Entrar

Como aprovar financiamento de veículo com score baixo?

Descubra como conseguir ter seu carro novo mesmo com uma baixa pontuação no Serasa Score.

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 07 de dezembro de 2021.

O financiamento é o caminho escolhido por muitos brasileiros para comprar bens de valor alto, como automóveis. Porém, algumas imposições do mercado podem dificultar a aprovação do crédito ao consumidor, como ter o nome sujo ou uma pontuação de crédito baixa. Aí vem a dúvida: afinal, como aprovar financiamento de veículo com score baixo?

Antes de mais nada, é preciso saber que o score de crédito é considerado baixo quando não passa de 500. Portanto, é importante que você pague suas contas em dia e evite atrasos, pois, quando isso acontece, sua pontuação tende a cair cada vez mais.

Neste conteúdo, vamos explicar tudo sobre essa pontuação de crédito, como você pode consultar a sua e de que maneira ela pode impactar o seu financiamento.

Critérios da análise de crédito do financiamento de veículos

A análise de crédito é um processo feito pelos bancos e instituições financeiras para verificar se o cliente tem condições e o hábito de cumprir com seus compromissos financeiros. Para isso, todo o histórico é investigado para avaliar os chamados riscos de ceder crédito.

Mesmo com o crédito sendo aprovado, a análise pode impactar também o valor liberado, a taxa de juros e a quantidade de parcelas. Quanto melhor for o histórico do cliente, melhores serão as condições de pagamento oferecidas. É possível até financiar sem entrada se for um bom pagador.

A seguir, você entende um pouco mais sobre os critérios analisados, o que são e como aumentar suas chances de conseguir crédito.

Serasa Score

Trata-se de uma ferramenta importante no processo de concessão de crédito e realização de negócios. O Serasa Score indica uma confiança maior para quem tem pontuação mais alta, ou seja, bons hábitos de pagamentos. Então, quanto maior seu score, maior sua chance de conseguir crédito e em melhores condições.

O cálculo da ferramenta apresenta um resultado que vai de 0 a 1000. Através desse resultado, é possível conhecer o comportamento e perfil de um determinado grupo de pessoas. Assim, as instituições entendem qual é a chance de esse grupo pagar as contas no prazo.

A partir do cálculo, você passa a ter sua pontuação, que pode estar em uma destas faixas:

  • 0-300: score baixo

  • 301-500: score regular

  • 501-700: score bom

  • 701-1000: score excelente

Histórico financeiro

Seu histórico financeiro fica armazenado no Cadastro Positivo, que é como um “dossiê” do seu comportamento de crédito. O modo como você lida com suas finanças impacta diretamente este histórico.

Sendo assim, o histórico funciona como um currículo, onde consta todo o seu comportamento financeiro. Se pagou uma dívida atrasada, se há pendências em seu nome etc.

Por isso, não importa se você está com o nome sujo no momento. O histórico financeiro vai impactar se você algum dia já esteve ou não nessa situação.

Como aprovar financiamento de veículo com score baixo

Mas a pergunta que não quer calar é: consigo aprovar um financiamento mesmo com meu score sendo baixo?

A resposta é sim, porém, o processo não é simples e você terá que se esforçar um pouco para comprovar que vai honrar esse compromisso caso o banco te conceda o crédito.

Se você se encontra nessa situação, a primeira dica é: não fique envergonhado nem se desespere. Essa é a situação de muitos brasileiros, principalmente devido ao momento de pandemia que o país enfrenta.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela Serasa sobre a vida financeira dos brasileiros e os impactos provocados pela pandemia, 38% dos consumidores tiveram sua renda reduzida no período. O mesmo levantamento revelou que 76% dos endividados não conseguiram cumprir com os pagamentos de suas dívidas no último ano.

Então, a solução para essas pessoas que estão com score baixo é tentar empréstimos com garantia, já que, assim, o banco consegue ter mais confiança de que irá receber o valor emprestado.

O empréstimo com garantia é uma modalidade de crédito em que é possível usar um imóvel, veículo e até mesmo o salário como garantia de quitação do débito.

E se você quiser conhecer mais sobre esta modalidade de empréstimo ou simular uma contratação, pode acessar o Serasa eCred, plataforma gratuita com ofertas de empréstimo onde é possível comparar taxas, serviços e benefícios. As simulações são ilimitadas e são feitas 100% online.

Leia também | Posso financiar carro com o nome negativado?

Como aumentar o score para financiar um carro?

Não existem regras para aumentar o score, mas algumas boas práticas são importantes para ter uma pontuação que te deixe com uma boa reputação em relação aos bancos e instituições financeiras emissoras de crédito.

Mantenha o seu Cadastro Positivo ativo

Como já dito, o Cadastro Positivo é um histórico do seu comportamento de crédito e reúne informações importantes, como o pagamento de suas contas, empréstimos, faturas de cartão de crédito etc. Ao manter o seu ativo, as empresas conseguem saber que você paga suas contas em dia – o que ajuda a aumentar a confiança em você.

Regularize suas contas atrasadas

A forma como você lida com as suas dívidas pode ter quase 20% de impacto na sua pontuação do Score Serasa. Este já é um excelente motivo para você ter o nome limpo e fazer sua pontuação aumentar.

E para evitar atrasos por esquecimento, colocar as contas no débito automático pode ajudar muito. Mas cuidado para manter sempre o dinheiro suficiente na conta e não ficar devendo no cheque especial.

Acompanhe o seu Serasa Score com frequência

O ato em si não representa um aumento do seu Serasa Score, claro. Porém, quando você cria o hábito de acompanhar este dado, você passa a entender sua vida financeira mais de perto.

Consultando regularmente, a Serasa te apresenta também os motivos que estão fazendo a sua pontuação aumentar ou diminuir. Assim, é possível identificar os hábitos que estão construindo sua pontuação.

Para fazer a consulta do seu CPF, basta seguir o passo a passo a seguir:

  • Acesse o site da Serasa ou baixe o aplicativo no Google Play ou na App Store;

  • Clique na opção “Consultar CPF grátis”.

  • Digite seu CPF e senha. Caso ainda não tenha, é só criar na hora mesmo.

  • Pronto! Ao fazer login, sua pontuação atual aparecerá na tela. Logo abaixo, você também poderá consultar o histórico para acompanhar a evolução do seu Serasa Score.

Pronto, agora você já pode acompanhar e cuidar do seu score em tempo real e na palma de sua mão!