Cartão bloqueado: por que acontece e o que fazer?

Cartão bloqueado: por que acontece e o que fazer? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e descubra também como desbloquear o crédito e não ter as compras negadas.

mulher com cartão na mão


Autor: Elaine Ortiz

Publicado em 27 de janeiro de 2023

Cartão bloqueado: por que acontece e o que fazer? Quem já fez essa pergunta provavelmente passou pela situação desagradável de ter uma compra negada na hora de pagar.  

Neste artigo vamos explicar tudo sobre bloqueio de cartão: quando acontece, por quais motivos, o que fazer se seu cartão foi bloqueado do nada, como saber se está com bloqueio ou não, se é possível finalizar compras com o cartão nessa situação, como desbloqueá-lo.  

Continue a leitura para entender tudo a respeito. 

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Cartão bloqueado: por que acontece e o que fazer?

Um cartão de crédito pode ser bloqueado por vários motivos, não somente por um. A seguir listamos os 6 principais e o que fazer para solucionar cada um deles. Confira!  

 

1. Cartão bloqueado por vencimento 

Todo cartão de crédito tem uma data de vencimento, validade ou expiração. Normalmente os cartões de crédito vencem de três a cinco anos após a emissão. 

Quando o cartão passa do vencimento, ele deixa de servir para uso em compras, por isso fica bloqueado pela operadora do cartão. Se a instituição financeira não enviar um novo cartão antes da data de expiração, é necessário entrar em contato e solicitar um cartão atualizado.  

2. Cartão bloqueado para uso 

Sempre que um cartão de crédito novo é enviado para a residência do usuário, chega bloqueado para uso. O motivo é um só: segurança.  

Dessa forma, antes de fazer qualquer compra, é necessário desbloquear o cartão seguindo as orientações da operadora. Caso contrário, nenhuma compra será autorizada.  

Geralmente é simples desbloquear um novo cartão de crédito, pelo aplicativo, por telefone ou no caixa eletrônico.  


3. Cartão bloqueado por senha errada 

Esta situação pode acontecer quando o próprio usuário do cartão erra ao digitar a senha. A operadora programa esse bloqueio de forma automática após três tentativas, também por motivos de segurança. Afinal, o cartão pode ter sido roubado, o usuário ter sido vítima de fraude ou o cartão estar sendo usado indevidamente.  

Quando isso acontece, na maior parte dos bancos é preciso que o titular do cartão vá à agência para solicitar o desbloqueio, garantindo que ele mesmo fez o uso equivocado da senha. 

Para evitar ter o cartão bloqueado por esse motivo, é importante ter atenção ao digitar a sequência numérica. Em caso de esquecimento ou confusão, evite tentar acertar a senha mais de duas vezes. 


4. Cartão bloqueado por “uso estranho” 

Imagine que um titular de cartão internacional more no Brasil e, sem cadastrar um aviso de viagem, o cartão de crédito comece a ser usado em outro país.  

Ou ainda outro consumidor que sempre faz compras de valor baixo, nos mesmos estabelecimentos comerciais, de repente comece a gastar altas quantias em lojas diferentes.  

Outra situação “estranha” ocorre quando várias compras são feitas em poucos minutos.  

A operadora do cartão de crédito pode notar esse uso suspeito e desconfiar que o cartão tenha sido clonado, roubado ou fraudado. Como medida de segurança, decide fazer o bloqueio do cartão.  

Esse bloqueio pode ser informado previamente ou ocorrer de forma imediata.  


5. Cartão bloqueado por falta de pagamento da fatura 

Quando um usuário de cartão deixa de pagar a fatura por algum motivo, o crédito costuma ser bloqueado. 

Somente após o pagamento da conta é que a administradora liberar o cartão para novas compras. Muitas vezes será necessário telefonar para a operadora e solicitar o desbloqueio. 


