Entrar

Vale a pena alugar carros ou é melhor comprar?

A decisão é individual e exige a análise de alguns critérios. Saiba quais são eles.

Assinatura do termo de contrato de serviço de aluguel de carros

Publicado em: 24 de julho de 2023

Autora: Sara Moreira


Saber se vale a pena alugar carros exige muita reflexão. Afinal, trata-se de uma decisão que mexe com as finanças, podendo ou não gerar economia no orçamento doméstico.

Segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABL), divulgados pelo portal da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2022 o Brasil registrou 69,3 milhões de usuários de carros alugados – aumento de 38,8% em relação ao ano anterior.

Por isso, caso esteja pensando em alugar carro em vez de ter um veículo próprio, confira as vantagens e desvantagens para tomar a melhor decisão.

Vantagens e desvantagens de alugar um carro

Para escolher entre comprar ou alugar carros, é preciso considerar as vantagens e desvantagens de optar pelo aluguel. Vamos a elas:

Vantagens de alugar um carro

  • ●     Custo inicial mais baixo: o aluguel de carros geralmente requer um pagamento inicial ou um depósito mais baixo do que a compra de um carro novo, o que torna a opção mais acessível para algumas pessoas.
  • ●     Manutenção e reparos: quando a pessoa aluga um carro, a responsabilidade pela manutenção e pelos reparos é geralmente do locador. Isso significa que não é necessário se preocupar com os custos inesperados de manutenção.
  • ●     Impostos por conta da locadora: outra vantagem de alugar um carro são os impostos, como IPVA e taxa de licenciamento, que são de responsabilidade da locadora. Apenas o pagamento de multas fica a cargo da pessoa que alugou.
  • ●     Variedade de veículos: alugar um carro permite que a pessoa experimente diferentes modelos e tipos de veículos.
  • ●     Flexibilidade: caso precise de um veículo apenas por um curto período, alugar pode ser mais conveniente do que comprar e lidar com a venda posterior.

Desvantagens de alugar um carro

  • ●     Custo no longo prazo: se a pessoa precisa de um carro regularmente, alugar pode se tornar mais caro no longo prazo em comparação com a compra.
  • ●     Restrições de uso: a maioria dos contratos de aluguel de carros impõe restrições quanto ao uso do veículo – como limite de quilometragem ou proibição de viajar para determinadas áreas.
  • ●     Nenhuma propriedade do veículo: ao alugar um carro, a pessoa não tem um patrimônio ao final do contrato, ao contrário da compra de um carro.
  • ●     Imprevistos e emergências: caso ocorra um imprevisto, principalmente nos finais de semana e feriados, pode ser difícil conseguir alugar um carro e a pessoa passa a depender de outros meios de transporte, como táxis, aplicativos de transporte e transporte coletivo.

 

Leia também | Aluguel de carros para negativados: é possível?

Assista | Como pagar débitos veiculares online? - Serasa Ensina


O que considerar ao escolher entre alugar ou comprar um carro?

Antes de saber se vale a pena alugar carros, é importante considerar aspectos importantes e que dizem respeito às necessidades individuais e/ou familiares de cada um.

 Portanto, avalie os seguintes critérios:

  1. Uso e necessidades

    Avalie com que frequência precisará do carro e para quais finalidades. Se utilizar o carro com pouca frequência ou apenas para ocasiões especiais, o aluguel pode ser mais conveniente e econômico. Se precisar de um veículo para uso diário ou longos trajetos, a compra pode ser mais vantajosa.


  2. Orçamento atual e futuro

    A compra de um carro envolve um investimento inicial maior, incluindo o valor de compra, seguro, impostos, registro e manutenção contínua. O aluguel, por outro lado, exige pagamentos regulares, mas pode ser mais adequado para orçamentos menores.


  3. Depreciação

    Lembre-se de que os carros geralmente se desvalorizam ao longo do tempo. Se a pessoa comprar um carro novo e planejar vendê-lo em alguns anos, a depreciação pode resultar em perda de valor. No aluguel, não é necessário se preocupar com a depreciação, pois o carro não será do locatário.


  4. Manutenção e reparos

    A manutenção e os reparos de um carro próprio são de responsabilidade do proprietário, o que pode ser um custo significativo ao longo do tempo. No aluguel, a locadora é geralmente responsável pela manutenção regular, o que pode representar economia de despesas inesperadas.


  5. Flexibilidade

    A compra de um carro oferece mais liberdade para personalizar o veículo e modificá-lo como desejar. No entanto, se a pessoa valoriza a flexibilidade de escolher diferentes modelos e tipos de carro, o aluguel pode ser mais vantajoso.


  6. Necessidades futuras

    Considere sua situação futura, como mudanças de trabalho ou residência, e se o veículo atenderá às suas necessidades a longo prazo. Se houver incertezas sobre o futuro, o aluguel pode ser uma opção mais flexível.


  7. Condições de crédito

    Se a pessoa optar por comprar um carro e não tiver o valor total disponível, lembre-se de que precisará lidar com financiamentos e juros, o que pode afetar o custo final do veículo.

     

    Leia também | Consórcio de veículo: entenda como funciona

Afinal, vale a pena alugar carros?

A decisão se vale a pena alugar carros é totalmente individual. Afinal, cada um conhece as próprias necessidades (incluindo as necessidades familiares).

Além de considerar todas as vantagens, desvantagens e avaliar os critérios que mencionamos, outro passo importante é calcular se financeiramente vale a pena. 

Nesse caso, a dica é entrar em contato com as locadoras de veículos da cidade para ter acesso aos planos e condições.

Saiba que existem planos de aluguel de carros específicos para determinados períodos – como alugar um carro mensal, por exemplo. 

Nesse caso, existem diferentes pacotes de aluguel mensal, que geralmente incluem: 

  • ●     limite de quilometragem (alguns planos podem ser ilimitados);
  • ●     seguros;
  • ●     despesas com manutenção;
  • ●     determinados tipos de veículos.

 

Por isso, faça os cálculos para saber se vale a pena alugar carros ou se é melhor investir na compra de um carro próprio. 

Leia também | Conheça os descontos legais para comprar carro

Carteira Digital Serasa: organize sua vida financeira em um só lugar

A Carteira Digital Serasa tem tudo que você precisa para pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, rápida e segura, inclusive débitos de veículos. Conheça as funcionalidades:

  • ●     Recarga de celular.
  • ●     Pagamentos de boletos diversos.
  • ●     Pagamento de acordos no Serasa Limpa Nome.
  • ●     Pagamento de débitos veiculares.


Para acessar:

  • ●      Baixe o app da Serasa (IOS ou Android) ou acesse o site.
  • ●      Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●      Faça o login.
  • ●      Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.
Celular mostrando a carteira digital Serasa