Score para financiamento de veículos: qual a pontuação adequada?

Confira como usar a pontuação de crédito para conseguir financiar carro, moto e outros veículos.

Homem fazendo o seu financiamento de veículo em uma concessionária

Autora: Mariana Furlan

Atualizado em: 10 de abril de 2023.

Ter um carro é necessidade para muitas pessoas, especialmente em cidades em que o transporte público não atende à demanda de toda a população. Para quem está pensando em comprar um automóvel, será que é preciso ter uma pontuação mínima de Score para financiamento de veículo? 

Se você está em busca desse tipo de crédito e precisa saber mais sobre o assunto, continue por aqui! 

Leia também | Pesquisa mostra a relação do brasileiro com o automóvel 

O que é pontuação de crédito?

Pontuação de crédito, ou Score, é uma ferramenta importante no processo de concessão de crédito e realização de negócios. É muito utilizada por bancos e instituições financeiras na hora de conceder empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito. 

A pontuação de crédito da Serasa é o Serasa Score, utilizado por mais da metade das empresas financeiras do país. Com as atualizações no modelo de cálculo do Serasa Score, as análises passam a ser mais justas e transparentes para quem oferece crédito e para quem precisa dele.  

O Serasa Score varia de 0 a 1000 e indica ao mercado as chances de pagamento em dia das contas dos consumidores brasileiros, considerando os próximos 6 meses. Quanto mais próxima a pontuação estiver de 1000, melhor é a reputação no mercado. 

Score e financiamento de veículos: qual é a relação?

O Serasa Score tem relação com praticamente tudo que envolve compras e financiamentos. Afinal, é a forma que boa parte das instituições financeiras adota para entender se a pessoa que deseja fazer um empréstimo tem baixa ou alta probabilidade de pagar o compromisso em dia. 

Por isso, a pontuação de crédito é um dos fatores de avaliação mais importantes para determinar a aprovação ou não do financiamento. Os juros cobrados e o valor total liberado também podem se basear na pontuação de crédito. 

Leia também | Posso financiar carro com o nome negativado? 

Como funciona o cálculo do Score para financiamento de veículos

Seja para um financiamento de veículo, para uma solicitação de empréstimo ou para um longo parcelamento, o cálculo do Score é sempre o mesmo. Cada CPF tem uma única pontuação que é gerada automaticamente por inteligência artificial e pode variar conforme os hábitos financeiros do consumidor mudam.  

Entre os fatores que influenciam o Score final, o Cadastro Positivo é o principal: tem mais da metade do peso da pontuação. Isso quer dizer que os consumidores que pagam as contas em dia têm mais chance de conseguir uma pontuação mais alta. Por outro lado, consumidores com dívidas negativadas tendem a ter a pontuação prejudicada por conta disso. 

A lógica é a seguinte: Score alto significa alta probabilidade de pagar as contas em dia, o que aumenta a confiança do mercado e facilita o acesso ao crédito. Por outro lado, Score baixo representa uma probabilidade maior de não honrar os compromissos financeiros. 

Assista | Tudo sobre a atualização do Score 2.0

Qual Score é bom para financiamento de veículos?

Não é uma regra rígida, mas podemos dizer que a partir de 700 pontos de Score haverá maior facilidade de conseguir financiar um carro. Isso porque o Score acima de 700 é considerado excelente.  

Entretanto, é importante frisar que as empresas podem ter parâmetros diferentes ao fazer a análise de risco de crédito. Não é possível afirmar quanto é preciso ter de Score para financiar um veículo, porque a concessão de crédito é sempre uma decisão das empresas.  

Então, apesar de a pontuação ser relevante, ela pode não ser um fator decisivo. Uma pessoa com Serasa Score baixo pode ter o crédito aprovado e outra pessoa com Score alto pode ter o crédito negado. 

Leia também | Como aprovar um financiamento de veículo com Score baixo? 

Quanto de Score precisa para financiar uma moto?

Como citamos anteriormente, a avaliação do Score ideal para que um financiamento seja aprovado é feita exclusivamente pela empresa que concede o crédito. A própria financiadora pode mudar os critérios mínimos de aprovação conforme a fase pela qual está passando. 

Em teoria, financiar uma moto seria mais fácil que um carro, pois o valor normalmente é mais baixo e o comprometimento financeiro é menor. Porém, isso não significa que as financiadoras apliquem essa lógica como regra. 

O ideal é manter o Score o mais alto possível – acima de 500 pontos ele já é considerado bom. O fato é que, quanto mais alto o Score, maiores serão as chances de ter um financiamento aprovado, seja de moto, seja de carro. 

Dicas para aumentar o Serasa Score

Não existe fórmula mágica para o Score aumentar rapidamente. O que pode garantir uma boa pontuação são bons hábitos financeiros. Portanto, não confie em anúncios e empresas que prometem aumentar seu Score mediante pagamento. Isso não existe! 

O aumento do Score é algo que acontece conforme a adoção de comportamentos positivos, como pagar as contas em dia, e evitando outros prejudiciais, como tomar muitos empréstimos de uma só vez e atrasar pagamentos. 

Confira a seguir dicas para aumentar sua pontuação de crédito e melhorar seu relacionamento com a instituição financeira com a qual deseja fazer um financiamento. 

 

Quite suas dívidas (caso tenha) 

Sempre que o nome fica negativado, o Serasa Score tende a cair. Ou seja, se você não pagou uma conta e o credor negativou seu CPF, é provável que a pontuação seja prejudicada. 

Porém, ao quitar essas dívidas, o Score com o tempo tende a subir, o que melhora sua reputação diante das instituições financeiras. Aproveite iniciativas como o Serasa Limpa Nome, a plataforma de negociação de dívidas da Serasa, para fechar acordos com descontos e condições especiais. 

 

Coloque as contas em débito automático 

Para não se esquecer de pagar alguma conta (você já viu o quanto isso é ruim para o Score), a dica é ativar o débito automático. 

Você pode fazer isso direto pelo site ou app do banco, mas lembre-se de sempre manter a conta corrente com saldo suficiente para as contas que serão debitadas. 

 

Mantenha um bom histórico no Cadastro Positivo  

O Cadastro Positivo pode ajudar a aumentar sua pontuação de crédito. Isso porque o Serasa Score considera os dados positivos em seu cálculo, e não apenas os negativos. 

O Cadastro Positivo reúne o histórico financeiro e considera contas de crédito e de consumo, como: 

  • • financiamentos; 
  • • faturas de cartão de crédito; 
  • • empréstimoscom bancos e com o comércio; 
  • • demais contas que você paga todos os meses, caso estejam elegíveis. 

Além disso, o Cadastro Positivo permite que as empresas que concedem crédito façam uma avaliação individual e mais precisa do seu histórico de crédito. 

 

Acompanhe seu Serasa Score com frequência 

A consulta ao próprio CPF não aumenta nem diminui o Score. Além disso, quando você passa a se preocupar com a pontuação e a acompanha com frequência, consegue identificar qualquer alteração e sabe o que fazer para melhorá-la. Para fazer a consulta do CPF, basta seguir este passo a passo: 

  • • Acesse o site da Serasa ou baixe o aplicativo no Google Play ou na App Store
  • • Clique na opção “Consultar CPF grátis”. 
  • • Digite seu CPF e senha – caso ainda não tenha, é só criar na hora mesmo. É rapidinho. 
  • • Pronto! Ao fazer login, sua pontuação atual aparecerá na tela. Logo abaixo, é possível consultar também o histórico para acompanhar a evolução do seu Serasa Score. 

 

Leia também | Veja como consultar débitos de veículos sem sair de casa