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Pesquisa: a Relação do Brasileiro com o Automóvel

Pesquisa inédita feita pela Serasa mostrou que 63% dos lares brasileiros têm os custos com o automóvel entre os 3 maiores gastos anuais.

mulher feliz com o carro novo


Autor: Mariana Furlan

Publicado em 18 de janeiro de 2023

A Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, investigou a relação do brasileiro com o automóvel, especialmente no que diz respeito à administração de custos e ao uso do carro na rotina. Os gastos com o automóvel têm peso grande na vida financeira das famílias: é a segunda maior despesa anual no orçamento doméstico. 

Trata-se de um estudo inédito, que levantou dados importantes sobre essa dinâmica. A pesquisa mostrou, por exemplo, que mais da metade dos brasileiros comprou um carro nos últimos 3 anos e que 58% acreditam que ter um automóvel ainda vale a pena, apesar dos custos de manutenção. 

Uma live especial foi realizada em 19 de janeiro para apresentar os resultados completos da primeira edição do estudo. O evento com transmissão ao vivo teve a participação de jornalistas e influenciadores, e foi apresentado por Matheus Moura, diretor de marketing da Serasa, e Felipe Schepers, representando a Opinion Box.    

No encontro, houve um debate sobre a relação comportamental do brasileiro com o carro, as tendências do mercado automobilístico e a organização financeira necessária para manter um automóvel, entre outros temas trazidos pelo estudo. 

Realizada entre 12 e 18 de dezembro de 2022, a pesquisa ouviu 2067 consumidores entre 18 e mais de 50 anos, das classes sociais de A a E. Confira alguns fatos interessantes sobre a relação dos brasileiros com o automóvel e o quanto ele impacta na vida financeira. 

Carro próprio: lazer e autonomia

Do universo de entrevistados, 98% afirmaram que usam o carro pelo menos uma vez por semana, e mais da metade usa o automóvel diariamente. As principais funções dos automóveis são: passeios nos fins de semana (78%), compras e tarefas do dia a dia (77%), locomoção para o trabalho ou local de estudo (62%), locomoção dos filhos e/ou familiares (56%) e viagens de turismo (42%).   

Outro ponto constatado é que houve uma mudança na forma como as pessoas se relacionam com o descolamento individual depois da pandemia: 31% dos entrevistados declararam que o uso diminuiu ou diminuiu muito. Para esses consumidores, a redução do uso se deve principalmente ao aumento dos gastos com combustíveis (48%), mas também está relacionada às jornadas em home office (26%) e ao trabalho de forma híbrida (22%). 

Aquisição de carro próprio

Nos últimos 3 anos, 6 de cada 10 brasileiros adquiriram um automóvel. Essa compra não é espontânea: 9 em cada 10 fazem planejamento antes, tanto para pagamento à vista (39%) como para financiamento (38%). Além disso, 60% dos consumidores utilizaram um meio de parcelamento para comprar o automóvel e 86% deles se preocuparam/preocupam em não atrasar as parcelas. Outros 14% pagaram/pagam as parcelas com atraso.  

Esse planejamento do brasileiro também permite que a maioria opte pela compra de carros zero-quilômetro, em concessionárias (38%). Em segundo lugar, a preferência é por seminovos (31%). 

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Vale a pena ter um carro?

Dos consumidores entrevistados, 52% planejavam vender o carro nos próximos 12 meses, mas apenas 4 em cada 10 pretendiam trocar por outro. Os demais proprietários já tinham planos para o dinheiro da venda ou planejavam reduzir os custos constantes com o automóvel. 

Para 40% das pessoas, colocar na ponta do lápis todas as despesas geradas por um carro é algo complexo e 30% afirmam que os custos extras geram desânimo para mantê-lo. Gastos não planejados são quase uma regra: 90% dos brasileiros já sofreram com algum custo inesperado relacionado ao uso do automóvel, como troca de pneus (52%), consertos mecânicos (50%) e multas (38%). 

Apesar dos gastos, a maior parte dos brasileiros continua adepta do veículo próprio: 59% acreditam que automóvel é um patrimônio para a família e 58% dos entrevistados entendem que ter um carro ainda vale a pena hoje em dia. ​ 

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Gastos com IPVA e documentação

Nos lares brasileiros que têm um veículo, as despesas com automóvel são responsáveis pelo segundo maior gasto anual do orçamento familiar. Nessa conta entram compromissos como as parcelas do carro, gastos com manutenção e taxas anuais obrigatórias para deixar a documentação em dia. 

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é o tributo que precisa ser pago todo ano ao governo estadual e costuma gerar gastos consideráveis todo começo de ano. De acordo com a pesquisa feita em dezembro de 2022, 2 em cada 10 brasileiros não haviam se planejado ou não sabiam como iriam pagar o IPVA 2023. Os que tinham se organizado planejavam pagar o imposto em parcelas mensais (34%) ou já tinham economizado para quitar o débito à vista (30%). 

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Pague o IPVA com a Carteira Digital Serasa

Uma alternativa para pagar o imposto obrigatório é por meio da Carteira Digital Serasa, que tem uma parceria com a Zapay, serviço credenciado ao Detran dos estados. A plataforma é gratuita e disponibiliza a consulta e o pagamento dos débitos veiculares em um só lugar. 

Ao pagar o IPVA com cartão de crédito na Carteira Digital, é possível escolher quitar o imposto com o desconto de cota única e parcelar o valor em 12 vezes no cartão via Carteira Digital. O motorista fica em dia com o Detran, aproveita o desconto e alivia o bolso ao pagar em parcelas ao longo do ano. 

Veja como acessar a Carteira Digital Serasa:

  • Baixe o app da Serasa (iOS ou Android) ou acesse o site. 

  • Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

  • Faça o login. 

  • Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você. 

Assista | Como pagar débitos veiculares online?