Entrar

Descubra como consultar score para financiamento grátis

Saiba como consultar score para financiamento grátis e entenda a importância de acompanhar a sua pontuação de crédito no dia a dia.

Foto elaine ortiz
Publicado em: 30 de novembro de 2021.

Seja para adquirir um imóvel, um automóvel ou qualquer outro bem de valor alto, a maior parte dos brasileiros escolhe parcelar a compra por meio de um financiamento. Depois da decisão, vem a dúvida: afinal, como consultar score para financiamento?

Sabendo que o score é uma das informações avaliadas pelas instituições financeiras para aprovar crédito, alguns consumidores já procuram saber antes como está a sua pontuação, na tentativa de avaliar quais são as suas chances de ter o financiamento liberado.

Neste conteúdo, vamos explicar como consultar sua pontuação de crédito de maneira segura, rápida e gratuita. Também vamos falar sobre a importância de ter um bom score para conseguir um financiamento e trazer algumas dicas que podem ajudar a aumentar sua pontuação.

Como consultar score para financiamento grátis?

Antes de pedir crédito no mercado ou em qualquer situação do dia a dia, consultar o seu score é uma forma de acompanhar como está a sua reputação no mercado, ou seja, como as instituições financeiras enxergam o seu perfil.

O melhor é que você pode fazer essa consulta de forma segura e gratuita na Serasa. Basta seguir estes passos:

  1. Acesse o site ou baixe o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play (para celulares Android) e na App Store (para aparelhos com sistema iOS).

  2. Cadastre uma senha e faça login.

  3. Pronto! Na tela inicial, você já poderá consultar a sua pontuação. Fácil, né?

Por que consultar score para financiamento?

Para responder essa pergunta, é importante explicar com mais clareza o que é o score.

O Serasa Score 2.0 — nome dado ao score na Serasa — é uma pontuação calculada com base no comportamento financeiro de cada brasileiro. Ela varia de 0 a 1.000 e indica para o mercado quais são as chances de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos meses.

Na prática, para o mercado, quanto maior for o seu score, menores são as chances de você se tornar um inadimplente. Aí, as possibilidades de você conseguir um empréstimo, cartão de crédito, financiamento ou crediário, por exemplo, também ficam maiores.

E já que o score é um reflexo da sua situação financeira para o mercado, nada melhor do que saber como anda a sua reputação antes de pedir crédito, não é mesmo? Assim, se o seu score estiver baixo, é possível tomar algumas atitudes para tentar aumentar essa pontuação — mas vamos falar disso mais adiante.

Por que as empresas consultam score para aprovar um financiamento?

O financiamento nada mais é do que um tipo de empréstimo oferecido pela instituição financeira para o cliente. O valor do bem, ou seja, o valor do empréstimo é dividido em parcelas sobre as quais incidem juros.

Antes de aprovar qualquer tipo de crédito, o mercado avalia o perfil financeiro do solicitante para calcular os riscos de emprestar dinheiro a ele. Como já vimos, o score é sempre calculado com base no comportamento financeiro do consumidor e dá ao mercado uma boa noção sobre como ele lida com as contas.

Com esse recurso, as instituições financeiras conhecem melhor o consumidor e entendem quais são as chances de obter prejuízo naquela operação. Com base nisso, elas decidem se aprovam ou não o crédito e quais serão as condições para a liberação do financiamento.

Um score ruim pode prejudicar meu financiamento?

Infelizmente sim, e nós vamos explicar o porquê.

Como já citamos, para oferecer crédito, as empresas sempre fazem uma análise de crédito. O objetivo dessa etapa é, basicamente, entender os riscos envolvidos na operação.

Neste vídeo do Serasa Ensina, você pode entender com mais detalhes como funciona uma análise de crédito:

https://www.youtube.com/watch?v=P0yP0M9st2s

Os critérios avaliados variam de uma instituição para outra, mas normalmente são analisados três pontos: o perfil financeiro do solicitante, a renda mensal e o seu relacionamento com a empresa credora e o mercado (histórico de pagamentos e movimentações financeiras).

Como o score reflete o perfil financeiro do consumidor, essa pontuação tem um peso muito importante na decisão das empresas.

Leia também | Entenda o que é risco de crédito e qual é a sua importância

Por isso, ter um score baixo pode impedir que seu financiamento seja aprovado ou fazer com que o crédito seja liberado com condições não tão vantajosas, como:

  • Juros mais altos

  • Menores prazos para pagamento

  • Valores mais baixos

Apesar disso, é importante reforçar que o score não é a única informação avaliada pelos bancos e financeiras. Portanto, a sua pontuação de crédito, de forma isolada, não é suficiente para que as empresas decidam se vão liberar ou não um financiamento para você.

As políticas internas dessas empresas, por exemplo, também têm uma grande influência nessa análise. Enquanto algumas são mais flexíveis, outras são mais rígidas e preferem se expor menos aos riscos. Quer um exemplo?

Vamos supor que você queira contratar um financiamento e fazer duas simulações, uma no banco A e outra no banco B. Os dois bancos pedem seus comprovantes de renda e alguns dados pessoais, mas, depois da análise de risco de crédito, os resultados são bem diferentes.

Enquanto o banco A aprovou um financiamento correspondente a 80% do valor do seu imóvel, o banco B liberou apenas 60%. Isso quer dizer que, provavelmente, o banco B adota políticas de crédito mais rígidas.

Em casos assim, mesmo que seu score apareça igual para todas as empresas, você ainda poderá encontrar condições distintas em lugares diferentes — o que reforça a importância de comparar diversas ofertas antes de fechar negócio.

Como aumentar meu score para fazer um financiamento?

Não existe uma receita ou método que faça sua pontuação de crédito aumentar rapidamente — e qualquer promessa que você encontrar nesse sentido é falsa.

No entanto, alguns hábitos podem contribuir para que seu score cresça e, consequentemente, você aumente suas chances de conseguir ofertas de crédito melhores no mercado.

De modo geral, manter o Cadastro Positivo ativo, atualizar os seus dados na Serasa, quitar dívidas atrasadas/negativadas e pagar as contas em dia são os comportamentos que mais favorecem a sua pontuação de crédito.

O Manual do Score Serasa é um material gratuito e tem tudo o que você precisa saber para aumentar a sua pontuação de crédito. Baixe o seu agora mesmo!

Agora que você já sabe como consultar score para financiamento e entende como a sua pontuação impacta as suas chances de conseguir crédito, baixe o aplicativo da Serasa e continue acompanhando a evolução do seu Serasa Score.