Desconto no IPVA: saiba quais estados oferecem o benefício
Desconto no IPVA: saiba quais estados oferecem o benefícioData de publicação 6 de janeiro de 202611 minutos de leitura
Publicado em: 6 de janeiro de 2026
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
O Farmácia Popular é um programa do governo federal criado para garantir à população o acesso integral à saúde. Ele distribui gratuitamente 41 produtos, entre medicamentos, fraldas geriátricas e absorventes.
É importante esclarecer que Farmácia Popular não é o nome de uma farmácia específica. Os medicamentos distribuídos pelo programa podem ser retirados em Unidades Básicas de Saúde, farmácias municipais e em farmácias credenciadas da rede privada.
Entenda como funciona o Farmácia Popular, quais remédios estão na lista do programa e quem tem direito a retirá-los de graça.
O Farmácia Popular é o programa do governo que distribui medicamentos e insumos utilizados na Atenção Primária à Saúde. Desde fevereiro de 2025, todos os produtos da lista são oferecidos gratuitamente – antes, algumas pessoas pagavam coparticipação.
O programa contempla principalmente remédios para condições como diabetes, asma, hipertensão, colesterol alto, osteoporose, rinite, doença de Parkinson e glaucoma – além de contraceptivos. São oferecidos também fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes para quem faz parte do Programa Dignidade Menstrual.
A distribuição é feita principalmente por meio de uma parceria com farmácias da rede privada. Os estabelecimentos credenciados estão identificados com o selo “Aqui tem Farmácia Popular”.
Leia também | Conheça seis benefícios sociais pagos pelo governo
O programa compreende produtos gratuitos para 12 tipos de indicações. No total, são 39 medicamentos e dois insumos (fraldas e absorventes).
Confira a lista completa do Farmácia Popular:
● Dapagliflozina 10 mg
Os medicamentos gratuitos da lista do Farmácia Popular são acessíveis para qualquer pessoa que tenha a indicação e a receita médica para o uso. Não é preciso ser uma pessoa de baixa renda nem estar inscrito no Cadastro Único.
Apenas para a retirada gratuita dos absorventes é necessário ter a autorização do Programa Dignidade Menstrual.
Em um estabelecimento credenciado, apresente os seguintes documentos:
Neste caso, o paciente deverá ter acima de 60 anos ou ser pessoa com deficiência. Em um estabelecimento credenciado, deverá apresentar:
Este benefício foi criado para atender a pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema ou que têm baixa renda. Em um estabelecimento credenciado, apresente os seguintes documentos:
Se o paciente não puder ir pessoalmente a uma farmácia credenciada, é preciso que um representante legal ou procurador retire o medicamento. Deve-se apresentar os seguintes documentos:
Leia também | Como fazer o cartão do SUS pela internet
Os estabelecimentos credenciados devem exibir o selo do programa na fachada. Também é possível conferir a lista completa de farmácias e os endereços correspondentes no link de consulta do Ministério da Saúde.
Leia também | Plano de saúde cobre medicamentos?
Medicamentos podem representar um gasto considerável no orçamento do mês – e infelizmente nem todos são disponibilizados gratuitamente.
A tecnologia pode ajudar a manter as contas em dia.
O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira:
Organize e gerencie suas contas do mês;
Simule e contrate crédito;
Negocie dívidas do seu CPF ou CNPJ;
Monitore seus dados;
Consulte seu score de crédito;
Contrate seguros e assistências para você e sua família;
E muito mais! Tudo isso de forma rápida, prática, segura e de graça.
Data de publicação 6 de janeiro de 202611 minutos de leitura
Data de publicação 6 de janeiro de 20268 minutos de leitura
Data de publicação 17 de dezembro de 20255 minutos de leitura