Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Meu Nis

Onde procurar e como saber meu NIS

Saiba o que é preciso fazer para descobrir o Número de Identificação Social.

Publicado em: 12 de dezembro de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

imagem do Bolsa Família - Programa Social Bolsa Família.

Quem recebe Bolsa Família, seguro-desemprego, abono salarial ou qualquer outro benefício social do governo já conhece a importância do NIS, um requisito básico para ser contemplado com recursos e projetos sociais. Ainda assim, muita gente se pergunta: “como saber meu NIS e onde consultá-lo?”.

Confira neste artigo seis maneiras de descobrir.

O que é o NIS e para que serve?

O Número de Identificação Social (NIS) é um número personalizado, pessoal e intransferível atrelado ao CPF. Trata-se de uma sequência numérica composta por 11 dígitos que serve como um registro junto ao Governo Federal para identificar as pessoas que dependem de programas sociais e políticas públicas, como Bolsa Família e Auxílio Brasil, FGTS e seguro-desemprego.

Essa identificação é fundamental para que haja a distribuição adequada dos recursos para a necessidade de cada pessoa. Além disso, também serve para administrar o pagamento de impostos por parte das empresas, ajudando a evitar fraudes.

O NIS costuma ser criado assim que a pessoa consegue seu primeiro emprego de carteira assinada. Portanto, qualquer brasileiro pode ter um NIS. Ele costuma ser providenciado diretamente pelas empresas contratantes ou por órgãos de governo, seja municipal, estadual ou federal. Além do primeiro emprego, quem entra no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) também já ganha um NIS.

Leia também | O que é NIS e para que serve 

Qual a diferença entre NIS e PIS?

Na prática não existe diferença. NIS e PIS são siglas que representam nomenclaturas diferentes para o mesmo número. As funções de cada uma é que diferem entre si.

O NIS serve para que o cidadão tenha acesso a benefícios sociais e programas de benefícios concedidos pelo Governo Federal em auxílio a pessoas com baixa renda, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás.

Por sua vez, o Programa de Integração Social (PIS) é utilizado para identificar o trabalhador e liberar a ele as consultas e saques de benefícios de natureza trabalhista, como seguro-desemprego, abono salarial e FGTS. De modo geral, são contribuições recolhidas todos os meses pelas empresas e posteriormente transformadas em benefícios sociais aos trabalhadores de baixa renda.

Leia também | Como consultar o NIS pelo número do CPF

Assista | Como consultar o número do PIS fácil e rápido!

Como saber o NIS

Há diferentes formas de consultar o NIS, tanto de forma física quanto digital, em diversos canais de atendimento

  1. Pelo CadÚnico

    Quem tem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) pode acessar o NIS pelo site ou aplicativo CadÚnico (disponível para os sistemas Android e iOs). Nesse local, além do NIS, é possível verificar a situação de código familiar, situação cadastral, atualizações e datas-limite. Para acessar, é preciso estar logado ao gov.br, com inserção de CPF e senha. Para consultas simples, não é necessário o login, mas será preciso preencher um cadastro com dados de identificação.

    Leia também | Cadastro Único: como saber se faço parte?


  2. Pelo extrato do FGTS

    No site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal também é possível ter acesso ao número do NIS. Isso porque a ferramenta permite que a pessoa gere o extrato do FGTS, apenas inserindo o número do CPF. Assim, basta clicar no link Meu FGTS e, na sequência, em Meu Extrato. O NIS estará lá.

    Leia também | “Não localizamos conta FGTS com saldo disponível”: o que significa?


  3. Pelo INSS

    Por meio do site do Meu INSS também é possível consultar o número do NIS. Para isso, acesse sua conta por meio do gov.br e busque suas informações pessoais para ter acesso à numeração do NIS.

    Leia também | Como pagar o INSS por conta própria


  4. Pelo Portal CNIS

    No Portal do CNIS também é possível ter acesso ao NIS, já que também é uma plataforma vinculada ao gov.br e, portanto, ao governo. Mais uma vez, basta preencher o cadastro e os dados do CPF.


  5. Carteira de Trabalho

    Quem tem a Carteira de Trabalho, basta consultá-la. Já nas primeiras páginas, logo após a foto e a assinatura do documento, ela traz o número do PIS, que é o mesmo do NIS.

    Leia também | Como consultar registro na carteira de trabalho pelo CPF


  6. Caixa Econômica Federal

    Também é possível descobrir o NIS em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Para tanto, é preciso apresentar documentos que comprovem que o interessado é a mesma pessoa do NIS. Por se tratar de informação pessoal e regida pela LGPD, essa informação somente pode ser passada ao próprio usuário, nunca a terceiros.

    Leia também | Caixa trabalhador: entenda o que é e como usar

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.54 de 5

Artigos relacionados