Entrar

Como comprar ações na Bolsa de Valores

Para quem já investe em renda fixa e pretende diversificar a carteira de investimentos, é importante saber como comprar ações na Bolsa de Valores. Confira

homem mexendo no celular e bolsa de valores

Autor: Sara Moreira

Publicado em 14 de novembro de 2022

Saber como comprar ações na Bolsa de Valores é um passo importante na vida de todo investidor. Afinal, trata-se de uma opção de renda variável que exige cuidados importantes.  

Por isso, confira um passo a passo simples e prático! 

O que são ações

Ações são "pedaços" de empresas que ficam disponíveis para serem compradas e vendidas na Bolsa de Valores do Brasil (B3). 

A bolsa de valores é como se fosse um grande mercado contendo todas as empresas que oferecem ações para pessoas físicas e jurídicas.  

Suponha que a empresa X disponibilize ações na B3. Assim, as pessoas podem investir nessa empresa ao comprar "pedaços" dela, tornando-se donas (acionistas).  

É possível comprar ações de várias empresas, formando uma carteira de investimentos em ações.  

Assista | Onde investir a reserva de emergência?

Quais as vantagens e desvantagens de comprar ações?

Antes de tomar essa decisão, é importante analisar as vantagens e desvantagens de investir em ações na bolsa de valores. Vamos lá:  

Vantagens  

• É uma boa maneira de diversificar os investimentos, aumentando a rentabilidade. 

• Não é preciso ter muito dinheiro para começar a comprar ações. 

• É possível investir em ações de empresas de diferentes setores. 

• Alta liquidez, ou seja, é possível comprar e vender ações em segundos. 

• As ações podem apresentar alto retorno em lucros.    

Desvantagens  

• É um investimento de renda variável, ou seja, não é possível saber antecipadamente quais serão os lucros obtidos pela compra e venda. 

• É um investimento considerado de alto risco, pois os preços das ações podem variar ao longo do dia devido a fatores internos (da empresa) e externos (economia do país, decisões políticas etc.).  

• Apesar de existir chance de alta lucratividade, ela não é garantida – e, dependendo da oscilação do mercado, pode haver prejuízo.  

Além disso, antes de saber como comprar ações, saiba que elas são investimentos de longo prazo. Por isso, valores que precisam ser resgatados a qualquer momento – como a reserva de emergência – devem ser investidos em renda fixa de liquidez diária.  

Leia também | Opções de investimentos que rendem mais que a poupança.  

Como comprar ações?

A seguir, confira um passo a passo de como investir em ações:  

1. Abra uma conta em uma corretora de valores 

Corretora de valores é a empresa que faz a intermediação de compra e venda de ações na Bolsa de Valores.  

Isso significa que, sempre que o investidor quiser comprar ou vender uma ação, o procedimento será feito pela plataforma da corretora. Lembre-se de verificar os valores da taxa de corretagem.  

Alguns bancos também fazem essa intermediação e disponibilizam plataformas próprias para que os correntistas façam investimentos em ações.  

Antes de saber como comprar ações, é importante escolher uma corretora de valores que esteja autorizada a operar na B3. A lista está disponível no site da B3.  

2. Faça o teste de perfil de investidor 

Antes de saber onde comprar ações, a corretora ou o banco disponibilizará um teste para que a pessoa entenda qual é o perfil do investidor. 

Isso significa responder a algumas perguntas simples para que sejam avaliados conhecimentos financeiros, objetivos, quanto de risco a pessoa estaria disposta a correr etc.  

Após essas informações, a corretora recomendará as opções de investimentos em ações que estejam mais de acordo com o perfil.    

3. Analise as ações disponíveis na plataforma 

É hora de avaliar cuidadosamente os tipos de ações disponíveis para comprar. Aliás, saiba que a plataforma online em que ficam todos os dados e ações disponíveis é chamada de  Home Broker.   

É importante separar um tempo para estudar e entender como funciona o mercado de ações. Pegue a lista das opções recomendadas para o perfil de investidor e conheça as empresas, leia notícias sobre elas e as tendências de crescimento e valorização.  

Antes de entender como comprar ações, é importante ter em mente que são investimentos de alto risco, cujos valores de rentabilidade oscilam com frequência.  

4. Confira os valores das ações disponíveis 

A compra de ações pode ser feita em lotes no chamado pregão de mercado à vista da bolsa de valores.  

O pregão se inicia às 10h (tendo uma pré-abertura às 9h45) e termina às 17h55. Durante esse tempo, os investidores podem analisar os preços (se estão em alta ou em queda) e negociar a compra e venda.   

As ações listadas na B3 são negociadas em modelos de lotes – cada lote contém 100 ações (chamado de lote padrão). Por exemplo, se no momento da compra cada ação de uma empresa estiver valendo R$ 15,00, então será necessário ter R$ 1.500,00 para comprar um lote. 

Também existe a opção de comprar ações em unidades, conhecido como mercado fracionário. Nesse caso, a pessoa pode comprar entre uma unidade e 99 ações.  

Por isso, antes de entender como comprar ações e fechar negócio, avalie cuidadosamente a liquidez e os riscos de cada lote ou unidade.  

5. Compre as ações por uma ordem de compra   

Depois de escolher quais lotes de ações comprar, é hora de fazer o pagamento. A negociação é feita por meio de uma ordem de compra.  

Nesse caso, basta seguir as etapas da plataforma da corretora. O prazo de liquidação – ou seja, para que a compra (ou venda) seja confirmada e concretizada na B3 – é de 2 dias úteis.  

Leia também | Descubra o que são ações preferenciais e como funcionam.

Como vender ações

O procedimento de venda de ações é basicamente o mesmo da compra. Basta acessar o home broker (a plataforma online disponibilizada pela corretora), entrar na conta e selecionar as ações que serão vendidas. 

Caso tenha comprado ações fracionadas (ou seja, em unidades), selecione a quantidade que será vendida.  

A corretora, então, enviará uma ordem de venda ao sistema da B3 e o prazo de concretização da venda é de 2 dias úteis.  

Bem, essas foram as principais dicas de como comprar ações para diversificar os investimentos. Lembre-se de estudar o tema e avaliar cada empresa antes de tomar a melhor decisão. 

Continue por aqui! No próximo conteúdo, confira as melhores opções de investimentos para iniciantes

Serasa Premium: monitore os seus dados financeiros

Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com os seus dados. Você pode fazer isso com o Serasa Premium, serviço de assinatura da Serasa, que permite o monitoramento 24 horas por dia tudo que acontece com seu CPF e CNPJ, como consultas, Score, negativações e muito mais.   

Só com a conta Premium, você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium também avisa sempre que: 

• seu CPF e CNPJ for consultado;  

• seu Serasa Score variar;  

• seus dados vazarem na Dark Web.