Entrar

Quanto de score precisa para financiar um veículo? Entenda

Saiba quanto de score precisa para financiar um veículo e confira dicas para aumentar sua pontuação e as suas chances de ter crédito aprovado

Foto elaine ortiz
Publicado em: 02 de dezembro de 2021.

O financiamento é o caminho escolhido pela maior parte dos consumidores que desejam comprar um automóvel. Segundo a B3, em 2020, mais de 5,52 milhões de unidades foram vendidas dessa forma. Mas você já parou para pensar quanto de score precisa para financiar um veículo?

Para aprovar um financiamento ou qualquer outra modalidade de crédito, as instituições financeiras costumam avaliar, entre outros critérios, o perfil financeiro do solicitante. Nessa etapa, o score também é consultado.

Neste conteúdo, vamos explicar como essa pontuação influencia o financiamento de um automóvel e o que é considerado um bom score para fazer esse tipo de aquisição. Continue a leitura!

O que é um bom score para financiar veículo?

Para saber o que é um bom score para financiar veículo, é preciso, antes, entender o que é considerado uma boa pontuação de crédito para o mercado.

O Serasa Score 2.0 é uma pontuação calculada com base no comportamento financeiro de cada brasileiro. Ela varia de 0 a 1.000 e indica para o mercado quais são as chances de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos meses.

Na prática, quanto maior for o seu score, menores são as chances de você se tornar inadimplente. Isso aumenta as possibilidades de o consumidor conseguir um financiamento

e outras modalidades de crédito, como empréstimos e cartões de crédito, por exemplo. Mas, afinal, o que é um score “bom” para financiar um veículo?

Para saber se a sua pontuação é considerada boa para o mercado, confira as faixas de classificação do Serasa Score 2.0:

  • 0 a 300: baixo

  • 301 a 500: regular

  • 501 a 700: bom

  • 701 a 1000: muito bom

Com base nessas faixas de classificação, dá para afirmar que uma pontuação acima de 500 já é considerada um score bom para financiamento ou qualquer outra análise de crédito no mercado. Contudo, vale ressaltar que este não é o único critério levado em consideração pelas instituições financeiras.

Quanto de score precisa para financiar um veículo?

Não existe uma pontuação mínima necessária para financiar um veículo. No entanto, quanto maior for o seu score, melhor será a sua reputação no mercado de crédito. Assim, será mais fácil conseguir que seu financiamento seja aprovado e com condições mais vantajosas.

De modo geral, com um score mais alto e um perfil financeiro que apresenta menor risco de inadimplência, o consumidor pode conseguir algumas facilidades no financiamento, como juros mais baixos, prazos maiores para pagamento e valor mais alto para financiar.

O que as instituições financeiras avaliam para aprovar um financiamento de veículo?

Todos os bancos e instituições financeiras que oferecem financiamento realizam uma análise de crédito para entender os riscos de emprestar dinheiro a cada solicitante.

Os critérios avaliados variam de uma instituição para outra, mas normalmente elas verificam três questões: a situação financeira do cliente, sua renda mensal e o seu relacionamento com o mercado (histórico de pagamentos e movimentações financeiras).

As políticas internas dessas empresas também têm um peso importante na análise de risco de crédito. Enquanto algumas são mais flexíveis, outras são mais rígidas e preferem se expor menos aos riscos.

E o que isso quer dizer? Que mesmo que seu score apareça da mesma forma para todas as empresas, você ainda pode encontrar condições distintas em lugares diferentes — o que reforça a importância de comparar várias ofertas antes de fechar negócio.

Em resumo, como outras informações além do seu score são observadas durante a análise de crédito, ter uma boa pontuação é muito importante, mas esse não é o fator que definirá se você terá um financiamento aprovado ou não. Além disso, cabe ressaltar que a aprovação ou recusa de um pedido de crédito é sempre uma decisão da instituição financeira, e a Serasa nunca interfere nessa resposta.

Como aumentar o score para financiamento?

Como vimos, até dá para conseguir um financiamento com score baixo, mas ter uma boa pontuação aumenta as chances de ter seu crédito aprovado. Então, como conseguir um score maior?

Não existe uma receita ou método que faça sua pontuação de crédito aumentar rapidamente — e qualquer promessa que você encontrar nesse sentido é falsa. No entanto, alguns hábitos podem contribuir para que seu score cresça e, consequentemente, você aumente suas chances de conseguir ofertas de crédito mais saudáveis no mercado.

De modo geral, manter o Cadastro Positivo ativo, atualizar os seus dados na Serasa e regularizar dívidas atrasadas/negativadas são os comportamentos que mais favorecem a sua pontuação de crédito. Além disso, pagar as contas em dia e pedir crédito com cautela no mercado, de acordo com as suas reais condições de pagamento, também são atitudes que ajudam a manter um score mais alto.

Neste vídeo do Serasa Ensina, você pode conferir mais algumas orientações que preparamos para quem quer aumentar o score. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=ZWOhUilI7Pw

Você percebeu que, quando a pergunta é “quanto de score precisa para financiar um veículo?”, não existe uma resposta pronta, não é mesmo? No entanto, esperamos que tenha conseguido compreender a importância que a sua pontuação tem para as análises de crédito e como os bons hábitos financeiros podem te ajudar a encontrar ofertas muito melhores quando precisar.

Quer mais uma dica? Consulte seu score com frequência e avalie quais comportamentos estão impactando a sua pontuação negativamente. Assim, fica mais fácil corrigir esses hábitos, conquistar uma pontuação de crédito melhor e aumentar suas chances de ser aprovado.

Veja como é fácil:
  1. Acesse o site ou baixe o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play (para celulares Android) ou na App Store (para aparelhos iOS).

  2. Cadastre uma senha e faça o login.

  3. Prontinho! Seu score e o histórico da pontuação já vão aparecer na tela inicial.

No blog do Serasa Score, você encontra muito mais conteúdos sobre a pontuação de crédito da Serasa. Não deixe de conferir!