Devo 20 mil no cartão de crédito: o que fazer?
Devo 20 mil no cartão de crédito: o que fazer?Data de publicação 23 de janeiro de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 17 de dezembro de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Carro por assinatura vale a pena? Quem precisa de um carro para se locomover no dia a dia pode se deparar com essa dúvida.
Afinal, será que comprar um carro por meio de um financiamento bancário não seria uma escolha mais vantajosa ao bolso do que o aluguel?
Neste artigo, entenda como funciona e conheça os prós e os contras do carro por assinatura.
Carro por assinatura é um serviço que começou a se popularizar no Brasil em 2020, inspirado em tendências europeias.
Trata-se de um serviço no qual o consumidor paga uma taxa mensal para usar um veículo novo por um período determinado, geralmente entre 12 a 36 meses.
E um dos grandes atrativos da prática é que o carro por assinatura inclui todos os custos adicionais, como impostos, seguro, manutenção e assistência 24 horas, promovendo uma maior previsibilidade dos custos com o veículo.
Quando o contrato chega ao fim, o consumidor precisa devolver o veículo ou pode tentar renovar a contratação por mais um período, dependendo das regras da locadora.
Outra opção é trocar de carro, pegando novamente um zero quilômetro para utilizar nos próximos anos de contrato.
É preciso colocar todos os custos na ponta do lápis para saber se um carro por assinatura vale a pena em termos financeiros.
Mas o primeiro passo é conhecer os prós e os contras da prática. Confira!
Leia também | Vale a pena alugar carros ou é melhor comprar?
Carro por assinatura, compra de carro por meio de financiamento bancário e leasing são três modalidades distintas que podem ser utilizadas pelo consumidor que quer usar um carro no dia a dia.
No carro por assinatura, como mencionado anteriormente, paga-se uma mensalidade e pronto, o consumidor pode utilizar o carro sem desembolsar qualquer outro valor (exceto o combustível) até o fim do contrato, quando precisa devolver o veículo alugado.
Já na compra por meio de financiamento, este consumidor também paga uma parcela mensal, com juros, referente à compra do carro. Mas, além deste custo, também precisa arcar com com todas as despesas de um automóvel, como seguro, licenciamento, IPVA, manutenções preventivas, troca de óleo, etc.
Por fim, o leasing (arrendamento mercantil), é uma operação que funciona de modo parecido com um aluguel, mas oferece a opção de compra do bem no final do contrato.
Neste tipo de negociação, o bem fica no nome da empresa de leasing e o motorista tem apenas o direito de usufruir desse bem.
Outra diferença do leasing em relação ao carro por assinatura é que, se for um leasing financeiro, cabe ao motorista fazer a manutenção do veículo e arcar com os custos. Já se for um leasing operacional, essa responsabilidade pode ser da locadora, dependendo do acordo feito entre as partes.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas on-line em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento.
Data de publicação 23 de janeiro de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 22 de janeiro de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 22 de janeiro de 20258 minutos de leitura