Cartão Visa Infinite: saiba para quem é indicado
Cartão Visa Infinite: saiba para quem é indicadoData de publicação 12 de dezembro de 202412 minutos de leitura
Publicado em: 29 de agosto de 2022
Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Em março 2020 entramos em quarentena em muitas cidades do país. E com a pandemia do Coronavírus (COVID-19), ficou difícil manter o pagamento de todas as contas. Isso porque, muitas pessoas perderam o emprego ou os viram os negócios pararem. Nesse cenário, o crédito pessoal ganhou algumas ajudas como a pausa nas prestações e os empréstimos pessoais prorrogados.
Selecionamento as principais medidas dos bancos para ajudar os consumidores com suas dúvidas sobre, prazos de empréstimo pessoal e crédito pessoal.
Uma das mais rápidas mudanças do crédito pessoal é a diminuição dos juros do cheque especial e cartão de crédito. Essas são as duas formas de crédito mais usadas pelos brasileiros. Para saber qual é a taxa de juros desses serviços no seu caso, entre em contato com seu banco. Mas faça isso – claro – sem sair de casa. Use a central de atendimento ou confira no aplicativo da sua instituição. A Caixa, por exemplo, diminuiu para 2,9% ao mês a taxa do cheque especial e do cartão de crédito.
Se você precisa de crédito, faça uma simulação no Serasa Crédito. Temos opções para todos os tipos de Score.
SEGUE QUE É SUCESSO!
Auxílio emergencial e outros benefícios da quarentena
Cadastro Único: como saber se faço parte?
CPF Suspenso: quais os motivos e como resolver
Os grandes bancos ofereceram, pelo menos, 60 dias de carência para todos os contratos parcelados. Isso significa que os clientes podem adiar o pagamento das prestações de casa e de carro. Alguns bancos deram até 120 dias para essa carência. Ou seja, 4 meses para voltar a pagar as prestações. A medida também vale para outros financiamentos e tipos de dívida. Novamente, para saber se você tem direito, é preciso entrar em contato com seu banco.
Outra medida adotada pelos grandes bancos (Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander) foi a prorrogação dos empréstimos. Com isso, o vencimento das dívidas foi suspenso por 60 dias. Mas esse caso serve apenas aos consumidores que estavam com o pagamento em dia antes da pandemia. Serve tanto para pessoa física (consumidores) como micro e pequenas empresas.
A ANBC (Associação Nacional dos Birôs de Crédito) e FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) anunciaram mudanças no prazo da negativação. Antes da pandemia, o processo de negativação era feito em cerca de 10 dias. A medida para ajudar os consumidores foi ampliada para 45 dias a partir de 17 de abril. Essa solução é válida por 90 dias e pode ser prorrogada.
A quinta mudança no crédito pessoal durante a pandemia foi a suspensão da cobrança do IOF nas operações de crédito. O Imposto sobre Operações Financeiras foi suspenso por 90 dias (abril, maio e junho) em empréstimos, financiamentos e outros créditos. Na prática, esses serviços vão pesar menos no seu bolso. Antes, o IOF tinha alíquota de 3% ao ano nas operações de crédito. Segundo o governo, sem o IOF, a arrecadação vai cair em R$ 7 bilhões.
Nesse momento de pandemia e quarentena do Coronavírus (COVID-19), todos que puderem, devem ficar em casa. Por isso, os bancos ajustaram os limites de transações diárias pelo internet banking, aplicativo e telefone.
Além disso, os bancos incentivaram e facilitaram o uso dos canais digitais. A FEBRABAN sugere que o contato com os bancos aconteça preferencialmente de maneira digital e remota.
A Serasa alerta os consumidores que redobrem a atenção para não cair em golpes e fraudes. Antes de fazer qualquer pagamento, certifique-se de que é de uma fonte confiável. E, caso tenha dúvidas se o boleto é verdadeiro, entre em contato com a empresa que receberá o pagamento.
Durante essa quarentena, cuide do seu crédito pessoal e fique atento às mudanças anunciadas pelos bancos e pelo governo. O Serasa Ensina está aqui para te ajudar a descomplicar a sua vida financeira. Fique de olho no nosso canal no YouTube e no nosso podcast.
Data de publicação 12 de dezembro de 202412 minutos de leitura
Data de publicação 12 de dezembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 12 de dezembro de 20247 minutos de leitura