O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação para avaliar o histórico financeiro do consumidor. Quanto maior a pontuação, melhor a avaliação de crédito do consumidor. Entenda!

Atualizado em: 18 de abril de 2023

O score de crédito, ou pontuação de crédito, ajuda a avaliar o histórico financeiro recente de cada consumidor ou empresa. A pontuação é utilizada pelas instituições financeiras na análise de risco de conceder crédito a uma pessoa ou empresa. Trata-se, portanto, de uma ferramenta usada pelas empresas para medir a probabilidade de um CPF ou CNPJ cumprir suas obrigações financeiras. 

O cálculo desse indicador é feito com base em informações de bancos de dados de birôs de crédito, como a Serasa. Essas informações incluem o histórico de pagamento de dívidas, o número de consultas realizadas ao CPF ou CNPJ, entre outros fatores. A pontuação do score de crédito pode variar de acordo com a metodologia utilizada pela empresa que realiza a avaliação. 

O Serasa Score

A pontuação de crédito da Serasa varia de 0 a 1000 pontos. Quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência e, consequentemente, maior a probabilidade de obter crédito com melhores condições de pagamento. 

Além dessa pontuação, as instituições financeiras podem levar em conta outras informações para decidir se concedem crédito a uma pessoa ou empresa, como renda mensal, histórico de emprego e outras informações financeiras. 

Leia também I Serasa Score está disponível para consulta online gratuita. 

Quem tem o Serasa Score?

Toda pessoa física ou jurídica brasileira com dados na Serasa tem o Serasa Score associado ao CPF ou CNPJ. As informações usadas no cálculo da pontuação são obtidas de fontes públicas e privadas, como órgãos de proteção ao crédito, bancos, empresas de telefonia, empresas de cartão de crédito, financeiras, entre outras. 

Importante: as informações registradas no Serasa Score são sigilosas e só podem ser acessadas por instituições financeiras que precisam das informações para fins de avaliação de risco de crédito. Qualquer pessoa ou empresa, porém, pode acessar sua própria pontuação. 

Leia também I Para que serve o Serasa Score? Veja como ele pode proteger a sua empresa 

Critérios considerados no cálculo do Score

Os critérios desenvolvidos pela Serasa para calcular a pontuação do consumidor envolvem diferentes aspectos do comportamento e do histórico do indivíduo. Confira os critérios:  

  • Histórico de pagamentos (55%): esse é o fator mais importante para o cálculo do Serasa Score. O pagamento em dia das dívidas, registrado no Cadastro Positivo, aumenta a pontuação, enquanto atrasos e inadimplência a reduzem. 

  • Registro de dívidas e pendências (33%): o cálculo considera as dívidas negativadas do consumidor. Pendências como protestos, cheque sem fundo, falências no CPF e outras também prejudicam a pontuação.  

  • Consultas ao CPF para ofertas de crédito (6%): a quantidade de consultas de crédito ao CPF ou CNPJ do consumidor ou empresa em pouco tempo também tende a prejudicar o Serasa Score (em até 60 pontos). Muitas consultas em um curto período podem indicar que o consumidor ou empresa está buscando crédito em excesso e pode estar com dificuldades financeiras. 

  • Evolução financeira (6%): a idade e o tempo do cadastro do CPF ou CNPJ do consumidor ou empresa na base de dados da Serasa Experian também são considerados no cálculo do Serasa Score. Pessoas com um cadastro mais antigo tendem a ter pontuação mais alta. Manter o cadastro atualizado é importante para pontuar nesse critério.  

O que significa ter Score alto?

Quanto mais alto o Score, maiores as chances de obtenção de crédito no mercado. Isso porque as empresas financeiras avaliam a pontuação em termos de risco de crédito. O Serasa Score indica a probabilidade de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos 6 meses. 

O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros critérios, pontuações e políticas de crédito.  

Faixas de classificação do Serasa Score 

O Serasa Score é dividido em quatro faixas de classificação, que indicam o risco de inadimplência.  

  • Score muito baixo: de 0 a 300 pontos. Alto risco de inadimplência. 
  • Score baixo: de 301 a 500 pontos. Risco médio de inadimplência. 
  • Score bom: de 501 a 700 pontos. Baixo risco de inadimplência. 
  • Score excelente: de 701 a 1000 pontos. Muito baixo risco de inadimplência. 

Por que o Cadastro Positivo é bom para o Score?

O Cadastro Positivo considera informações de pagamento em dia, que representam mais de 50% de peso no cálculo do Serasa Score. Portanto, pagar pontualmente contas de crédito, como fatura do cartão e parcela do empréstimo, ajudam muito a aumentar a pontuação. 

Leia também I O que é saúde financeira e como melhorar a sua  

Como consultar o seu Score Serasa

Para consultar o Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • • Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site. 
  • • Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • • Faça o login.  
  • • Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.