo.

Independentemente da escolha para sua carteira de investimentos, é importante lembrar que essa é uma forma de melhorar a sua vida financeira.

Não esqueça que seus investimentos podem ser usados para quitar pendências, limpar seu nome e, principalmente, realizar os seus sonhos.

Descubra se dívida de banco caduca

Quer aprender ainda mais sobre o mercado financeiro e o mundo dos investimentos? Então, você precisa escutar o Podcast Serasa Ensina, com as melhores dicas sobre finanças.

Caso tenha gostado deste artigo, não deixe de compartilhar com um amigo ou familiar que pretende começar a investir.