O que é refinanciamento do consignado para CLT
O que é refinanciamento do consignado para CLTData de publicação 1 de agosto de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 6 de agosto de 2025
Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
O programa Crédito do Trabalhador expandiu as possibilidades em torno do consignado privado, que tem suas parcelas descontadas diretamente na olha de pagamento do funcionário. Descubra como funciona esse desconto do consignado privado e quem é responsável por cada etapa. Saiba, ainda, a importância dessa forma de crédito para trabalhadores CLT e quais cuidados tomar antes de solicitá-lo.
O crédito consignado privado é descontado diretamente na folha de pagamento do trabalhador tem carteira assinada (CLT). Esse processo é feito da seguinte forma:
O trabalhador simula e contrata o consignado privado para CLT através do aplicativo da Carteira Digital de Trabalho, ou diretamente nas instituições bancárias que oferecem;
A partir do momento que o banco liberar o crédito e o trabalhador aceitar, é a empresa empregadora que precisará fazer os descontos em folha mensalmente;
Caso a empresa empregadora identifique que há valores a serem descontados por crédito consignado em folha de pagamento, então a empresa deverá lançar essas informações no sistema.
Ou seja, o trabalhador não precisa se preocupar em lembrar de pagar as parcelas do empréstimo, pois já será descontado diretamente do salário no dia do pagamento.
Com o novo Programa Crédito do Trabalhador, quem pode solicitar um empréstimo consignado privado são os seguintes grupos:
As duas modalidades do consignado incluem o empréstimo consignado privado, que pode ser acessado por trabalhadores que tenham carteira assinada por empresas do setor privado, e o empréstimo consignado público, que abrange os funcionários públicos, além de aposentados e pensionistas do INSS.
As principais diferenças entre as duas modalidades são:
Consignado público: é feito para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS.
Consignado privado: pode ser contratado por trabalhadores com carteira assinada.
Consignado público: geralmente, o consignado público tem taxas de juros mais baixas, já que as parcelas são descontadas da fonte e isso torna a operação com menor risco de inadimplência e com a chance de demissão ser menor do que no setor privado.
Consignado privado: os juros podem ser um pouco mais altos se comparados ao consignado público, mas, em geral, os juros costumam ser mais baixos que as outras modalidades de empréstimo pessoal.
Consignado público: em fevereiro deste ano, o prazo de pagamento dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS aumentou de 84 meses para 96 meses.
Consignado privado: o prazo máximo para pagamento do empréstimo varia, dependendo do empregador. É preciso realizar uma simulação do consignado para verificar o prazo máximo liberado para você.
No processo de escolha de um consignado privado e antes mesmo de fechar acordo com uma instituição bancária, é preciso levar em consideração alguns cuidados. Confira os principais:
Agora que você já sabe como o desconto do consignado privado é feito, aproveite a plataforma do Serasa Crédito para procurar outras opções de empréstimo personalizadas para o seu perfil financeiro.
● Pronto! Agora é só aguardar a resposta para finalizar a contratação.
E mais: ao simular ou contratar crédito, você ganha até R$ 250 em Vale Bonus para economizar em mais de 600 marcas parceiras!
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Simule quantas vezes quiser de graça e sem afetar o seu Serasa Score.
Data de publicação 1 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 17 de julho de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 25 de junho de 20254 minutos de leitura