Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Aluguel De Carros Para Negativados E Possivel

Aluguel de carros para negativados: é possível?

Entenda se e quando pode ser possível alugar carro mesmo tendo uma negativação no CPF.

Atualizado em: 28 de fevereiro de 2024

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Um empresário irreconhecível dirigindo seu carro

Muitas pessoas com restrições no CPF encontram dificuldades na hora de contratar serviços. Alugar um veículo pode ser um deles. Isso porque as empresas do setor costumam realizar análises de crédito criteriosas antes de disponibilizar o bem aos clientes interessados. Mas, ainda assim, será que é possível o aluguel de carros para negativados?

Leia também | Cartão de crédito para negativado com limite: cilada ou aliado?

Assista | Cartão de crédito para negativados: é possível?

O que significa estar negativado

Negativado é um termo que se refere ao consumidor que teve o CPF inscrito em órgão de proteção ao crédito – como a Serasa – em razão de uma dívida não paga. Quando isso acontece, a pessoa com a dívida negativada passa a encontrar dificuldades para ter acesso a crédito e a contratar alguns serviços.

É justamente essa restrição que pode complicar o processo de aluguel de carros, mas não impossibilitá-lo por completo. Embora seja difícil, é possível conseguir um aluguel de carros para negativados. Até porque muita gente que não tem veículo próprio recorre a atividades de motorista por aplicativo (como Uber) quando perde o emprego. Muitas vezes, contar com o aluguel de um carro se torna a única opção de renda para aquele momento – e também a única possibilidade de pagar as dívidas.

Leia também | Como saber que estou com nome sujo 

Aluguel de carros para negativados: é possível ou não?

Muitas locadoras de veículos exigem o cumprimento de alguns critérios antes de alugar um veículo. Não estar com o nome negativado pode ser um deles.

Por outro lado, esse é apenas um dos critérios considerados. Assim, mesmo estando inadimplente, a pessoa pode conseguir o contrato se cumprir os demais requisitos exigidos.

Leia também | Nome negativado indevidamente: saiba o que deve ser feito

Critérios que costumam ser exigidos para alugar um carro

O procedimento de aluguel de veículos pode mudar conforme a locadora, mas a maioria impõe o mesmo tipo de critério para liberar o contrato.

Alguns deles são:

  • ●      idade: é preciso ter 21 anos completos ou mais;
  • ●      documentos pessoais: a apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço é obrigatória.
  • ●      CNH: a Carteira Nacional de Habilitação deve ter no mínimo dois anos de expedição e estar dentro do prazo de validade;
  • ●      pontuação na CNH: a locadora verifica o histórico de multas e se o condutor está com a carteira cassada ou suspensa;
  • ●      cartão de crédito com limite: o cartão de crédito deve estar no nome da pessoa e com o limite correspondente ao valor do aluguel, pois ele será a garantia de pagamento, principalmente se a pessoa está com o CPF negativado;
  • ●      seguro: a locadora geralmente oferece opções de seguro para cobrir eventuais danos ao veículo durante o período de locação, o que pode ser opcional ou obrigatório, dependendo da empresa.

 

Assim, para não sofrer impedimentos em razão da inadimplência, uma boa prática é tentar negociar os débitos antes de solicitar a reserva. Isso porque parcelar a dívida já é suficiente para tirar a dívida dos cadastros de inadimplentes, desde que as prestações sejam pagas dentro do prazo estipulado na negociação.

Leia também | Empréstimo para CLT negativado: é possível?

Cuidado para não fazer dívida com a locadora

Mesmo que a pessoa não esteja com o nome negativado, ela pode ficar inadimplente no próprio contrato com a locadora. Isso pode acontecer se o carro alugado estragar ou não for devolvido à empresa proprietária dentro do prazo estipulado.

Nesse caso, o locatário será responsável por arcar com os custos de reparo ou substituição do veículo. Ele também poderá ser cobrado por taxas adicionais, como a diária de atraso na devolução e a taxa de remoção do veículo. Se os prejuízos causados à locadora não forem quitados, a empresa poderá tomar medidas legais, como acionar o locatário na justiça ou contratar uma empresa de cobrança para tentar recuperar o dinheiro devido. 

Por isso, é muito importante ler atentamente o contrato de locação e estar ciente das obrigações e responsabilidades antes de alugar um carro. Também é recomendável verificar as condições do veículo no momento da retirada e documentar qualquer dano existente para evitar problemas.

Encontre ofertas de negociação de dívidas para sair da inadimplência

As dívidas sempre são um problema na vida de qualquer pessoa. E essa restrição também pode complicar o processo de aluguel de carros. Por isso, ir atrás da regularização é a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis. E a Serasa pode ajudar nisso.

O Serasa Limpa Nome disponibiliza ofertas de negociação de dívidas com condições especiais. Na plataforma é possível consultar as dívidas e obter até 90% de desconto para quitar os débitos. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas 3 minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.

Siga o passo a passo:

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em “Negociar”.
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas.
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.29 de 5

Artigos relacionados