Cupom Cacau Show: como garantir economia em chocolates
Cupom Cacau Show: como garantir economia em chocolatesData de publicação 17 de setembro de 20256 minutos de leitura
Publicado em: 19 de agosto de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 14 minutosTexto de: Time Serasa
Você sabia que, até abril de 2025, mais de R$ 10 bilhões já haviam sido devolvidos pelo Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central? Só em abril, R$ 360 milhões foram sacados por pessoas e empresas que recuperaram valores esquecidos em contas bancárias, consórcios, corretoras e outras instituições.
No entanto, ainda há cerca de R$ 9,7 bilhões disponíveis, à espera de resgate, segundo dados do Banco Central.
Para facilitar o processo, em maio de 2025 o Banco Central lançou a função de resgate automático, permitindo que pessoas físicas habilitadas recebam os valores via Pix, sem necessidade de novas consultas manuais.
A boa notícia: segundo o Ministério da Fazenda, até o momento, não há prazo final definido para resgatar esses recursos.
Portanto, este é o momento certo para consultar se você tem valores a receber, sem pressa, mas com atenção. Confira todos os detalhes.
O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central no qual os cidadãos podem consultar se têm dinheiro esquecido em algum banco ou instituição financeira. Isso vale tanto para pessoas físicas (CPF) quanto para pessoas jurídicas (CNPJ de empresas que já foram encerradas).
O serviço foi anunciado em 2021 e entrou em operação em 2022, mas ficou fora do ar por quase um ano. Acabou reaberto em março de 2023, com um novo sistema de agendamento e a possibilidade de resgate de valores de pessoas falecidas. Nesse caso, o solicitante precisa ser herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal para acessar os dados da pessoa falecida.
Ao fazer a consulta e confirmar que têm valores a receber, os cidadãos podem solicitar o recebimento do dinheiro.
Muita gente ficou confusa com notícias sobre o prazo para solicitar os valores a receber. Em abril de 2025, o Ministério da Fazenda esclareceu que, no momento, não há prazo-limite para o resgate.
Isso ocorre porque, embora exista uma lei prevendo a transferência dos valores esquecidos ao Tesouro Nacional após determinado período, o processo ainda não foi concluído. O edital oficial do Tesouro, que iniciaria os prazos legais para contestação ou ações judiciais, ainda não foi publicado.
Portanto, os usuários podem consultar e solicitar o resgate normalmente no site do Banco Central. Quando o edital for publicado, prazos adicionais serão estabelecidos.
Para saber se você tem valores a receber, o primeiro passo é fazer a consulta no site do Banco Central. Siga o passo a passo:
Após a confirmação de que há valores a receber, é preciso solicitar a transferência do dinheiro esquecido. Confira abaixo o passo a passo em cada caso.
Acesse o site.
Faça login com sua Conta gov.br.
Na tela do sistema, aparecerá: o valor a receber; o nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor; a origem (tipo) do valor a receber; mais informações sobre o valor a receber, quando for o caso.
Se o sistema oferecer a opção Solicitar por aqui: selecione uma de suas chaves Pix (campo obrigatório) e informe seus dados pessoais. Guarde o número de protocolo para entrar em contato com a instituição se necessário. Nesse caso, você receberá o valor em até 12 dias úteis.
Se o sistema oferecer a opção Solicitar por aqui, mas não apresentar chave Pix disponível para seleção, entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis.
Se o sistema não oferecer a opção Solicitar por aqui, entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis.
Nesse caso, não é possível solicitar o valor diretamente pelo sistema e nem há prazo para a devolução.
É necessário ser representante legal para acessar os dados da empresa encerrada. Nesse caso, não é possível solicitar o valor diretamente pelo sistema e nem há prazo para a devolução.
Leia também | Valores a receber de pessoa falecida: como acessar
O resgate automático é uma opção facultativa, exclusiva para pessoas físicas, que permite que o dinheiro disponível seja transferido diretamente para sua conta vinculada à chave Pix (do tipo CPF) assim que o valor estiver liberado – sem necessidade de solicitar manualmente a cada consulta.
Quem habilitar essa função não receberá alertas do BC. A instituição financeira que detém o valor fará o envio automático via Pix para a conta.
Para aderir ao resgate automático, é preciso:
Ser pessoa física;
Ter conta gov.br nos níveis prata ou ouro, com 2 FA (fatores de autenticação) ativada;
Possuir uma chave Pix do tipo CPF cadastrada.
Caso sua instituição financeira ainda não aceite devolução via Pix, o resgate continuará sendo manual.
Acesse o site oficial do SVR e faça login com sua conta gov.br (nível prata/ouro e 2 FA ativada);
Vá até “Meus Valores a Receber”;
Selecione sua chave Pix (CPF);
Marque a opção para habilitar resgate automático;
Pronto! A partir daí, o sistema cuidará sozinho do resgate quando houver valores disponíveis.
Para evitar perder a oportunidade de resgatar seus valores a receber do Banco Central, você pode ativar notificações ou utilizar serviços de monitoramento. Algumas dicas são:
Monitorar seus dados é uma forma de se proteger contra fraudes e garantir que você não perca valores esquecidos.
Leia também | Como calcular o FGTS e saber qual valor tem para receber
O Banco Central alerta para eventuais golpes que podem ocorrer envolvendo o nome do serviço. Para evitar cair em fraudes, siga as dicas da instituição:
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Data de publicação 17 de setembro de 20256 minutos de leitura
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