Entrar

Regularizar CPF: descubra como resolver esse problema!

Entenda como regularizar CPF, descobrir o motivo da suspensão e todo o passo a passo para resolver esse problema

Foto Veridiana
Publicado em: 31 de março de 2022

Se você é um cidadão ativo na sociedade com certeza já sabe a importância de ter um Cadastro de Pessoa Física, mais conhecido como CPF. Por isso, caso tenha passado por algum aperto, é importante regularizar CPF para ter acesso a serviços e benefícios sociais, sejam públicos ou privados.

O CPF é um dado muito importante para os cidadãos, sejam eles adultos ou crianças, justamente porque é um documento de identificação. Agora, se você usa crédito ou precisou ter seu nome verificado por algum motivo ou mesmo já tentou fazer o cadastro em uma loja, por exemplo, e durante essa consulta teve o seu CPF com o status de suspenso?

É um momento desesperador, não é mesmo? Não sabemos ao certo o que podemos ter feito para tal restrição. Então, confira esse texto, entenda o que significa essa situação e como regularizar CPF.

Veja também: Como Consultar CPF Grátis | Serasa Ensina

Regularizar CPF: como fazer isso?

O primeiro passo é saber o que é o CPF. Se você tem dúvidas, confere o conteúdo que preparamos. Explicamos com detalhes para que serve esse documento!

Ter seu cadastro de pessoa física irregular pode acarretar inúmeras dificuldades, como ser impedido de tirar a CNH e passaporte, financiar imóveis, participar de concursos públicos, solicitar empréstimos e outros desafios que fazem diferença no seu cotidiano.

Antes de mais nada, entenda que CPF suspenso é diferente de CPF cancelado.

Sabendo a diferença entre os doisn, é possível já imaginar quais ações você poderia tomar em relação a regularizar CPF. Isso porque um CPF pode assumir diferentes status ao longo do tempo, de acordo com a situação cadastral, como:

REGULAR: está tudo ok com o seu nome e você não precisa se preocupar com nada.

PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: é provável que o portador do CPF deixou de entregar alguma Declaração de Imposto de Renda nos últimos cinco anos e tenha caído na malha fina do Governo.

SUSPENSA: o cadastro está incorreto ou incompleto por discrepâncias em relação ao cadastro.

CANCELADA: isso acontece no caso de multiplicidade na inscrição ou por decisão administrativa/judicial. Mas, também pode acontecer em casos de falecimento.

TITULAR FALECIDO: foi constatado o falecimento do portador do CPF.

NULA: foi identificada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

Com exceção do “regular”, caso o seu CPF apresente qualquer um desses status, não deixe de procurar a justificativa e fazer a regularização o mais breve possível.

Como verificar a situação do CPF?

Veja o passo a passo para realizar a consulta:

Ter o CPF suspenso significa que está irregular, ou seja, falta alguma informação no seu cadastro com a Receita Federal ou algum dado está incorreto. Em muitos casos, o motivo que leva o CPF ficar irregular está ligado com o Título de Eleitor. Isso acontece porque a Receita Federal alinha seus dados com as informações da Justiça Eleitoral.

Para entender como regularizar CPF é importante consultar a receita federal para entender a sua situação, o que pode ser feito pela internet, pelo site ou computador.

O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal no link acima;

Em seguida, preencha os campos com os dados solicitados;

Confira os dados preenchidos e marque a caixa de diálogo “Não sou um robô”;

Por fim, clique em consultar, para realizar a busca do seu CPF;

No relatório apresentado constará a situação cadastral do seu CPF, se está regular ou irregular.

AUXÍLIO EMERGENCIAL

A justiça determinou que a exigência do CPF regularizado para receber o auxílio emergencial permanece. Portanto, se seu documento está suspenso, é preciso regularizar o CPF para solicitar o auxílio. Você pode consultar a situação do seu CPF no site da Serasa. Para entender melhor sobre como pedir o auxílio, confira nossos conteúdos: Cadastro Único e

Como pedir auxílio emergencial de R$ 600.

É importante ficar atento às mudanças do governo em relação a esse ponto para saber se seu CPF está regular e fazer isso o quanto antes.

Fez a consulta e descobriu que o seu CPF está irregular? Então, confira como você pode mudar essa situação par retomar o controle da sua vida financeira.

Como regularizar o CPF?

Se você possui título de eleitor pode regularizar o CPF na página da Receita Federal na internet. Caso não possua o título de eleitor, precisará comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios para isso.

O passo a passo para isso é bem simples, bastando que acesse o site e em 5 minutos tudo estará feito:

1. Acesse o site de Regularização de CPF;

2. Preencha os dados pessoais e endereço conforme solicitado;

3. Envie o formulário para a Receita;

4. Por último, anote o código recebido

Agora que você já realizou a solicitação, pode acompanhar o processo é o status do seu pedido na página da receita. Para isso, não deixe de inserir os dados solicitados.

O prazo para atendimento após o pedido é de até 90 dias, se o contribuinte não comparecer a solicitação é cancelada.

Agora que você já sabe regularizar CPF, consulte no site da Receita Federal e confirme se está tudo certo.

Só mais uma dica, é muito importante acompanhar o seu nome no mercado, então aprenda a consultá-lo no site do Serasa Consumidor. Confira também o serviço de monitoramento 24h, o Serasa Antifraude, para saber cada passo que CPF pode dar.

CPF cancelado?

Até aqui, você entendeu que isso pode acontecer com você. Ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF), pode ser uma grande dor de cabeça para quem quer ter um cotidiano normal, até porque precisamos do nosso nome limpo e ok para tidas as transações relacionadas a crédito.

Por isso, não deixe de entender e procurar o motivo da suspensão para regularizar CPF e voltar a viver normalmente com todos os seus benefícios como cidadão. Afinal, ninguém merece sofrer esse tipo de incômodo por causa de um documento.

Se regularize e desfrute de diversos serviços e benefícios.

Agora que você já sabe como resolver os problemas com CPF cancelado, não deixe de compartilhar essa página com seus familiares e amigos. Eles também podem estar com o mesmo problema e precisando regularizar CPF.

Veja também: Planejamento Financeiro 2022 por Veridiana Lopes