6. Cartão bloqueado por contestação da fatura  

Se um usuário de cartão de crédito não reconhecer uma compra efetuada no cartão, ele pode contestar a fatura.  

Nesse caso, quando o processo é aberto, a administradora poderá fazer uma investigação e, caso haja suspeita de fraude, bloquear o cartão para uso até que tudo seja resolvido. 

Para o cliente não ser lesado, um novo cartão é enviado para que as compras sejam feitas normalmente enquanto a instituição averigua o caso. 

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Como saber se meu cartão está bloqueado?

As instituições financeiras são obrigadas a informar o consumidor antes de bloquear o cartão de crédito por qualquer um dos motivos listados acima. 

No entanto, no próprio contrato de adesão ao cartão, assinado pelo usuário, geralmente já consta a informação especificando em quais casos a função crédito poderá ser bloqueada e o que fazer para desbloquear o cartão.  

O consumidor será avisado do bloqueio pela instituição ou quando tentar pagar com o cartão e receber a mensagem com o código “erro 57”, que significa que a administradora não liberou a transação por algum motivo.  

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É possível fazer compras com cartão de crédito bloqueado?

Não, quando um cartão de crédito está bloqueado fica impossível finalizar qualquer compra com ele. Mesmo para compras online, a liberação não ocorre caso o cartão esteja com qualquer tipo de bloqueio.  

A mensagem com o “erro 57” aparecerá na tela e a liberação da compra só será efetuada após o cliente regularizar a situação.

Como desbloquear um cartão?

Cada instituição financeira tem sua própria política de desbloqueio de cartão de crédito, mas geralmente ele é feito nos caixas eletrônicos, na central de atendimento da instituição ou por meio do aplicativo. Via de regra, o desbloqueio do cartão só pode ser feito pelo titular. 

Em algumas situações, pode ser necessário o envio de uma segunda via do cartão, principalmente no caso de perda, roubo ou cartão vencido. 

Alguns bancos podem levar até 5 dias úteis para liberar novamente um cartão bloqueado. Esse prazo pode aumentar caso, após o processamento da regularização que gerou o bloqueio, exista a necessidade de uma reanálise cadastral.  

Assim, se seu cartão foi bloqueado, o recomendado é entrar em contato diretamente com a operadora do seu cartão e se informar o que fazer para a liberação do crédito.  

O que fazer quando o seu cartão estiver bloqueado?

Descobrir que seu cartão está bloqueado na hora de fazer um pagamento é muito frustrante. Se isso acontecer, é importante tentar manter a calma e buscar descobrir o motivo do bloqueio. Lembre-se que o banco pode ter tomado essa medida para proteger seu bolso de possíveis fraudadores.  

Caso seu cartão seja bloqueado, primeiro:

  • Acesse o aplicativo da instituição financeira ou do cartão e verifique se existe alguma compra com aprovação pendente. 

  • Entre em contato por telefone com o SAC do cartão para descobrir o motivo do bloqueio. 

  • Caso constate que o bloqueio aconteceu por falta de pagamento, encontre formas de regularizar a situação. O banco é obrigado no mínimo a oferecer um parcelamento da fatura e voltar a liberar seu crédito conforme a quitação das parcelas. 

Como evitar ter o cartão bloqueado constantemente?

Se a mensagem de “cartão bloqueado” já faz parte do seu dia a dia, saiba que com algumas boas práticas é possível mudar essa realidade. Para tanto procure:

  • informar seu gerente caso precise fazer algum tipo de compra maior; 

  • negocie a dívida do cartão de crédito (existem linhas de empréstimo com juros mais baixos que podem ajudar nesse processo. Faça uma simulação com o Serasa Crédito); 

  • guarde suas senhas em um local de confiança e longe do cartão (o melhor é decorá-las); 

  • entre em contato com a instituição financeira que cuida do seu cartão imediatamente caso perceba qualquer tipo de comportamento não usual relacionado ao cartão de crédito.