Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpe
Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpeData de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 28 de maio de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O golpe do Score é uma tentativa de extrair dinheiro de forma fraudulenta por meio de mensagens de WhatsApp, redes sociais online e outros canais de comunicação. Entenda como ele funciona, quais as formas legítimas de aumentar o Score e como evitar golpes como esse.
Leia também I Aumentar o Score grátis? Conheça o “Golpe do Contato Quente na Serasa”
Os criminosos por trás desse golpe enviam mensagens em massa para milhares de pessoas, argumentando que existe uma suposta linha de crédito disponível em um banco específico. Além disso, fornecem o nome fictício de um suposto funcionário encarregado de aprovar o crédito. No entanto, todas essas informações são completamente falsas.
Para dar continuidade ao golpe, os fraudadores dizem ser necessário aumentar o Score para liberar a linha de crédito. O Score é uma pontuação de crédito calculada pelos birôs de crédito com o propósito de ajudar as empresas a tomar decisões de crédito, como liberação de um empréstimo ou cartão. Essa pontuação é consultada por instituições financeiras e empresas antes de conceder crédito ao consumidor.
Na mensagem enviada pelos golpistas, é alegada uma parceria com uma empresa de contabilidade para auxiliar na melhoria do Score, e para isso fornecem um número de WhatsApp falso. A vítima acessa achando estar conversando com um atendente, porém fala com os criminosos.
Quando a vítima entra em contato, os fraudadores oferecem “serviços” para aumentar o Score. Normalmente, cobram pela melhoria do Score por meio de Pix ou boleto bancário. Se a vítima efetua o pagamento, caiu no golpe e o dinheiro não é mais recuperado.
Os criminosos emitem um documento supostamente comprovando o aumento do Score (o qual é evidentemente falso). Muitas vezes, a vítima ainda não percebe a enganação, retoma o contato com o suposto banco para enviar o documento de melhoria do Score. O banco fictício, por sua vez, afirma ser necessário melhorar ainda mais a pontuação.
A vítima entra novamente em contato com a suposta empresa de contabilidade para elevar o Score e, assim, pode ser extorquida mais uma vez.
Leia também I Serasa dá dica para o consumidor não cair no golpe do contato quente
Tentar melhorar o próprio Serasa Score é uma prática legítima e recomendável, pois uma boa pontuação pode facilitar a obtenção de empréstimos, financiamentos e outros serviços financeiros. No entanto, a única forma de aumentar o Score é manter boas práticas financeiras, como pagar contas em dia, evitar dívidas e manter um bom histórico de crédito. A Serasa não cobra para aumentar o Score, e essa é uma prática ilegal feita por falsas empresas para tirar dinheiro das vítimas.
Leia também I Manual Score da Serasa: Guia Oficial
Leia também I Como consultar o Serasa Score em três passos
Leia também I Aprenda a identificar sites e e-mails enganosos
O golpe do Serasa Score é um exemplo de fraude para enganar vítimas preocupadas com a pontuação de crédito. Estar bem-informado sobre os golpes mais comuns e saber como identificar tentativas de fraudes online é uma atitude preventiva importante. O cuidado com a circulação dos dados pessoais também é fundamental para aumentar a segurança nas operações online.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 6 de setembro de 20245 minutos de leitura