Como funciona a negociação Caixa: passo a passo para regulariz...
Como funciona a negociação Caixa: passo a passo para regularizar débitosData de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Atualizado em: 28 de fevereiro de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Muitas pessoas com restrições no CPF encontram dificuldades na hora de contratar serviços. Alugar um veículo pode ser um deles. Isso porque as empresas do setor costumam realizar análises de crédito criteriosas antes de disponibilizar o bem aos clientes interessados. Mas, ainda assim, será que é possível o aluguel de carros para negativados?
Negativado é um termo que se refere ao consumidor que teve o CPF inscrito em órgão de proteção ao crédito – como a Serasa – em razão de uma dívida não paga. Quando isso acontece, a pessoa com a dívida negativada passa a encontrar dificuldades para ter acesso a crédito e a contratar alguns serviços.
É justamente essa restrição que pode complicar o processo de aluguel de carros, mas não impossibilitá-lo por completo. Embora seja difícil, é possível conseguir um aluguel de carros para negativados. Até porque muita gente que não tem veículo próprio recorre a atividades de motorista por aplicativo (como Uber) quando perde o emprego. Muitas vezes, contar com o aluguel de um carro se torna a única opção de renda para aquele momento – e também a única possibilidade de pagar as dívidas.
Leia também | Como saber que estou com nome sujo
Muitas locadoras de veículos exigem o cumprimento de alguns critérios antes de alugar um veículo. Não estar com o nome negativado pode ser um deles.
Por outro lado, esse é apenas um dos critérios considerados. Assim, mesmo estando inadimplente, a pessoa pode conseguir o contrato se cumprir os demais requisitos exigidos.
Leia também | Nome negativado indevidamente: saiba o que deve ser feito
O procedimento de aluguel de veículos pode mudar conforme a locadora, mas a maioria impõe o mesmo tipo de critério para liberar o contrato.
Alguns deles são:
Assim, para não sofrer impedimentos em razão da inadimplência, uma boa prática é tentar negociar os débitos antes de solicitar a reserva. Isso porque parcelar a dívida já é suficiente para tirar a dívida dos cadastros de inadimplentes, desde que as prestações sejam pagas dentro do prazo estipulado na negociação.
Leia também | Empréstimo para CLT negativado: é possível?
Mesmo que a pessoa não esteja com o nome negativado, ela pode ficar inadimplente no próprio contrato com a locadora. Isso pode acontecer se o carro alugado estragar ou não for devolvido à empresa proprietária dentro do prazo estipulado.
Nesse caso, o locatário será responsável por arcar com os custos de reparo ou substituição do veículo. Ele também poderá ser cobrado por taxas adicionais, como a diária de atraso na devolução e a taxa de remoção do veículo. Se os prejuízos causados à locadora não forem quitados, a empresa poderá tomar medidas legais, como acionar o locatário na justiça ou contratar uma empresa de cobrança para tentar recuperar o dinheiro devido.
Por isso, é muito importante ler atentamente o contrato de locação e estar ciente das obrigações e responsabilidades antes de alugar um carro. Também é recomendável verificar as condições do veículo no momento da retirada e documentar qualquer dano existente para evitar problemas.
As dívidas sempre são um problema na vida de qualquer pessoa. E essa restrição também pode complicar o processo de aluguel de carros. Por isso, ir atrás da regularização é a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis. E a Serasa pode ajudar nisso.
O Serasa Limpa Nome disponibiliza ofertas de negociação de dívidas com condições especiais. Na plataforma é possível consultar as dívidas e obter até 90% de desconto para quitar os débitos. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas 3 minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.
Siga o passo a passo:
Data de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 11 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura