Como descobrir o Score: acesse sua pontuação
Como descobrir o Score: acesse sua pontuaçãoData de publicação 29 de novembro de 202310 minutos de leitura
Publicado em: 28 de setembro de 2023
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Não declarar Imposto de Renda bloqueia CPF, mas nem todo mundo sabe o que isso significa na prática. E tem mais: essa não é a única consequência para o contribuinte que entrega a declaração do IR dentro do prazo.
Entenda o que isso significa e o que mais pode acontecer com quem não declara o Imposto de Renda.
Leia também | O que é o Imposto de Renda e para que serve?
Não declarar Imposto de Renda bloqueia CPF, e essa situação irregular pode trazer diversas consequências negativas. Quem planeja viajar, por exemplo, não vai conseguir fazer o passaporte, nem mesmo renová-lo após o vencimento. Aqueles que forem aprovados em concurso público não vão conseguir tomar posse e até quem ganhar prêmio em loteria não poderá ter acesso ao dinheiro.
São muitas as consequências de ter o CPF bloqueado. Em resumo, a pessoa fica impedida de:
Nos casos mais extremos, o CPF pode ser até cancelado por completo e o titular ser processado criminalmente por sonegação fiscal, conforme explica o contador e conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Adriano Marrocos.
Para saber se o CPF foi afetado em razão da falta de entrega do IR, basta fazer a consulta no site da Receita Federal e preencher os dados com o número do CPF e a data de nascimento.
Feito isso, o site informará o status do CPF. Nesse momento, podem aparecer seis opções:
Essa pendência de regularização acontece porque o CPF é emitido pela própria Receita Federal para que ela possa identificar quem são os contribuintes com obrigações financeiras e fiscais no país. Portanto, está diretamente ligada à declaração de impostos. Também por isso é tão difícil escapar das consequências dessa negligência.
Leia também | O que fazer quando o CPF está pendente de regularização
Sempre que o CPF indicar pendência de regularização, é porque o titular não entregou alguma declaração de Imposto de Renda na Receita Federal. Isso, no entanto, não leva a pessoa a ficar negativada, nem a ser incluída em órgãos de restrição ao crédito, como a Serasa. Afinal, tal pendência não tem a ver com dívidas.
É por esse motivo que o CPF pendente de regularização não interfere no Serasa Score.
Leia também | O que acontece se não declarar Imposto de Renda no prazo
Não declarar Imposto de Renda bloqueia CPF, mas também traz pelo menos outras quatro consequências.
Multa
Além de problemas com o CPF, não declarar o IR pode trazer prejuízos financeiros. Isso porque o contribuinte fica sujeito a uma multa de no mínimo R$165,74. Esse valor pode variar conforme a situação tributária da pessoa. Ela será de 1% ao mês sobre o imposto devido, mas pode chegar a 20% do valor do IR.
Para corrigir a situação, a declaração pode ser enviada a qualquer tempo após o encerramento do prazo, mas sempre sob a pena de multa por atraso.
Nome inscrito no Cadin
Atrasar a entrega da declaração do Imposto de Renda também pode levar o contribuinte a ter seu nome inserido no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), um banco de dados de pessoas inadimplentes e em débito com órgãos e entidades federais.
Malha fina
Quem atrasa ou não entrega o documento também pode cair na malha fina. A malha fina é o processo que a Receita Federal abre para analisar de perto as movimentações financeiras da pessoa.
Acusação de sonegação fiscal
A acusação pelo crime de sonegação fiscal pode ocorrer em caso de constatação de omissão ou erros intencionais no preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Essa é também a mais grave e extrema das penalidades aplicadas a quem não entrega o documento.
A acusação por crime de sonegação fiscal tem pena de prisão. A detenção pode ser de seis meses a dois anos, além de multa de duas a cinco vezes o valor do tributo devido.
Leia também | Declaração de imposto de renda MEI: entenda como funciona
Data de publicação 29 de novembro de 202310 minutos de leitura
Data de publicação 29 de novembro de 20233 minutos de leitura
Data de publicação 13 de outubro de 20233 minutos de leitura