Vale a pena comprar carros com dívidas de financiamento para assumir?
Será que adquirir carros com dívidas de financiamento para assumir pode ser uma boa ideia? Entenda os principais cuidados que você deve ter.
Publicado em: 30 de agosto de 2022.
Você já deve ter ouvido falar que é possível comprar carros com dívidas de financiamento para assumir. Se você quer entender como funciona esse tipo de operação e descobrir se pode ser vantajoso para você, continue a leitura. Neste conteúdo vamos explicar tudo a respeito, além de evidenciar o que você deve considerar antes de fechar um negócio do tipo. Vamos lá?
Carros com dívidas de financiamento para assumir: como funciona?
As vendas de veículos novos no Brasil tiveram queda de 14,53% no primeiro semestre de 2022, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Ainda assim, 917.942 novos carros, comerciais leves, caminhões e ônibus foram emplacados no acumulado do ano. Não é pouco, considerando que a atual situação da economia do Brasil.
Para se chegar a esse resultado no setor automotivo, até mesmo o Imposto de Produtos Industrializados (IPI) teve redução de até 25% em vários produtos, conforme o Decreto nº 10.979, de março de 2022. No caso dos automóveis 0 km, o bônus para o setor foi de 18,5%.
Apesar da desaceleração do segmento, com o incentivo fiscal muita gente ainda pretende comprar um carro em breve. De acordo com levantamento realizado em julho de 2022 pela companhia de comércio eletrônico OLX, mais de 70% dos consumidores têm intenção de adquirir um carro nos próximos 12 meses.
As possibilidades de compra são muitas: carro 0 km à vista ou financiado, carro seminovo, carro de leilão e até mesmo carros com dívidas de financiamento para assumir.
Talvez você esteja se perguntando como funciona isso, de pessoas passando carros com dívidas para terceiros. Basicamente, a transação ocorre da seguinte forma: imagine que uma pessoa A tenha adquirido um carro de R$ 50 mil, pagando uma entrada de 10 mil e financiando o restante em 36 parcelas de R$ 1.112 (aqui não consideramos os juros, mas eles existem e costumam ser altos).
Então, um dia essa pessoa A se dá conta de que não consegue mais pagar as parcelas e que precisa vender o veículo urgentemente. Faz um anúncio na internet, em plataformas online, desta forma: “OLX carros com dívidas de financiamento para assumir”. Então, quando uma pessoa B se interessa pela compra, o combinado é que ela pague uma entrada (que normalmente se refere a tudo o que o primeiro dono já pagou), assumindo a dívida restante nos mesmos moldes do contrato original.
Claro, a operação só ocorre se essa pessoa B tiver crédito para isso. Ou seja, os dados dessa pessoa serão analisados e somente após esse estudo é que a venda poderá ser concluída ou não. Mais adiante, vamos detalhar melhor o passo a passo da venda de carros com dívidas de financiamento para assumir.
Leia também | Simular financiamento: veja como ter o seu automóvel!
Por que algumas pessoas precisam passar dívida de carros?
Cenário econômico desfavorável, demissão, imprevisto, ausência de reserva de emergência, custos de manutenção do próprio veículo, falta de planejamento financeiro, arrependimento, qualquer desequilíbrio nas contas do dia a dia. Todos estes são motivos que levam as pessoas a vender seus carros até mesmo fazendo anúncios na linha “passo dívida de veículo, só assumir”.
Quando a conta deixa de fechar por qualquer motivo, uma parcela alta de financiamento de automóvel começa a não caber mais na realidade das pessoas. Quem insiste em mantê-la corre o risco de se endividar ao deixar de pagar outras contas para arcar com o financiamento do automóvel. Nesse momento, pode ter início a temerosa bola de neve.
Afinal, essa pessoa pode ficar com a parcela do carro em dia, mas com a fatura do cartão de crédito atrasada, por exemplo. A situação só piora até chegar ao ponto de não ser mais possível pagar a parcela do financiamento também. Essa pessoa provavelmente ficará com o nome sujo, superendividada e sem o carro (porque a instituição que financia a compra do veículo tem direito de tomar a posse em caso de não pagamento das parcelas).
Por essas razões é muito mais aconselhável para quem tem um carro financiado procurar alguém que esteja interessado em assumir esse tipo de dívida, caso esteja com dificuldade de pagar a conta. Pelo menos o dinheiro investido retorna e com ele pode ser viável quitar dívida e recuperar o crédito futuramente.
Leia também | Como conseguir uma planilha de controle financeiro pessoal grátis?
Cuidados ao comprar carros com dívidas para assumir
Voltando ao nosso exemplo, se você é a “pessoa B”, aquela que quer comprar um veículo nessas condições, confira alguns cuidados necessários ao fazer essa compra.
Não faça contratos informais, assumindo a dívida do vendedor sem fazer a transferência do contrato oficialmente para seu nome.
Verifique se o carro possui dívidas em aberto, como IPVA, DPVAT, licenciamento, multas de trânsito, para não herdar, além do financiamento, outras dívidas do vendedor.
Não antecipe pagamentos, como a entrada, antes de saber se você realmente poderá assumir o financiamento, isto é, se a instituição financeira aprovará você na análise de crédito.
Comprar carros financiados para assumir dívida: passo a passo
Confira como funciona o processo de compra de carros com dívida de financiamento:
- 1. O comprador do veículo precisará levar até a financiadora o comprovante de renda, o comprovante de residência e algum documento de identificação oficial.
- 2. Juntamente do vendedor, o comprador solicitará a transferência da dívida.
- 3. A partir disso, a credora fará uma análise de risco do possível comprador. Se você é o comprador, pode consultar seu Serasa Score. Se estiver com dívidas ou restrições no CPF, saiba que antes de comprar o veículo o indicado é quitar seus débitos. No Serasa Limpa Nome é possível negociar suas dívidas e obter até 90% de desconto!
- 4. Assim que a transferência for efetuada, um contrato que especifique o prazo de transferência do veículo deve ser elaborado. Este deve especificar as responsabilidades de ambos os lados da compra e venda.
- 5. É preciso também reconhecer em cartório o contrato, para que ele tenha validade.
- 6. Por fim, é necessário confirmar a transferência da dívida diretamente na credora.
Agora que você sabe tudo sobre carros já financiados para assumir dívida, aproveite para descobrir como ser um consumidor consciente no seu dia a dia. Continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Serasa. Até a próxima!