Como aprovar financiamento de veículo com score baixo?

Descubra como conseguir ter seu carro novo mesmo com uma baixa pontuação no Serasa Score.

Homem aprovando seu financiamento mesmo com seu score em nível baixo

Foto Vanessa Conulista
Atualizado em: 17 de março de 2022.

O financiamento é o caminho escolhido por muitos brasileiros para comprar bens de valor alto, como automóveis. Porém, algumas imposições do mercado podem dificultar a aprovação do crédito ao consumidor. Neste artigo vamos sobre como aprovar financiamento de veículo com Score baixo.

Antes de mais nada, é preciso saber que a pontuação de crédito é considerada baixa quando não passa de 500. Portanto, é importante pagar as contas em dia e evitar atrasos, pois isso ajuda a aumentar o Score.

Como aprovar financiamento de veículo com Score baixo: critérios da análise de crédito

A análise de crédito é um processo feito pelos bancos e instituições financeiras para verificar o risco da operação. Para isso, todo o histórico é analisado.

Mesmo com o crédito aprovado, a análise pode impactar também o valor liberado, a taxa de juros e a quantidade de parcelas. Geralmente, quanto melhor for o histórico do consumidor, maiores as condições de pagamento oferecidas. É possível até financiar sem entrada dependendo da pontuação de crédito.

Confira mais sobre os critérios analisados, o que são, como aumentar as chances de conseguir crédito e até mesmo como aprovar financiamento de veículo com Score baixo.

Leia também | Pontuação de crédito: o que é e como consultar

Serasa Score

O Serasa Score é uma ferramenta muito importante no processo de concessão de crédito e realização de negócios. Indica uma confiança maior a quem tem pontuação mais alta, ou seja, a quem mantém bons hábitos de pagamentos. Então, quanto maior o Score, maior a probabilidade de conseguir crédito e em melhores condições.

O cálculo da ferramenta apresenta um resultado que vai de 0 a 1000. Assim, as instituições entendem qual é a chance de o consumidor pagar as contas no prazo.

A partir do cálculo, a pontuação aparece em uma destas faixas:

  • 0-300: Score baixo

  • 301-500: Score regular

  • 501-700: Score bom

  • 701-1000: Score excelente

Histórico financeiro

O histórico de pagamento de contas aparece no Cadastro Positivo, que mostra o comportamento de crédito e tem grande peso no cálculo do Score.

Ele é como um currículo que mostra se o consumidor pagou uma dívida atrasada, se há pendências em seu nome etc.

Leia também | Cadastro Positivo: o que é e como ele aumenta suas chances de conseguir crédito

Como aprovar financiamento de veículo com Score baixo?

A resposta é sim, porém o processo não é simples. Quando se tem Score baixo, a chance de aprovação do financiamento é menor. Mesmo aprovado, é possível que a instituição financeira peça documentos adicionais de comprovação de renda.

A primeira dica para quem está nessa situação é: não fique com vergonha nem se desespere. Milhões de pessoas passam por isso no país, principalmente depois do início da pandemia de covid-19.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela Serasa sobre os impactos provocados pela pandemia na vida financeira dos brasileiros, 38% dos consumidores tiveram a renda reduzida no período. O mesmo levantamento revelou que 76% dos endividados não conseguiram cumprir com os pagamentos de suas dívidas no último ano.

Então, a solução para quem está com o Score baixo é tentar empréstimos com garantia, já que assim o banco consegue ter mais confiança de que receberá o valor emprestado.

O empréstimo com garantia é uma modalidade de crédito em que é possível usar um imóvel, veículo e até mesmo o salário como garantia de quitação do débito.

Para saber mais sobre essa modalidade de empréstimo ou simular uma contratação, acesse o Serasa Crédito, plataforma gratuita de ofertas de empréstimo em que é possível comparar taxas, serviços e benefícios. As simulações são ilimitadas e feitas 100% online, gratuitamente.

Leia também | Posso financiar carro com o nome negativado?

Como aumentar o score para financiar um carro?

Existem boas práticas fundamentais para melhorar a pontuação de crédito. Confira!

1. Mantenha o Cadastro Positivo ativo

Como já dito, o Cadastro Positivo é um histórico de pagamento de crédito e consumo. Aparecem nele o registro de pagamento de contas, empréstimos, faturas de cartão de crédito, financiamento etc. Com o Cadastro Positivo, as empresas conseguem saber que você paga as contas em dia – o que ajuda a aumentar as chances de crédito.

2. Regularize contas atrasadas

A forma como você lida com as suas dívidas pode ter quase 20% de impacto na sua pontuação do Score Serasa. Este já é um excelente motivo para você ter o nome livre de negativações e fazer sua pontuação aumentar. 

E para evitar atrasos por esquecimento, colocar as contas no débito automático pode ajudar muito. Mas cuidado para manter sempre o dinheiro suficiente na conta e não ficar devendo no cheque especial. 

Leia também | Diagnóstico financeiro: o que é e como fazer o seu?

3. Acompanhe o seu Serasa Score com frequência

O ato em si não representa um aumento do Serasa Score, mas ao acompanhar com frequência a pontuação você passa a entender sua vida financeira mais de perto.

A Serasa apresenta também os motivos que estão fazendo a pontuação aumentar ou diminuir. Assim, é possível identificar os hábitos que estão sendo levados em conta na pontuação.

Para fazer a consulta do seu CPF, basta seguir o passo a passo a seguir:

  • Acesse o site da Serasa ou baixe o aplicativo no Google Play ou na App Store.

  • Clique na opção “Consultar CPF grátis”.

  • Digite seu CPF e senha. Caso ainda não tenha, é só criar na hora mesmo.

  • Pronto! Ao fazer login, a pontuação atual aparecerá na tela. Logo abaixo, É possível também consultar o histórico e acompanhar a evolução do Serasa Score.

Aproveite para baixar o Manual do Serasa Score. Nele, você vai encontrar mais dicas para conseguir uma pontuação mais alta e aprender, de forma detalhada, como a pontuação de crédito é calculada na Serasa. O download é gratuito.