Entrar

Score para financiamento de veículos: qual a melhor pontuação?

Descubra como usar seu score de crédito para conseguir financiar seu carro, moto e outros veículos.

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 07 de dezembro de 2021.

Todo mundo sabe que ter um carro deixou de ser luxo e passou a ser uma necessidade, especialmente em cidades onde o transporte público não atende a demanda de toda a população. Mas, para quem está pensando em comprar um automóvel, será que é preciso ter uma pontuação mínima de score para financiamento de veículos?

Se você está em busca desse tipo de empréstimo e precisa saber mais sobre o assunto, continue por aqui e boa leitura.

Score e financiamento de veículos: qual é a relação?

A resposta para esta dúvida é muito simples. O Serasa Score tem relação com praticamente tudo que envolve finanças, afinal, é a forma que as instituições financeiras usam para entender se o cliente que deseja fazer um empréstimo ou financiamento tem ou não condições de honrar com esse compromisso.

Por isso, o score é um fator da avaliação de crédito que essas empresas usam para determinar se aprovam ou não o crédito, além do juro a ser cobrado e do valor liberado.

Leia também | Posso financiar carro com o nome negativado?

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma ferramenta importante no processo de concessão de crédito e realização de negócios. Como já dito, ela é muito utilizada por bancos e instituições financeiras na hora de conceder empréstimo aos seus clientes.

O Serasa Score passou por atualizações recentes e agora é o Serasa Score 2.0. O novo método de cálculo passou a representar melhor a realidade do mercado de crédito no país.

As análises passam a ser mais justas e transparentes para quem oferece crédito e para quem precisa dele. E, agora, ainda é possível monitorar o histórico de dívidas da Serasa e dados do SPC Brasil num só lugar.

Na prática, o Serasa Score 2.0 varia de 0 a 1000 e indica para o mercado quais as chances de você pagar suas contas em dia. Quanto mais próxima a sua pontuação estiver de 1000, melhor é a sua reputação como pagador no mercado.

Como funciona o cálculo de score para financiamento de veículos

No novo modelo do Score Serasa 2.0, a principal alteração é que as informações do Cadastro Positivo têm mais peso, e agora representam 62% da pontuação score. Na versão anterior, representava apenas 26%. Isso quer dizer que os consumidores que pagam suas contas em dia têm mais chance de conseguir uma pontuação mais alta.

Já as dívidas em aberto e regularizadas nos últimos cinco anos agora respondem por 19% da pontuação de crédito. Antes, o percentual era de 57%. Isso quer dizer que os consumidores negativados que negociam suas dívidas e pagam os acordos em dia podem conseguir aumentar seu score mais rapidamente.

Ou seja, neste novo formato, o Serasa Score tende a ser mais justo e benéfico para o cidadão que pagar suas contas em dia. E a lógica é a seguinte: score alto significa bons hábitos de pagamentos. Score baixo representa o contrário, ou seja, maior probabilidade de não honrar os compromissos financeiros.

Neste vídeo do Serasa Ensina, você pode entender melhor como ficaram essas atualizações e suas vantagens para o consumidor:

https://www.youtube.com/watch?v=ASHdtRpQP0w

Qual score é bom para financiamento de veículos?

Apesar de não haver uma regra aqui, a resposta para esta pergunta é que, a partir de 700 pontos de score, você já pode considerar uma facilidade maior na hora de conseguir financiar um carro ou outro veículo.

Porém, é importante frisar que as empresas podem ter formas diferentes de fazer a sua própria análise de risco de crédito. Então, apesar de o score ser um fator relevante, ele pode não ser um fator decisivo.

Porém, é fato que quanto maior o score, mais chances de ter um financiamento de veículo aprovado.

Dicas para aumentar score para financiamento de veículos

Vale lembrar que não existe fórmula mágica para te ajudar a aumentar o score rapidamente. O que vai te garantir uma boa pontuação são bons hábitos financeiros. Portanto, não confie em anúncios e empresas que prometem aumentar o seu score. Isso não existe!

Aumento o score é algo que acontece de forma orgânica e natural conforme você vai adotando bons hábitos financeiros, como pagar as contas em dia, e evitando outros prejudiciais, como tomar muitos empréstimos de uma só vez e deixar de pagar contas.

Mas também não é impossível conseguir ter um bom score. E prezando pela transparência que a Serasa tem com os consumidores, vamos te passar algumas dicas para aumentar sua pontuação de crédito e melhorar seu relacionamento com a instituição financeira com a qual você está tentando fazer um financiamento. Vamos lá?

Limpe seu nome no mercado

Sempre que seu nome fica “sujo”, seu score tende a cair muito. Ou seja, se você não pagou uma conta e o credor negativou seu CPF, seu score sofre uma queda por causa disso, o que indica para todo o mercado que você é um “mau pagador”.

Porém, ao limpar o seu nome, seu score volta a subir e você começa a conquistar uma boa pontuação, o que melhora a sua reputação diante das instituições financeiras. Aproveite iniciativas como o Serasa Limpa Nome, a plataforma de negociação de dívidas da Serasa, para regularizar sua situação financeira e fechar acordos com descontos e condições especiais.

Coloque as contas em débito automático

Para não esquecer de pagar alguma conta – você já viu o quanto isso é ruim para seu score –, nossa dica é ativar seu débito automático.

Você pode fazer isso direto pelo site ou app do seu banco, mas lembre-se de sempre manter sua conta corrente com saldo suficiente para as contas que serão debitadas.

Mantenha o seu Cadastro Positivo ativo

O Cadastro Positivo pode ajudar a aumentar sua pontuação de crédito. Isso porque o Serasa Score considera os dados positivos daquele consumidor que possui o Cadastro Positivo ativo.

Ele reúne todo o histórico financeiro e considera todas as contas que você paga em dia:

Além disso, o Cadastro Positivo permite que as empresas que concedem crédito façam uma avaliação individual e mais precisa do seu histórico de crédito.

Acompanhe o seu Serasa Score com frequência

O ato em si não aumenta o score. Porém, quando você passa a se preocupar com o Score e acompanhá-lo com frequência, você consegue identificar qualquer alteração e correr para resolver os casos de queda. Para fazer a consulta do CPF, basta seguir o passo a passo a seguir:

  • Acesse o site da Serasa ou baixe o aplicativo no Google Play ou na App Store;

  • Clique na opção “Consultar CPF grátis”;

  • Digite seu CPF e senha – caso ainda não tenha, é só criar na hora mesmo. É rapidinho;

  • Pronto! Ao fazer login, sua pontuação atual aparecerá na tela. Logo abaixo, é possível consultar também o histórico para acompanhar a evolução do seu Serasa Score.

E então, entendeu a importância de se ter um bom score para financiamento de carro? Aproveite e siga o passo a passo detalhado acima para ver seu score e cuidar muito bem dele. Afinal, ter uma boa pontuação de crédito é ter portas abertas para conseguir seu financiamento e tirar os planos do papel.