ETF de criptomoedas: entenda o que é e quando investir

Aprenda como funciona, quais são e como usar os ETFs de criptomoedas para investir tendo mais segurança e lucratividade!

Moeda de um bitcoin ao lado da sigla ETF para ilustrar o artigo aonde fala o ETF de criptomoedas o que são e melhor para para investir

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 27 de março de 2022.

Quer investir em criptomoedas para multiplicar o seu dinheiro, mas tem medo de arriscar? No artigo de hoje, vou compartilhar com você o que é um ETF de criptomoedas e como esse fundo de investimento pode ser benéfico para o seu bolso e saúde financeira.

O que é ETF de criptomoedas?

ETF é um fundo de investimento, propriamente chamado de Exchange Traded Fund. Através dos fundos, diversos investidores se unem com a ajuda de um gestor para encontrar os melhores ativos do mercado.

Diferente dos outros fundos de investimento, um ETF é negociado na Bolsa de Valores, como uma ação.

Agora que esse conceito ficou mais claro, você entenderá de forma prática como as ETFs de criptomoedas podem trazer benefícios para o seu bolso, potencializando ainda mais a sua saúde financeira.

No mercado de investimentos, existem várias formas de se investir em criptomoedas, que são basicamente moedas que existem somente no meio digital, mas que têm valor capital real no mundo físico.

Diferente dos outros formatos de fundos, os de criptomoeda são basicamente formados e acompanhados a partir dos indicadores de Bitcoins, uma das principais criptomoedas do mercado.

Essa é a lista completa de ETFs de criptomoedas listadas na nossa Bolsa de Valores, a B3:

tabela de criptomoedas listada na bolsa de valores

Como investir em ETF?

Esse fundo é uma das melhores opções para quem deseja investir sem precisar se preocupar em aprender tudo sobre ações e como manusear as ferramentas, já que elas são bem mais fáceis de serem administradas. O que você precisa para isso?

Abaixo listamos algumas opções para começar a investir com segurança.

Escolha o fundo certo

O ETF é um fundo de investimentos de renda variável que possui gestão passiva, ou seja, existe um “gestor” que cuida de toda manutenção do investimento, que é responsável por aumentar a rentabilidade.

Veja também: como ganhar dinheiro respondendo pesquisas online.

Invista o que tem no bolso hoje

Mesmo que os custos de uma única criptomoeda hoje sejam altíssimos, ainda é possível garantir a sua fatia via ETF de forma mais acessível do que se imagina. Os custos das cotas podem ser incrivelmente acessíveis, com bons ETFs a partir de R$ 50,00.

Tenha retornos rápidos

Com uma liquidez diária, os ETFs são negociados diariamente na bolsa de valores, permitindo a compra e venda a qualquer momento de alta ou queda, protegendo assim o valor das criptomoedas. Por isso, é simples e fácil garantir que você não saia dessa operação no vermelho, ainda mais quando se tem um bom gestor!

Como melhorar de vida com os rendimentos de um investimento

Quando você tem consciência financeira, é possível viver uma vida com muito mais qualidade, já que você sabe exatamente para onde será destinado cada centavo ganho.

Os benefícios de controlar bem o dinheiro podem afetar diretamente a sua vida e a da sua família, fazendo com que a saúde financeira doméstica melhore muito a médio e longo prazo.

Sonhos e metas

Imagine que você tem uma vida financeira tão estável a ponto de realizar sonhos e metas que sempre quis, sem afetar o orçamento doméstico ou criar dívidas. Essa é uma das vantagens que ter uma nova fonte de renda pode trazer a você.

Adeus nome no vermelho

Quitar suas dívidas, além de trazer paz de espírito e menos preocupação, também gera uma série de benefícios que tornarão a sua vida muito mais simples. Quando se tem um nome limpo, as chances de você ter acesso a crédito, financiamentos e outras vantagens são enormes, o que aliado a uma boa educação financeira, só traz coisas boas para a sua vida.

Livre de dívidas

Com o dinheiro ganho com o ETF você pode se livrar de dívidas e custos desnecessários que tiram o seu sono. Por isso, recomendamos que, aliado a um bom investimento, você também faça um bom planejamento e consuma de forma consciente.

Assim, as chances de você contrair dívidas são muito menores, logo, você pode viver uma vida muito mais leve, tranquila e até com uns presentes de vez em quando.

Descubra como se livrar das dívidas em 2022 de forma simples com o Serasa Limpa Nome

Mais qualidade de vida

Nada melhor do que viver tudo de bom que a vida pode oferecer, não é mesmo? Ao renunciar ao consumismo, sua qualidade de vida pode aumentar, já que você poderá investir melhor em saúde, moradia e educação para você mesmo e as pessoas que ama.

Mais conforto e segurança

Já parou para pensar o quão positivas podem ser as consequências de não ser consumista? Você pode viver mais tranquilamente, sabendo que tem aquele dinheirinho guardado para situações inesperadas, impedindo que precise pedir empréstimos que podem afetar o seu estilo de vida.

Essas são algumas dicas que ajudarão a potencializar sua saúde financeira no longo prazo, permitindo que você possa viver com mais qualidade.

Lembrando que o ETF de criptomoedas é só uma entre várias opções de investimento para multiplicar o seu dinheiro, mesmo que hoje você não tenha muito para investir.

Vale dizer que essa não é uma recomendação para investimentos. Todo investimento possui riscos, então, sempre avalie se faz sentido neste momento da sua vida.

Gostou desse artigo e quer saber ainda mais sobre finanças para aplicar na sua vida pessoal?

Caso você queira saber mais para se planejar de forma inteligente e eficiente, ouça o Podcast Serasa Ensina para conhecer ainda mais sobre o mercado financeiro.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com aquele amigo ou familiar que tem dinheiro guardado e precisa multiplicar essa renda em 2022.