Pix para crianças: cuidados, limites e como ensinar a usar
Pix para crianças: cuidados, limites e como ensinar a usarData de publicação 9 de outubro de 202510 minutos de leitura
Atualizado em: 17 de setembro de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 4 minutosTexto de: Time Serasa
Desde que foi lançado, em 2020, o Pix já passou por algumas atualizações e adotou novas regulamentações para aumentar a segurança das operações.
A nova regra do Pix para frear a ação de golpistas é excluir as chaves de pessoas e empresas que não estejam em situação regular com a Receita Federal. Esta é uma maneira de impedir que golpistas tenham chaves Pix com nomes diferentes da base de dados da Receita Federal.
Entenda se você pode ser afetado por esta determinação e como fazer transferências por Pix de forma segura.
Criado pelo Banco Central, o Pix é uma ferramenta para pagamento instantâneo, na maioria das vezes gratuita. É possível usar o Pix nas seguintes situações:
O Pix é hoje a modalidade de pagamento mais usada no país. De acordo com o Banco Central (BC), os brasileiros movimentaram mais de R$ 26 trilhões pelo Pix.
A popularidade também ampliou a tentativa de fraudes ao sistema. Para gerar uma nova camada de segurança e impedir a criação de chaves Pix usando o documento de outras pessoas, desde julho de 2025 o Pix ganhou uma nova regra. Agora, a identificação da chave precisa estar em conformidade com os nomes registrados na base de dados na Receita Federal.
Por isso, pessoas e empresas que não estejam em regularidade com a Receita terão suas chaves Pix bloqueadas pelas instituições financeiras. O objetivo é impedir que criminosos usem documentos invalidados ou com dados inconsistentes para aplicar golpes pelo Pix.
Leia também | Entenda como fazer Pix pelo celular
Para ter certeza de que os dados das chaves Pix condizem com o registro da Receita Federal, CPFs e CNPJs com inconformidades terão o Pix restringido.
Portanto, serão excluídas do registro do BC as chaves de CPFs com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” ou “nula”. No caso das empresas, serão excluídas as chaves de CNPJs com situação cadastral “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula”.
A Receita Federal esclarece que a falta de pagamento de tributos (que gera o CPF “pendente de regularização”) não leva à restrição do Pix. Vale lembrar que a situação cadastral do CPF na Receita não tem relação com a negativação do nome por inadimplência em órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa.
Leia também | Como funciona o Pix com inteligência artificial
Para saber se seu CPF está em inconformidade com a Receita Federal, basta fazer uma consulta gratuita no site do órgão. Pelo link do Comprovante de Situação Cadastral do CPF é possível checar esta informação na hora.
Dependendo da natureza da pendência, o pedido de regularização pode ser feito no próprio site da Receita.
Esta é uma exigência aplicada aos bancos e instituições financeiras. Uma chave Pix só pode ser criada ou alterada se o nome informado for igual ao do banco de dados da Receita Federal. Para os usuários, isso não altera a forma de uso do Pix.
Na prática, um usuário pode descobrir que tem uma inconformidade com a Receita Federal ao ter a chave Pix bloqueada pelo banco.
A nova regra do Pix proíbe alterar informações vinculadas a chaves aleatórias – agora é preciso excluir a antiga e criar uma nova. A reivindicação de posse de chaves do tipo e-mail também está proibida.
Hoje infelizmente já existem diversos tipos de golpes do Pix sendo aplicados. Por isso, apesar das constantes atualizações e melhorias da ferramenta, algumas medidas de segurança sempre são recomendadas. Entre elas estão:
As novas regras do Pix criaram uma camada extra de proteção aos usuários do sistema bancário. Aproveite o Pix dentro do aplicativo da Serasa para unificar boletos e pagar de uma vez com a funcionalidade Minhas Contas!
● Receba alertas de vencimento das contas para sempre pagar em dia.
E mais: ao pagar contas via Pix ou cartão de crédito pelo Minhas Contas, você ganha até R$ 250 em Vale Bonus para economizar em mais de 600 marcas parceiras!
Data de publicação 9 de outubro de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 7 de outubro de 202512 minutos de leitura
Data de publicação 7 de outubro de 20257 minutos de leitura