Pix: a revolução dos pagamentos no Brasil e suas aplicações pr...
Pix: a revolução dos pagamentos no Brasil e suas aplicações práticasData de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Publicado em: 22 de novembro de 2023
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Será que ter um carro elétrico compensa? Essa é uma pergunta que começa a ser feita entre os brasileiros. Afinal, esse tipo de veículo já está por aqui e as vendas vêm aumentando.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que de janeiro a setembro de 2023 foram emplacados 7.725 veículos leves 100% elétricos – crescimento de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Conheça as vantagens e desvantagens dos carros elétricos para saber se vale a pena comprar um no Brasil. Além disso, apresentaremos critérios importantes a serem avaliados antes de tomar essa decisão.
Carros elétricos são veículos que utilizam motores elétricos para se locomover, em vez de motores a combustão interna, como os carros movidos a gasolina ou diesel.
Eles são alimentados por baterias recarregáveis que armazenam eletricidade e a transformam em energia para mover o veículo.
Os carros elétricos vêm ganhando popularidade pelo mundo devido à sua eficiência energética e baixo impacto ambiental, pois não emitem poluentes atmosféricos diretamente.
Ao analisar se carro elétrico compensa, conheça os principais benefícios desse tipo de veículo:
Os carros elétricos têm zero emissão de escapamento, contribuindo para a redução da poluição do ar. Além disso, a eletricidade utilizada para carregá-los pode ser gerada a partir de fontes renováveis, como solar e eólica.
Em comparação com os veículos movidos a combustível fóssil, os carros elétricos têm um custo de operação mais baixo.
A eletricidade é geralmente mais barata do que a gasolina ou o diesel, e os motores elétricos são mais eficientes na conversão de energia em movimento.
Os carros elétricos têm menos componentes mecânicos em comparação com os veículos a combustão, o que significa menos desgaste e menos necessidade de manutenção.
Não há óleo a ser trocado, filtros a serem substituídos ou sistemas de escapamento a serem reparados.
Os motores elétricos oferecem aceleração instantânea e uma experiência de direção suave e silenciosa. A força do torque está disponível desde o início, o que resulta em uma sensação de dirigibilidade mais agradável.
Leia também | Carros mais econômicos do Brasil: conheça 10 deles!
Ao analisar se comprar carro elétrico compensa, também é preciso conhecer as desvantagens:
A autonomia de um carro elétrico é geralmente menor que a de um veículo a combustão. Embora as baterias estejam melhorando, os motoristas ainda podem enfrentar limitações de alcance, o que pode ser um problema em viagens longas.
O processo de recarga das baterias de um carro elétrico pode ser mais demorado que abastecer com combustível. Embora os carregadores rápidos estejam se tornando mais comuns, a recarga em tomadas comuns pode levar várias horas.
Os carros elétricos tendem a ser mais caros do que os veículos a combustão, principalmente devido ao custo das baterias. Embora os preços estejam diminuindo, a aquisição inicial ainda pode ser um obstáculo para muitos compradores.
A infraestrutura de recarga de carros elétricos ainda não está tão desenvolvida quanto as redes de postos de gasolina. Isso pode tornar a recarga mais desafiadora, especialmente em áreas rurais ou cidades pequenas.
Com o tempo, a capacidade das baterias dos carros elétricos diminui, o que pode afetar a autonomia e a eficiência do veículo. A substituição da bateria pode ser cara.
Leia também | Como saber qual o melhor consórcio de carros?
Depois de avaliar os prós e contras, será que comprar carro elétrico compensa no Brasil?
Não existe uma resposta única, pois a decisão depende de vários fatores, incluindo as necessidades individuais, o orçamento e a infraestrutura no entorno.
O Brasil ainda está se desenvolvendo em termos de infraestrutura de recarga e incentivos para carros elétricos, o que pode afetar a viabilidade dessa escolha.
No entanto, para muitos consumidores, os carros elétricos ainda podem ser uma excelente opção em cidades que estão mais à frente nesse quesito.
Segundo levantamento da Neocharge com base em dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o estado de São Paulo tem a maior frota de veículos elétricos do Brasil – 34% do total da frota, de um total de 137.839 unidades no país.
Além disso, de acordo com estimativas da McKinsey & Company e divulgadas pelo Estado de S. Paulo, o Brasil deve ter 11 milhões de veículos elétricos vendidos até 2040.
Leia também | Marcas de carros populares: 7 opções e 10 carros para conhecer
Caso esteja considerando comprar um carro elétrico no Brasil, existem alguns critérios importantes a serem avaliados antes de tomar uma decisão.
São eles:
Considere suas necessidades de deslocamento diárias e verifique se a autonomia do carro elétrico atende a essas necessidades. Lembre-se de que a autonomia real pode ser afetada por fatores como temperatura, estilo de direção e condições da estrada.
Verifique a disponibilidade de estações de recarga na sua área e ao longo das rotas que costuma percorrer. Certifique-se de que pode recarregar o carro de forma conveniente.
Considere o custo total de propriedade, incluindo o preço de compra, os custos de recarga, a manutenção e os possíveis incentivos fiscais. Avalie se a economia a longo prazo compensa o investimento inicial.
Se a sustentabilidade é uma prioridade para sua forma de consumir produtos e serviços, verifique a fonte de eletricidade utilizada para carregar o veículo. Optar por energia de fontes renováveis contribuirá ainda mais para a redução das emissões de carbono.
Os carros elétricos podem depreciar mais rapidamente devido à degradação da bateria. Verifique como isso pode afetar o valor de revenda do veículo.
Embora a manutenção de carros elétricos seja geralmente mais simples, ainda é importante considerar os custos associados à substituição de baterias e à manutenção geral do veículo.
Pesquise os incentivos fiscais e subsídios disponíveis para carros elétricos no Brasil. Eles podem ajudar a reduzir o custo inicial e os custos operacionais.
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura