Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Perfil Financeiro

Perfil financeiro: os principais tipos

Descubra quais são os principais tipos de perfis financeiros e qual o ideal a ser alcançado.

Publicado em: 18 de setembro de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

moeda e uma lupa

Cada pessoa tem um perfil financeiro determinado por seus hábitos de gastos, atitudes em relação ao dinheiro e objetivos de vida.

Existem os poupadores, as pessoas que gastam mais e outras que focam em investir para fazer o dinheiro render. Aliás, esses diferentes perfis podem aparecer em diferentes fases da vida de uma mesma pessoa.

Por isso, vamos explicar o conceito de perfil financeiro, discutir os diferentes tipos de perfis (com exemplos) e, finalmente, descobrir qual é o perfil financeiro ideal – e como alcançá-lo.

Assista | Descubra o seu perfil de crédito - Serasa + BuzzFeed

O que é perfil financeiro

O perfil financeiro é um conceito que explica a maneira como uma pessoa lida com suas finanças pessoais

Ele envolve uma análise detalhada de: 

  • ●     hábitos de gastos;
  • ●     comportamentos de poupança;
  • ●     níveis de endividamento;
  • ●     objetivos financeiros.

A importância de conhecer os perfis financeiros

Conhecer os perfis financeiros é importante para tomar decisões financeiras informadas.

Isso ajuda a entender os hábitos de gastos, níveis de endividamento e objetivos financeiros das pessoas, permitindo a criação de estratégias personalizadas para:

  • ●     alcançar estabilidade financeira;
  • ●     investir de forma adequada;
  • ●     evitar armadilhas financeiras.

 

Em um país em que existem mais de 71 milhões de brasileiros inadimplentes, segundo o Mapa da Inadimplência de julho de 2023 feito pela Serasa, entender o perfil financeiro ajuda os consumidores a conhecer suas tendências de uso do dinheiro e criar estratégias para melhorar a vida financeira.

Tipos de perfis financeiros

Existem vários tipos de perfis financeiros que podem ser observados nas pessoas, os quais podem receber nomes diferentes.

Os principais são:

Perfil financeiro devedor

O perfil financeiro devedor indica que a pessoa tem um histórico de dívidas. Em alguns casos, significa que ela tem gastos maiores que a renda.  

Exemplo: João é um devedor. Ele tem um histórico de acumular dívidas de cartão de crédito e outros tipos de empréstimos pessoais para financiar seu estilo de vida.

Ele frequentemente paga apenas o pagamento mínimo de suas dívidas, o que resulta em juros altos. Como resultado, ele está constantemente sobrecarregado por dívidas.

Perfil financeiro gastador

O perfil financeiro gastador é diferente do perfil devedor porque a pessoa costuma gastar toda a renda, sem necessariamente acumular dívidas. No entanto, não sobra dinheiro no final do mês.

Exemplo: Maria é uma gastadora. Ela adora fazer compras e frequentemente compra itens de luxo, mesmo que não precise deles. Ela não tem um orçamento e muitas vezes compromete todo o limite do cartão de crédito para financiar seus desejos de compra.

Perfil financeiro desligado

Pessoas com esse tipo de perfil financeiro não costumam ter dívidas nem costumam gastar tudo o que ganha. No entanto, esse perfil também não liga para investir ou deixar o dinheiro poupado em algum lugar que renda mais. Ou seja, o que sobra do salário fica na conta corrente e pronto. 

Exemplo: Carlos é desligado em relação às finanças. Ele não presta muita atenção ao seu dinheiro, não acompanha seus gastos e não tem metas financeiras claras. Ele simplesmente vive o dia a dia e, consequentemente, não está economizando para o futuro.

Perfil financeiro poupador

No perfil financeiro poupador, a pessoa já começa a ter um pouco mais de equilíbrio financeiro, em comparação aos dois perfis anteriores. Ela tem o hábito de guardar dinheiro para emergências e até para outros objetivos financeiros.

Exemplo: Ana é uma poupadora. Ela tem o hábito de economizar parte de sua renda regularmente. Ela estabeleceu algumas metas financeiras e prioriza a economia, mantendo um orçamento equilibrado.

Perfil financeiro investidor

Por fim, a pessoa com o perfil financeiro investidor já procura ter uma vida financeira equilibrada, aprendendo sobre finanças para saber como diversificar os investimentos e conquistar seus objetivos financeiros.  

Exemplo: Pedro é um investidor. Ele pesquisa cuidadosamente as opções de investimento, diversifica seu portfólio e está disposto a assumir riscos calculados em busca de retornos. Ele tem um plano de aposentadoria bem elaborado e investe regularmente em ações, títulos e imóveis. 

Leia também | Perfil investidor: o que é e para que serve

Qual é o perfil financeiro ideal?

De forma geral, o perfil financeiro ideal combina elementos de um poupador e um investidor.

Isso significa que a pessoa deve ter o hábito de economizar regularmente, manter um orçamento equilibrado e definir metas financeiras claras. Ao mesmo tempo, deve estar disposta a investir de forma inteligente para fazer o dinheiro render mais.

Por isso, ter um equilíbrio entre esses dois perfis permite que a pessoa construa um patrimônio ao longo do tempo, protegendo-se em caso de emergências financeiras e alcançando seus objetivos de vida – como a aposentadoria ou a compra de uma casa. 

Leia também | Tesouro RendA+ (Renda Mais): tudo sobre o novo título

Dicas de como alcançar o perfil financeiro ideal

Confira dicas práticas para alcançar esse objetivo

  1. Crie um orçamento

    Comece acompanhando todos os seus gastos e criando um orçamento realista. Isso ajudará a controlar os gastos e a economizar dinheiro.


  2. Estabeleça metas financeiras

    Defina metas de curto e longo prazo para suas finanças, como economizar para uma viagem, comprar uma casa ou se aposentar confortavelmente. Essas metas claras fornecerão motivação para economizar e investir.


  3. Pague as dívidas

    Caso tenha dívidas pendentes, concentre-se em pagá-las o mais rápido possível. Evite acumular mais dívidas, principalmente as que têm altas taxas de juros.


  4. Crie um fundo de emergência

    Tenha um fundo de emergência para cobrir despesas essenciais por pelo menos 6 meses. Isso proporcionará segurança financeira em caso de imprevistos.


  5. Invista de forma inteligente

    Aprenda sobre diferentes opções de investimento, como ações, títulos públicos, títulos privados e outros. Diversifique seu portfólio e procure investir para resultados de longo prazo.


  6. Busque conhecimento financeiro

    Eduque-se sobre finanças pessoais e investimentos. Livros, blogs, cursos online e consultores financeiros podem ajudar a expandir seu conhecimento.


  7. Ajuste seu plano financeiro regularmente

    Revise seu orçamento e metas financeiras regularmente para garantir que estejam alinhados com sua situação atual e seus objetivos em evolução.

Monitore a sua pontuação de crédito no Serasa Score

O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira. Organize todas suas contas para manter o pagamento em dia, negocie dívidas em seu nome ou no CNPJ de sua empresa, solicite crédito, consulte e melhore o seu Serasa Score, monitore seu CPF e muito mais!

Tudo isso de forma rápida e prática, usando apenas o celular. Confira todos os serviços disponíveis no app da Serasa:

Serviços Serasa na Estrada
Serasa Score Ícone

Serasa Score

Consulte e descubra o que pode estar impactando seu Serasa Score e como melhorar sua pontuação.

Limpa nome ícone

Serasa Limpa Nome

Veja ofertas, negocie dívidas e contas atrasadas com centenas de empresas parceiras.

Logo serasa verde

Serasa Crédito

Simule, compare e peça empréstimos, cartões de crédito ou conta digital de acordo com seu perfil.

Logo serasa rosa

Serasa Premium

Monitore seu CPF, consultas e movimentações feitas em seu nome e proteja seus dados pessoais.

Logo serasa azul

Carteira Digital

Pague débitos de veículo em até 12 vezes, recarregue o celular e receba dinheiro em tempo real e sem custo.

Baixe agora mesmo o aplicativo Serasa.


Ou escaneie o código:

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4 de 5

Artigos relacionados